Você já deve ter ouvido falar ou visto por aí um cachorro usando focinheira. E também já deve ter escutado um monte de bobagens sobre a utilização delas. Mas na verdade, a focinheira para cachorro pode ser muito útil e trazer vários benefícios ao animal, se for usada da forma adequada, claro.

Mesmo que o seu cachorro não seja do tipo agressivo, pode ser uma boa ideia usar uma focinheira, principalmente depois dele ter passado por algum procedimento médico ou cirúrgico.

Isso porque os cachorros costumam surtar quando estão com dor. A focinheira também é uma forma de alertar outras pessoas a não se aproximarem do animal, se você não gosta que elas venham passar a mão nele.

Talvez por isso a má reputação adquirida: ela passa a ideia de que o cachorro não é lá amistoso e para evitar ser agressivo, é preciso contê-lo. Mas não é sempre o caso.

A focinheira também é útil para tosar o animal, ou cortar suas unhas, se ele costuma ficar estressado nessas situações em que é manipulado, principalmente por estranhos.

Ela além servir para evitar que o cachorro morda estranhos, ele não permite que ele saia comendo lixo que encontra na rua. Muita gente utiliza para as visitas ao veterinário, ou mesmo em caminhadas diárias, até que o cachorro aprenda boas maneiras e saiba se comportar socialmente.

No entanto, lembre-se que a focinheira para cachorro não é capaz de mudar ou corrigir reações nem comportamentos. Elas devem ser de uso TEMPORÁRIO em certas ocasiões, enquanto você treina o cachorro a se sentir confortável fora de seu convívio.

Veja abaixo os 6 benefícios da focinheira para cachorro e como saber quando usá-la. Confira!

1. Focinheira para cachorro ariscos é uma boa opção

A focinheira para cachorro pode ser uma medida de segurança para os animais de temperamento mais arisco.

Se o cachorro tem medo de desconhecidos, barulhos, ou qualquer outro estímulo estranho, ele pode avançar, rosnar ou até tentar morder você ou outras pessoas que estiverem por perto.

Provavelmente, a focinheira para cachorro se torna útil nessas situações enquanto ele aprende que as pessoas não são suas inimigas.

Os cachorros machucados também são mais prováveis de morder, especialmente quando o tutor ou veterinário está cuidando dos ferimentos. Portanto, a focinheira é uma boa opção nessas horas, já que facilita o tratamento do cachorro.

Em geral, mesmo que o cachorro não seja agressivo, a focinheira se torna útil em certas circunstâncias, como após ter passado por uma cirurgia ou em áreas muito movimentadas.

2. Focinheira para cachorro serve como sinal de cautela

Toda vez que alguém vê um cachorro fofinho na rua, a pessoa fica tentada a tocar no animal. No entanto, alguns cachorros não gostam de serem tocados por estranhos, podem achar que é uma ameaça e reagir de forma agressiva.

Isso acontece muito com crianças, que podem não estar acostumadas a agir ao redor de cachorros ou não saber como abordá-los de uma forma correta e gentil.

Se o seu cachorro já tiver um histórico de agressividade ou já mordeu alguém em situações parecidas, a focinheira deve ser usada quando em público, pois vai funcionar como um sinal de que ele não é amistoso, e prefere manter a distância.

A maioria das pessoas que vê o cachorro de focinheira já assume que ele é perigoso. E mesmo que ele tenha um temperamento relativamente equilibrado, a focinheira para cachorro protege do risco dele surtar repentinamente.

3. Focinheira para cachorro é segurança extra em novas situações

Quando o seu cachorro é exposto a uma situação pela primeira vez, você não consegue prever exatamente como ele vai reagir.

Nessas ocasiões, utilizar a focinheira para cachorro pode ser uma boa ideia, principalmente se ele não for bem treinado ou se o ambiente em que ele se encontra é muito estimulante.

Mas apenas colocar a focinheira no cachorro em um novo ambiente não é suficiente para ajudá-los a se aclimatar. É importante acostumá-lo gradualmente ao local — o que significa oferecer petiscos pelo bom comportamento e dar um tempo quando preciso.

A focinheira não fará do cachorro pior ou melhor, mas vai poder proteger o público co cachorro.

4. A focinheira para cachorro pode ajudar na manutenção do animal

Alguns cachorros não ligam de serem manipulados enquanto são cuidados, porém outros podem se sentir ameaçados ou estressados, levando a um comportamento agressivo para se livrarem da situação e afastar a pessoa.

Dar banho, tosar ou cortar as unhas podem provocar reações agressivas no cachorro, especialmente se as tarefas forem realizadas por pessoas estranhas, com quem o cachorro não está acostumado ou nunca viu antes.

Manter o cachorro na focinheira pode ajudar você ou o profissional a desempenhar o trabalho até que o animal se acostume com esses processos.

5. Usar focinheira para cachorro permite maior liberdade social

A focinheira para cachorro te dá uma maior liberdade para sair com ele por aí em público.

Muitos países colocam restrições em raças de cachorros que consideram perigosas. Estas restrições podem incluir o banimento das vendas da raça ou exigir que o cachorro use focinheira quando em público.

Pitbull terriers são a raça mais comum da lista, mas alguns países também possuem exigências de focinheira para raças como o Rottweiler e os Mastifes. Esses países são: Austrália, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Dinamarca, Romênia, Singapura, Ucrânia, etc.

Alguns estados americanos também possuem suas restrições. Portanto, treinar o seu cachorro a usar a focinheira te dá a oportunidade de viajar mais com ele ou ir a lugares públicos, mesmo que a raça dele seja considerada perigosa ou de alto risco.

6. A focinheira para cachorro evita que ele coma lixo na rua

Alguns cachorros são mais suscetíveis a comer qualquer coisa que encontram pelo chão, se colocando em risco de ser envenenado por alguma substância tóxica ou engasgar com alguma coisa, como ossos de frango, por exemplo.

Se o seu cachorro costuma ter esse tipo de comportamento, a focinheira para cachorro pode evitar que tudo isso aconteça, mantendo-o seguro durante os passeios pela rua.

O importante é lembrar que a focinheira vai impedi-lo de comer lixo na rua, mas não vai ensiná-lo a parar com isso. A focinheira é uma ferramenta de treinamento e mudança de comportamento.

Conclusão

Há vários tipos de focinheira para cachorro disponíveis no mercado. Para treinamentos, o ideal é usar a focinheira do tipo cesta, pois ela permite o cachorro respirar livremente, beber água e ingerir petiscos.

Algumas focinheiras, quando usadas por longos períodos de tempo, podem ser potencialmente perigosas se não permitirem que o cachorro ofegar, fazendo com que ele superaqueça facilmente.

O ideal é acostumar o cachorro a usar gradualmente, podendo usar alimentos para que ele comece a lamber e se acostumar com ele associando a coisas positivas.

A focinheira para cachorro não deve ser usada para corrigir comportamentos que não são considerados agressivos, como latir ou mastigar.

Ela pode ser uma ferramenta importante para ajudar a manter os cachorros seguros ou evitar que eles incomodem outras pessoas em público. É especialmente importante em situações em que o cachorro esteja apreensivo ou em um ambiente desconhecido.

No entanto, é importante lembrar que as focinheiras não mudam ocomportamento do cão ou suas reações.

Para essas mudanças, procure por um treinador profissional com experiências em comportamento agressivo, que utilize técnicas de treinamento modernas com base científicas.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta