Quem trabalha em escritório sabe quanto o dia a dia pode ser cansativo e desgastante. A pressão no trabalho pode ser, sem dúvida, muito estressante para grande parte da população. No entanto, uma nova tendência promete melhorar o ambiente profissional: “escritório petfriendly”.

Trata-se de uma tendência que está sendo adotada por muitas empresas, ou seja, um local no qual os animais são bem vindos!

O convívio com animais no ambiente de trabalho pode, de fato, trazer muitos benefícios aos funcionários. Veja quais são eles abaixo!

Escritório Pet Friendly – quais são as vantagens?

gato em cima da mesa em escritório petfriendly

Há muitas vnatagens em tornar o seu escritório petfriendly

Que animais de estimação  promovem inúmeros benefícios aos humanos não é uma novidade. No entanto, a novidade é que essa informação está ganhando cada vez mais importância e espaço. Veja alguns bons motivos para transformar o ambiente de trabalho em um escritório pet friendly.

Melhora do humor no escritório

A presença de animais de estimação melhora o humor das pessoas. Estudos mostraram que ter um animal de estimação pode diminuir os sintomas da depressão e ajuda a manter uma visão otimista.

Reduz o estresse

Fazer carinho em um animal de estimação aumenta nossos níveis de ocitocina. Esse hormônio exerce importantes funções no organismo e nas sensações de prazer e afeto. Por esse motivo, também é conhecido como o “hormônio do amor”.

Junto com a dopamina, a serotonina e a endorfina, a ocitocina faz parte do grupo chamado de “neurotransmissores da felicidade”. Eles possuem a função de aumentar as sensações de bem-estar e diminuir estresse, ansiedade e melhorar quadros depressivos.

Além disso, é provável que na presença de um animal as pessoas se sintam mais propensas a fazer brincadeiras, o que consequentemente melhora o clima no ambiente.

Melhora o ambiente de trabalho

A Universidade Central de Michigan divulgou um estudo mostrando que os cães no escritório resultaram em maior confiança e colaboração entre colegas de trabalho.

Muitas vezes a presença do pet pode ser um excelente ‘quebra gelo’. Eles são, de fato, excelentes facilitadores de conversas que, sem eles, poderiam nunca acontecer.

Aumenta a criatividade e produtividade

Estudos demonstraram que ter animais de estimação no escritório também pode ajudar a tornar os funcionários mais criativos e produtivos, tendo um efeito calmante no corpo e na mente das pessoas, reduzindo a pressão arterial e ajudando as pessoas a se concentrarem melhor.

Atrai mais funcionários

Para atrair e reter membros da sua equipe, uma política de escritório que aceite animais de estimação pode ajudar.

Escritório Pet Friendly no mundo

cachorro de óculo sobre livro da mesa de escritório petfriendly

Os EUA foi pioneiro na tendência de escritório petfriendly

Os Estados Unidos foram o país pioneiro no desenvolvimento desta prática. De fato, muitas empresas começaram a permitir que funcionários tutores de cães pudessem levar seus filhos de quatro patas ao trabalho. Desse modo os cães não ficam sozinhos em casa enquanto seus donos trabalham e seus donos não ficam preocupados com seus pets.

Grandes empresas americanas, como a Amazon, o Google e a Ben & Jerry’s permitem que seus empregados levem seus cães para o escritório durante todo o ano. Porém, esta não é uma prática comum em pequenas empresas.

Escritório Pet Friendly no Brasil

No Brasil a prática de levar o próprio cachorro ao escritório ainda não é tão difundida e comum. Algumas grandes empresas, no entanto, já dão essa opção aos próprios funcionários. Entre elas, estão a Royal Canin, Google Brasil.

O que é necessário para tornar o escritório Pet Friendly?

cachorro deitado no chão ao pé da cadeira em escritório petfriendly

São precisos alguns itens básicos para tornar o escritório petfriendly.

Para oque um escritório se torne apto a receber animais de estimação são necessários alguns ítens básicos como: adequação estrutural, regras e disciplina.

O local deve possuir um espaço mínimo e regras de bom convívio para evitar acidentes, além de obedecer as normas do condomínio, caso o ambiente seja em um edifício corporativo, por exemplo.

Além disso, é recomendável que todos os animais sejam devidamente vermifugados e vacinados.

Cada empresa, todavia, tem uma regra própria. Há empresas que adotam o pet day, ou seja, é eleito um dia da semana para os funcionários levarem os seus animais de estimação, outras possuem o mascote da empresa, por exemplo.

O que levar a um escritório pet friendly?

gato em cima da mesa de escritório petfriendly

Você deve proporcionar algumas coisas para manter o animal em ambiente de escritório petfriendly.

Levar um cachorro ao local de trabalho requer alguns cuidados. Entre eles, espera-se que cada tutor leve um kit de itens essenciais para um convívio saudável.

Itens de higiene e limpeza

É importante levar sacolinhas, tapete higiênico ou jornal para contornar acidentes e manter o ambiente de trabalho limpo.

Alimentação

Cada tutor tem uma forma de cuidar do próprio cachorro. Funcionários que alimentam seus cães mais vezes ao dia, devem levar a ração de costume para alimentar o cachorro no horário de costume ou quando esse tiver fome. Por isso, é recomendado levar o potinho de comida e um de água.

Brinquedos

É importante que o cachorro fique entretido durante o dia. De fato, é um ambiente de trabalho, e para que dê certo, as pessoas precisam manter o foco e, infelizmente, não podem brincar o dia todo com o pet. Assim, levar algum brinquedo para que o cachorro possa se distrair, é uma ótima opção.

Caminha

Pode ser útil levar uma caminha para que ele fique confortável durante o horário de trabalho do tutor. Há, no mercado, diferentes modelos de colchonetes fáceis de dobrar e transportar.

Coleira e guia

Coleias e guias são itens essenciais sempre. Tanto para andar na rua, quanto para levar seu cachorro ao escritório. Além de garantirem a segurança ao cachorro e, eventualmente, a outros animais de estimação, é provável que o condomínio exija que o cão circule pelo prédio desta forma.

Diferença entre Pet Friendly e Animais de Assistência

Ter um escritório que aceita animais de estimação não é o mesmo que ter membros da equipe com animais de assistência. Isso porque os cães de serviço são treinados para executar uma tarefa específica para ajudar o proprietário com uma deficiência ou problema emocional e são legalmente permitidos em locais onde o seu cão de estimação não é comum.

Os tipos de cães de serviço que podem ser vistos com maior frequência em locais de trabalho incluem cães guia, audição, assistência à mobilidade, serviço psiquiátrico, alerta de diabetes ou convulsões e, finalmente, cães com detecção de alergias.

 

Por Dra. Valentina Vecchi (CRMV/SP:21838)

Valentina Vecchi (CRMV/SP: 21838), Médica Veterinária de São Paulo especializada em Acupuntura Veterinária, apaixonada pelos seus pacientes atuais e potenciais. Além de escrever para o Vidanimal, atualmente divide seu tempo atendendo seus pacientes e escrevendo para seus blogs 4Patas Acunputura Veterinária e blog4patas.com.br além de escrever artigos sobre pets para a revista digital “Senhora Atual“.

Deixe uma resposta