Menu fechado

O que cachorro gosta de fazer: Dicas para se divertir exercitando o cachorro

Os benefícios para a saúde proporcionados pela prática de exercícios físicos são conhecidos por todos e amplamente divulgados. Que os cães precisam se exercitar todo mundo sabe, mas nem sempre sabemos quais são os exercícios ou atividades mais apropriados para cada raça. Cada atividade física tem propósitos e benefícios diferentes, e tanto o dono como o cão também possuem suas preferências.

diversao-cachorro-exercicios
Labrador brincando na água com disco (Crédito/Copyright: “Natalia Fadosova/Shutterstock”)

Muitas vezes também nos falta criatividade e é importante variar para não ficar todo mundo entediado. Por isso, com a grande variedade de exercícios que existem hoje, pode-se escolher o mais indicado para cada tipo de raça. Para facilitar, descrevemos cada tipo de exercício que pode ser feito e quais os mais indicados para cada raça de acordo com o tipo de trabalho que cada uma delas foi originalmente criada para exercer:

Caminhadas

diversao-cachorro-exercicios-caminhada
Cachorro esperando na porta ansioso pela sua hora de passeio (Crédito/Copyright: “Javier Brosch/Shutterstock”)

Este é o tipo de exercício mais democrático, simples e fácil de se praticar que existe, afinal basta um pouco de tempo de sobra e vontade. Além de servir para cães de todas as idades, tamanhos e raças, é excelente também para os donos. Caminhar deve fazer parte da rotina de qualquer cão. Todo mundo se beneficia com isso. Ao caminhar, favorecemos o bom funcionamento do coração, articulações, ossos e músculos, além do sistema digestivo.

E não para por aí, estimulamos o sistema imunológico, liberamos endorfinas (hormônio do bem estar), extravazamos a energia acumulada e ainda ajuda a estabelecer um maior vínculo entre o cão e o seu dono. Uma simples caminhada diária é capaz de suprir os instintos caninos de maneira natural, pois se cria um sentido de matilha.

diversao-cachorro-exercicios-caminhada2
Labrador filhote caminahndo com sua dona (Crédito/Copyright: “manushot/Shutterstock”)

Além do que durante os passeios, favorecemos o contato com outros animais e pessoas, o que contribui para a socialização do cachorro e para o seu equilíbrio comportamental. Para cães com nível de energia alto, você pode fazer três caminhadas de 40 minutos ou mais por dia; os cães de níveis de energia médio, 2 caminhadas por dia de 30 minutos será suficiente; e para cães com níveis de energia baixos, 2 caminhadas por dia de 15 minutos é capaz de satisfazê-los.

Corridas

diversao-cachorro-exercicios-corrida
Husky Siberiano correndo na rua com a sua dona (Crédito/Copyright: “BITOEYpixx/Shutterstock”)

A corrida já é uma outra estória, requer uma certa experiência e assuidade de ambas as partes. É o tipo de exercício físico que só deve ser feito por cães adultos e raças mais resistentes como os cães de trabalho, Terriers, cães de caça ou cães hiperativos. Não se começa a correr de um dia para o outro, é preciso treino e deve ser feita sempre com o animal na coleira e guia, para uma maior segurança. As corridas podem ser de 20 a 40 min. no máximo, sendo que a intensidade deve variar de acordo com a pessoa e a raça do animal. É mais uma questão de treino e hábito.

Natação

diversao-cachorro-exercicios-natacao
Husky Siberiano nadando na piscina (Crédito/Copyright: “Voltgroup/Shutterstock”)

A natação é um exercício físico muito usado na reabilitação de cães com problemas de saúde como a displasia coxo-femural. Esse exercício, além de divertido é capaz de gastar a energia do animal sem forçar suas articulações. É recomendado para todas as raças e também para cães de qualquer idade. Os Labradores e Goldens Retrievers, por exemplo, adoram água e são exímios nadadores por natureza.

Agility

diversao-cachorro-exercicios-agility
Husky Siberiano competindo em agility (Crédito/Copyright: “cynoclub/Shutterstock”)

Esse esporte é baseado em provas hípicas. O Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. O condutor não pode encostar no cão e não pode ter nada em sua mão. É mais indicado para cães adultos, sendo que as raças que mais praticam esse esporte são os cães pastores.

Frisbee Canino

Weimaraners correndo na neve brincando de frisbee
Weimaraners correndo na neve brincando de frisbee (Crédito/Copyright: “DragoNika/Shutterstock”)

Os cães adoram perseguir objetos, seja uma bola ou qualquer outro objeto, principalmente os que se movem. Imagine um objeto que passa voando sobre ele. O Frisbee canino é ainda um esporte pouco conhecido no Brasil, mas muito praticado em parques e em outros locais ao ar livre em muito soutros países. Ele é mais indicado para cães adultos, mas pode ser feito também por cães jovens, é só treiná-los.

Treinamento de Obediência Básica

diversao-cachorro-exercicios-obediencia
Cachorro recebendo treinamento básico de obediência (Crédito/Copyright: “Jaromir Chalabala/Shutterstock”)

Embora pareça esquisito, o treinamento também pode ser um exercício divertido para os cães de todas as idades, pois o treinamento pode exercitar o seu corpo e a sua mente, além de melhorar a comunicação entre o cão e o seu dono reforçando a posição de líder do dono sobre os cães que vêem o mundo através da hierarquia.

Outros esportes e atividades

diversao-cachorro-exercicios-surf
Garota surfando com seu Golden Retriever (Crédito/Copyright: “EpicStockMedia/Shutterstock”)

Além destes exercícios todos ainda existem donos mais criativos e esportistas que ensinam seus cães outras atividades, como cães que acompanham seus donos correndo ao lado de uma bicicleta ou até mesmo em cima de um skate e até no surfe. Todas estas atividades só requerem treino e hábito, mas que todo cãozinho pode desempenhar, desde que o físico dele acompanhe a atividade.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *