Doberman Pinscher

Também chamado de Dobermane ou apenas Doberman Pinscher, esta é uma raça originária da Alemanha.

Criada no final do século XIX, é uma das raças caninas de reconhecimento mais novo comparada a outras raças existentes, e uma das mais conhecidas no mundo inteiro.

Desde a sua origem, o Doberman foi um cão de guarda. Criado pelo coletor de impostos alemão Karl Friedrich Louis Dobermann, o seu único intuito era o ter um animal que lhe servisse como proteção durante o transporte de dinheiro por áreas perigosas.

Para tanto, o seu criador utilizou uma seleção de diversos cruzamentos precisos entre Weimaraners, Manchester Terriers, Rottweilers, Pinscher Alemães e Greyhound Ingleses, até conseguir uma raça segura que fosse forte, leal, combativa, destemida e obediente.

Ou seja, uma série de cruzamentos até chegar ao famoso Doberman que conhecemos hoje, e que leva além do nome do seu criador, o apelido carinhoso de Dobie.

Os cruzamentos foram tão felizes que o Doberman já serviu heroicamente durante as duas grandes Guerras Mundiais, além de ser o cão oficial de combate oficial da Marinha Americana.

Além disso, como foram criados com atributos de excelente cão trabalhador, os Dobies são facilmente treinados e se destacam em inúmeras áreas de trabalho, como segurança, polícia, militar, assim como em esportes caninos, como obediência, além de também servirem para a proteção do lar, como cães de guarda.

Mas ao contrário do que muitos pensam sobre a sua natureza agressiva, os Dobies não costumam sair à procura de confusão.

Apesar de serem destemidos e corajosos o suficiente para defender e proteger a sua família, o seu lar ou o seu território na presença de algum perigo.

Saiba mais sobre o Doberman Pinscher abaixo:

Ficha Técnica da raça Doberman Pinscher

ficha técnica doberman pischer

Introdução à raça Doberman Pinscher

doberman-pinscher-intro
Perfil do Doberman Pinscher adulto. (Créditos/Copyright: “Svetlana Valoueva/Shutterstock”)

Os cachorros da raça Doberman podem ser fortes, musculosos e poderosos, mas também muito dóceis com seus familiares – incluindo crianças e outros animais.

Nem todos podem enxergar estas características, principalmente quem eles consideram invasores, mas são cães capazes de ser afetuosos, amáveis e até bobocas ao redor de seus amados donos.

Os Dobermans apreciam o convívio familiar e adoram fazer parte da família, sempre fazendo questão de ficarem por perto.

Ele sempre será sempre leal e confiável ao redor de todos, incluindo crianças e convidados, desde que sejam tratados com amor e gentileza.

Mas a reputação feroz do Dobie o precede. Ele é temido por aqueles que não o conhecem e estereotipado como um cão super agressivo e perigoso, o que não é a realidade.

Verdade seja dita, o Doberman é mesmo inteligente e capaz de ser um guardião formidável e um excelente cão de guarda sempre alerta.

Mas também um bom animal de companhia, gentil, vigilante e amável, desde que socializado, treinado e integrado de forma correta ao lar e à família.

Portanto, a socialização desde cedo e treinamento a longo prazo é o que vai permitir que ele desenvolva suas características protetoras e aprenda a separar um amigo de um possível desconhecido de uma maneira adequada.

Isso porque o Doberman é muito sensível e muito responsivo aos desejos de seu dono, embora alguns possam ter características fortes dominadores.

Mas em geral, são cachorros reservados com estranhos, e podem ser agressivos com quem desconhecem, principalmente outros cães.

Porém, quando treinados e socializados o suficiente e de forma adequada, podem se comportar sempre bem.

Aparência aristocrática do Doberman

Por conta da sua pelagem lisa, constituição atlética, orelhas cortadas e cauda amputada características, o Doberman acaba tendo uma aparência aristocrática.

Seu porte é elegante e o seu estilo é atlético.

Ao viver com um Doberman, você irá descobrir que ele é uma raça bem fácil de se cuidar – é só manter suas unhas cortadas, seu corpo esbelto e exercitado, e seu pelo escovado semanalmente para que caia menos.

A sua atual aparência é mais magra e mais elegante que há alguns anos atrás. E o seu temperamento também mudou, agora um pouco mais suave e mais dócil, embora ainda seja um excelente cão de guarda.

Muito embora a maioria das pessoas seja mais familiarizada com o Doberman preto com marcas de ferrugem, eles costumam ter outras cores também:

  • cinza com marcas de ferrugem;
  • vários tons de marrom avermelhado com marcas de ferrugem;
  • castanho claro chamado de “Isabella,” que também tem marcas de ferrugem.

Mas, atenção! Dobies não são para qualquer um!

Embora tenha todas estas qualidades positivas, o Dobie ainda não é uma raça para qualquer pessoa ou donos de primeira viagem. Ele é um animal grande e extremamente ativo, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Gosta e precisa ser desafiado mentalmente, pois costuma ser um aprendiz talentoso em obediência. Ele precisa de muitos exercícios e desafios para estimular a mente para evitar que fique entediado.

Assim, precisa de um dono firme, que tenha tempo para treiná-lo e socializá-lo, e que possa mantê-lo ocupado todos os dias para que não desenvolva um comportamento agressivo ou arredio.

Nota: Dobermans brancos ou cremes são mutações genéticas associadas a problemas severos de saúde: não são premiados ou raridades caras como costumam comercializados. Não há testes para o gene albino, mas bons criadores costumam fazer de tudo para evitar produzi-los. Procure evitar estes cães e criadores que produzem cães desse tipo e os vendem como raridade.

4 comentários em “Doberman Pinscher”

  1. O sonho da minha vida é gaanhar um filhot de Doberman preto. Quando eu fazia faculdade uma noite eu estava em perigo e um Doberman me acompanhou saindo de uma casa abandonada. Fiquei encantada, como podia um cachorro de raça daquele estar numa casa abandonada. Então ele me levou até minha casa, mas não entrou comigo. Fui procurá-lo e meus pais que estavam me esperando na sacada não viu o cachorro. Desde então desejo um filhote para criá-lo, educá-lo amando muito. Assim como se agradecesse aquele que me protegeu.

    Responder
    • Olá Eline! Que linda história! Tente encontrar um canil próximo ao seu bairro ou na sia cidade, quem sabe não abandonaram algum por lá. Senão, muitos criadores podem te ajudar. Procure outras pessoas que possuem a raça,q uem sabe podem indicar criadores ou tenham filhotes para doar. As ongs também podem te ajudar a encontrar um. Mas saiba que eles precisam de muita atividade física e treinamento. É uma raça muito inteligente e obediente, mas precisa de um tutor de fibra, que possa mantê-los na linha. Não pode ser isolado em um quintal, precisa de companhia.

      Responder
  2. Os Dobermanns são cachorros muito leais e dedicados. Também pudera, foram criados para ajudar no exército alemão durante as guerras. Não tem raça mais disciplinada que o Dobermann se for treinado da forma adequada. Será o seu fiel escudeiro par ao resto da vida. Apesar da sua reputação mundial de agressivo e malvado, o nosso é um cavalheiro. Acho mesmo que tudo irá depender do treinamento, criação e linhagem do cachorro. É preciso muita responsabilidade para ter este tipo de cachorro, pois ele precisa de uma liderança firme. Se você puder dar isso à ele, junto ao seu amor e carinho, tempo para treinamento e exercícios você não vai ter problema nenhum com um desses correndo pela casa junto aos seus filhos. Nós temos 2 meninos, um de 8 e outro de 12, e eles são melhores amigos. E olha que eles aprontam! Eles são muito protetores e impõe respeito a qualquer pessoa, sem ao menos abrir a boca para latir – e que latido eles possuem! Eles são capazes de dar a própria vida para proteger quem eles amam. São cachorros pra vida inteira, vigorosos, protetores, leais, dedicados e muito resistentes.

    Responder

Deixe um comentário