Para quem não sabe, a saúde dental dos cachorros é tão importante quanto a saúde deles de um modo geral. E para garantir que os dentes deles permaneçam saudáveis, é preciso manter o hábito da escovação, tomando um cuidado todo especial com a escolha de uma escova de dentes para cachorro.

O problema é que quando se trata de cuidar da dentição dos cães, a tarefa não é tão simples, por isso precisamos escolher não só o modelo ideal para cada raça e porte, mas também acostumá-los desde filhote.

Isso porque o acúmulo de placa bacteriana nos dentes dos cachorros pode levar a problemas periodontais sérios, geralmente sinalizados pelo mau hálito, e que podem levar ao apodrecimento dos dentes e até fazê-los cair.

Assim, para evitar esses problemas, veterinários recomendam a escovação diária, pelo menos uma vez ao dia, de preferência após a sua última refeição. Uma dica é optar
escovas de cerdas macias para evitar danos a gengiva e nunca utilizar pasta dental humana, somente veterinária.

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo de como usar corretamente a escova de dentes para cachorro, assim como os melhores modelos do mercado. Confira abaixo!

Escova de Dentes para Cachorro Mordedor – AB Midia

Alguns cachorros demoram a se acostumar com a escovação ou nunca se adaptam, mas alguns fabricantes sabendo disso decidiram facilitar a tarefa para que isso não seja uma experiência desagradável.

Para acostumá-los melhor a rotina, esse modelo de escova de dentes em formato de mordedor é a melhor opção. Ela é macia e atóxica, capaz de distrair o cachorro enquanto ajuda na limpeza dos dentes.

Basta colocar a pasta de dente veterinária em seu interior e deixar o cão brincar de morder o objeto, escovando os dentes de forma natural e divertida.

 

Escova de Dentes para Cachorro Kit com 2 Peças – Western

Com um formato semelhante ao das escovas de dentes humanas tradicionais, esse modelo de escova de dentes para cachorro tem o cabo mais longo e cerdas nas duas extremidades, de tamanhos diferentes, permitindo alcançar mesmo os dentes do fundo, que são mais difíceis de limpar.

escova de dentes para cachorro western

 

Escova de Dente para Cachorro Dedeira – THE PETZ

Como é super importante manter a higiene bucal do cachorro, você não pode deixar de investir em uma escova de dentes para cachorro. Mas se você acha que pode não se acostuma com um objeto estranho e desconhecido, a dedeira pode ajuda. Neste caso, a dedeira é super prática e fácil de usar, pois se encaixa perfeitamente no seu dedo.

Ela é semelhante à dedeira usada para escovar as gengivas dos bebês. E esse é o kit ideal, pois inclui 2 unidades, uma em Nylon e outra em silicone, para uma uma limpeza ainda mais eficaz.

escova de dentes para cachorro dedeira

 

KIT de Creme Dental + Escova de Dentes Dupla – CAT & DOG

Desenvolvida com base nas necessidades do seu pet, esse kit de creme dental veterinário com escova de dentes para cachorro é ideal para manter a higiene bucal dele diariamente, sem maiores esforços. Afinal, é um produto de excelente qualidade, testado e testado por veterinários.

kit escova de dentes e pasta

 

Como utilizar a escova de dentes no cachorro?

Cuidar da higiene bucal dos animais desde filhotes, é uma das principais medidas de prevenção para garantir a saúde e evitar problemas mais graves no futuro. Isso porque, assim como acontece com os humanos, as bactérias presentes na boca dos cachorros também podem se multiplicar e se alojarem nos dentes se não forem removidas.

Por isso, a limpeza dos dentes com a escova é fundamental para retirar essas bactérias causadoras de placa, pois o creme dental (veterinário) também pode ajudar na remoção por conter substâncias abrasivas.

O importante é NUNCA utilizar creme dental para humanos, pois são ricos em flúor e saponáceos que, quando ingeridos pelos animais, podem causar problemas de saúde.

Sendo assim, recomenda-se somente a escovação com creme dental veterinário, que não precisa de enxágue e não causa danos à saúde do animal.

Além disso, é preciso também escolher o modelo de escova de dentes para cachorro mais prático possível e começar a ensiná-lo desde filhote, para que ele se acostume com a rotina.

Você pode iniciar a escovação utilizando seus próprios dedos, até que o animal se acostume com a sua mão dentro da boca dele. Isso vai facilitar quando tiver que introduzir a dedeira ou as escovas mais tradicionais.

Mas, independente do modelo escolhido, procure fazer movimentos suaves, especialmente nas gengivas, por poucos minutinhos, todos os dias.

Importância da escovação regular na saúde animal

Com o tempo, o tártaro e as placas bacterianas podem se acumular e causar cáries e outros problemas periodontais mais graves. no cachorro, podendo até fazer com que ele comece a perder os dentes precocemente.

Por isso, como forma de prevenção, os veterinários recomendam escovar os dentes dos cachorros pelo menos uma vez ao dia, ou se possível, procurar fazer isso pelo menos três vezes na semana. Além disso, manter o seu comedouro e bebedouro sempre limpos para evitar doenças.

O ideal é tentar fazer isso o mais gentilmente possível, para não machucar o animal ou traumatizá-lo, principalmente se ele ainda for filhote e os dentes mais sensíveis, ou se ele não estiver ainda acostumado e se movimentar muito no processo.

Para não arriscar machucá-lo, ofereça recompensas ao animal com carinhos ou brincadeiras e tente realizar a escovação em momentos agradáveis para ele, como antes de um passeio, por exemplo.

Além disso, tente optar também por um modelo anatômico e com cerdas macias e vá fazendo movimentos circulares da gengiva para a ponta dos dentes. No início pode ser mais difícil, mas sendo diariamente, ele vai se habituar rápido e a escovação logo se tornará uma rotina normal e tranquila.

Vantagens e desvantagens da escova de dentes para cachorro

Que a escovação é essencial para a saúde bucal dos animais já deu para entender, então não vai ser difícil imaginar que as escovas de dentes para cachorro podem trazer muitas vantagens.

Como por exemplo, ajudar a manter os dentes mais saudáveis, eliminar o mau hálito e reduzir o risco de inflamações e infecções da gengiva. Por outro lado, existem pequenas desvantagens como o cachorro não se acostumar facilmente, machucar a gengiva ou traumatizá-lo.

VantagensDesvantagens
Ajuda a manter os dentes saudáveisPode ser difícil se acostumar
Elimina o mau hálitoExige cuidado para não machucar a gengiva
Reduz o risco de inflamações e infecções na gengivaPode exigir ajuda profissional

Tipos de produtos para a saúde bucal dos cães

Atualmente, temos quatro produtos para a saúde bucal dos cachorros que se destacam. A mais conhecida é a escova de dente, que deve ser utilizada diariamente, ajuda na remoção do tártaro e estão entre os itens mais baratos do mercado.

Para ser utilizado com os dedos ou escova de dentes, o creme dental previne o surgimento de cáries. O preço varia de acordo com a fórmula. De forma semelhante, o spray pode ser utilizado sempre quando for necessário para remover o mau hálito. Eles custam um pouco mais caro.

Por fim, os biscoitos removedores de tártaro estão em uma faixa de preço intermediário e pode ser dado em conjunto com a ração ou como reforço positivo após a escovação.

Tipo de produtoIndicação de usoBenefíciosPreço
Escova de dentesUso diárioAjuda a remover o tártaroMais baratas
Creme dentalUsado com os dedos ou escova de dentesPrevine o tártaro e as cáriesPreços variados
Spray para hálitoUsar quando necessárioRemove o mau hálitoMais caros
Biscoito removedor de tártaroComplemento da ração ou recompensaPrevine e reduz o tártaroPreço intermediário

Como escolher escovas de dentes para cachorro

veterinário fazendo escovação com escova de dentes para cachorro

A escova de dentes para cachorro pode manter a saúde bucal do animal em dia.

Como a escova de dentes para cachorro é um item que vai na boca do animal, embora não seja um brinquedo, é preciso ficar atento a alguns critérios importantes na hora de escolher o produto ideal.

Depois de avaliar com cuidado cada um dos critérios abaixo, você vai conseguir decidir pela melhor escova de dentes para cachorro e garantir uma maior qualidade de vida ao seu querido amigo. veja abaixo:

Material

O material é um dos fatores mais importantes ao escolher uma boa escova de dentes para cachorro, sendo que o mais utilizado é o plástico, seja em modelos de dedeira ou tradicional.

No entanto, o material deve ser atóxico para evitar alergias e irritações, além de que as cerdas devem ser macias para evitar danos a gengiva.

Tamanho

O tamanho também é importante, especialmente se o porte do cachorro for pequeno. Embora os modelos do tipo dedeira sejam mais fáceis de usar, pode ser mais difícil alcançar os dentes do fundo, por conta do tamanho da mandíbula estreita do animal.

Além disso, cães com o focinho mais compridos, por exemplo, exigem uma escova com um cabo mais longo para que a escovação seja eficiente e alcance todos os dentes.

Formato

É possível encontrar três formatos principais de escovas de dentes: o formato tradicional com cerdas em duas extremidades, as dedeiras e o formato de brinquedo de morder com pasta de dentes dentro.
As dedeiras são uma excelente opção para começar a acostumar os cães desde filhotes, enquanto os modelos tradicionais são melhores para alcançar os dentes do fundo.

No caso dos cães adultos que não conseguem se acostumar à rotina, o formato de brinquedo é uma opção mais natural que exige pouca intervenção do dono, já que a escovação ocorre naturalmente enquanto ele se diverte com o objeto.

Conforto e maciez

Como a escovação não é algo natural para eles, sendo preciso que eles se acostumem com essa rotina, o modelo dele promover conforto e ser macio, para facilitar a sua introdução.

Independente do modelo escolhido, o material deve ser macio para evitar machucar os dentes e a gengiva, que possam evoluir para problemas mais sérios ou traumatizar o animal. Se possível, antes de comprar teste na palma de sua mão para ver se é macia o suficiente.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta