Quando você decide pegar um cachorro novo, independentemente se é filhote ou um adulto resgatado de abrigo ou da rua, você terá que treiná-lo. Para isso, nada melhor que colecionar algumas dicas de treinamento.

No começo a tarefa exigirá mais de você, principalmente nas primeiras semanas, porém à medida que o cachorro vai aprendendo o básico, você vai poder apreciar a companhia dele ainda mais.

Além dos comandos básicos, existem 7 dicas de treinamento, que são mais hábitos específicos, que irão manter a sua casa mais limpa e ajudar a conviver melhor com o seu animal.

Com apenas algumas sessões de treinamento de 10 minutos, todos os dias, a maioria dos cachorros irão dominar todas as suas habilidades básicas em poucas semanas.

Confira abaixo!

Dicas de treinamento para definir expectativas de bom comportamento

Há várias dicas de treinamento para manter um bom comportamento.

Uma das principais dicas de treinamento é ensinar o animal como se comportar bem ANTES que ele comece a se comportar mal.

Então, quando começar a treiná-lo, forneça uma boa quantidade de brinquedos e distrações, além de uma boa coleira e guia para os longos passeios.

Isso porque se você permitir que o cachorro encontre as suas próprias formas de se auto entreter, ele vai sempre encontrar algo que não é o mais adequado aos seus padrões — como cavar buracos no jardim, mastigar objetos e mobília, destruir plantas, etc.

Um cachorro ocupado é um cachorro bem comportado! Ele deve aprender a brincar com os seus próprios objetos e gastar a sua energia de forma apropriada, durante os passeios e caminhadas.

Se ele tiver oportunidades suficientes para canalizar essa energia da maneira adequada, não vai sobrar tempo pra ele procurar por confusão dentro de casa.

Dicas de treinamento para ensinar a fazer suas necessidades

Dicas de treinamento podem ajudar a ensinar o cão a fazer suas necessidades em local correto.

A maioria dos filhotes estressa seu tutor nas primeiras semanas com relação a aprender a fazer suas necessidades em locais apropriados.

Afinal, uma das coisas mais frustrantes é quando o cachorro começa a urinar e defecar em tudo quanto é lugar da casa. Por isso, esse é um dos primeiros hábitos que eles devem aprender quando vão morar com você.

Lógico, por alguns dias, eles vão urinar e defecar onde puderem, mas uma vez recompensados toda vez que fizerem no lugar certo, eles vão memorizar esse local.

Portanto, toda vez que eles acertarem o local, elogie, faça carinho ou dê um petisco para que eles saibam que fizeram algo bom e queiram repetir a ação para ganhar a mesma atenção.
Com o tempo você não vai mais precisar recompensá-lo, ele vai saber que é o que ele deve fazer.

Alguns tutores sugerem esfregar o nariz do animal na urina ou fezes sempre que ele fizer em local errado para que ele saiba que errou. No entanto, essa atitude agressiva pode assustá-los e colocar tudo a perder.

Ao invés disso ,aumente o tom de voz em repreensão, sem gritar e use um comando familiar, como NÃO PODE ou AQUI NÃO, mostrando em seguida onde fazer.

Dicas de treinamento para criar um itinerário

Você deve aproveitar as cicas de treinamento para criar uma rotina.

Para dar aquele pontapé inicial, defina um itinerário para o cachorro. Os filhotes realmente precisam de consistência para aprender algo e quanto mais você repetir a ação, mais fácil fica aprender.

Por exemplo, você pode alimentá-lo todo dia na mesma hora, levá-lo para fazer suas necessidades logo depois ou definir um horário para as sonecas.

Quando ele finalmente entender que há hora para tudo, ele saberá o que esperar, e não vai mais fazer suas necessidades em local errado ou implorar para comer ou brincar quando você não puder atendê-lo.

Não se esqueça, um filhote cansado é sempre um animal bem comportado. Por isso, ele precisa de horários para se exercitar todos os dias também.

Os cachorros costumam brincar por várias razões, mas principalmente para gastar toda sua energia.

Por isso, umas das melhores dicas de treinamento é utilizar o tempo dos passeios na rua para uma curta sessão de treino. Não importa se acontece de dia ou de noite, o importante mesmo é fazer todos os dias.

Além disso, não é uma boa ideia ficar mudando os horários e trocando tarefas, pois causa confusão na mente do cachorro, e você terá que repetir todos os processos ede treinamento ou prolongá-los por mais tempo até que ele aprenda.

Dicas de treinamento para ensinar a não mastigar objetos

use as dicas de treinamento para esiná-lo bons hábitos.

Todo filhote adora sair mastigando tudo que encontra pela frente, algumas raças mais que outras, mas por algum período todos fazem isso.

Na verdade, eles estão aliviando as dores e desconfortos da primeira dentição, como acontece com os bebês, quando os dentes começam a crescer.

Por isso, qualquer tutor sabe que o cachorro adora mastigar almofadas, tapetes, sapatos, fios e, claro, seus brinquedos.

Mas, ao invés de tentar prevenir esse comportamento (por que não é possível), o ideal é ensiná-lo a mastigar os objetos adequados.

Com tantos brinquedos para morder e mastigar disponíveis no mercado, você não vai ter problemas para investir o suficiente e mantê-lo entretido.

Mas lembre-se, não adianta só dizer “Não” e esperar que ele entenda o que deve fazer. Você precisa redirecioná-lo ao local e objeto certo.

Uma forma de fazer isso é jogando algum brinquedo em outra direção para fazer com que ele vá atrás dele e deixe o outro objeto.

Dicas de treinamento para o cercado/caixa

A caixa de transporte pode ajudar no treinamento.

Usar uma caixa de transporte canino ou cercado é uma maneira eficaz de ensinar aos filhotes algumas lições importantes.

No entanto, eles não devem ficar ali dentro por mais de poucas horas no dia e nem associar o local a uma punição, apenas como restrição.

Se você não tiver espaço para um cercado, pode utilizar um pequeno cômodo para colocá-los fora de circulação por um período.

Isso vai ensiná-los que há hor para tudo, e que se estiverem se comportando mal, serão privados do convívio e da liberdade de se movimentarem pela casa.

Dicas de treinamento para usar reforço positivo

Técninas de reforço positivo é uma boa dicas de treinamento.

Muita gente acha que as punições são as melhores ferramentas para evitar qualquer mau comportamento do cachorro.

No entanto, muitos treinadores já provaram que os reforços positivos possuem um efeito mais duradouro.

As punições podem parar qualquer ação do cachorro, mas elas não são capazes de dizer o que eles deveriam estar fazendo.

Punições agressivas podem até levar o cachorro a desenvolver medos e agressividade, e ninguém quer conviver com o cachorro medroso ou agressivo.

Porém, se você utilizar o reforço positivo como técnica, o cachorro vai aprender a boa conduta e repetir as ações para conseguir aquela mesma recompensa.

Mesmo que ele cometa erros, tente redirecioná-lo a atitude correta para depois recompensá-lo, somente pelo bom comportamento.

Dicas de treinamento para ser consistente

Para que as dicas de treinamento funcionem, você deve ser consistente.

Ao construir uma rotina para o seu cachorro, você vai estar se ajudando a planejar melhor o seu dia e treiná-lo para seguir os mesmos padrões.

Uma vez criadas as novas “regras da casa”, ficará claro o que esperar do cachorro e vice versa.

Portanto, antes de pegar o cachorro, converse com todos os membros da casa, para que todos concordem com as novas regras e sigam. é Importante que todos passem a mesma mensagem ao cão.

Essas regras existem para que o cachorro aprenda se é permitido pular em cima de alguém, do sofá ou da cama, além de definir um horário para passeios e brincadeiras que todos possam acompanhar.

Uma vez chegado a um acordo, a sua família estará pronta para receber o novo integrante da família com todo amor, carinho e limites que ele merece e precisa para ser feliz ao lado de vocês.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta