Doenças nos dentes de gatos são questões mais comuns que muita gente imagina. Tanto é que muito gastos desenvolvem gengivite e até doença periodontal antes mesmo de chegar aos 4 anos de idade.

Normalmente, os problemas dentais progridem devagar, mas podem causar muita dor. Além disso, esses problemas costumam ter um impacto negativo na saúde e bem estar no animal.

Infelizmente, os gatos não costumam apresentar sinais de dores nos dentes até que o problema já esteja severo. Eles acabam aprendendo a conviver com o desconforto, enquanto a doença vai se desenvolvendo e agravando com o tempo.

Por isso, é muito importante cuidar da saúde dental dos felinos em casa, além de fornecer check-ups odontológicos anuais sempre que puder.

Veja como cuidar dos dentes de gatos para não precisar se preocupar com problemas mais sérios mais tarde.

Acompanhe!

O que precisamos saber sobre cuidados com dentes de gatos

Os cuidados com os dentes de gatos devem fazer parte da rotina do animal.

Há muitas maneiras possíveis de fornecer os cuidados dentários adequados ao seu gato. Manter os dentes de gatos saudáveis é uma parte das suas responsabilidades como tutor, e isso exige consistência e comprometimento.

Já que o seu gato não pode lhe dizer quando está na hora de cuidar dos dentes, é sua responsabilidade ser proativo e fornecer todos os cuidados preventivos necessários no dia a dia.

Veja abaixo o que pode ser feito para cuidar dos dentes de gatos:

  • Forneça uma dieta saudável com nutrição adequada;
  • Comece limpando os dentes do seu gato em casa ainda filhote;
  • Forneça um check up dental profissional a cada 6 meses;
  • Preste atenção aos primeiros sinais de problemas dentários, como o mau hálito;
  • Não deixe de relatar qualquer comportamento incomum do animal e marque uma consulta veterinária, se necessária.

Como limpar os dentes de gatos em casa

É possível cuidar dos dentes de gatos em casa de diversas formas, além da escovação.

Gatos são mais difíceis de lidar quanto aos cuidados com a higiene, pois eles estão acostumados a fazer eles próprios. Mas se o seu gato for mais tolerante, você pode escovar os dentes dele todos os dias com uma escova dental de bebê e pasta de dentes específica para animais.

Já se o seu gato não tolerar a escovação dos dentes (é comum, a maioria não deixa), você pode tentar comprar alimentos especificamente elaborados para amaciar o tártaro e ajudar os dentes de gatos a se manterem limpos.

Existem também alguns petiscos feitos especialmente para esta finalidade. Um outra opção para limpar os dentes de gatos em casa é usar um gel dental aplicado diretamente nas gengivas todos os dias.

Além disso, você pode também colocar um aditivo na água do seu gato para ajudar a amolecer o tártaro e reduzir a sua formação. Alguns brinquedos para gatos também podem ajudar a massagear as gengivas dele e prevenir doenças.

A importância da limpeza profissional

A limpeza anual dos dentes de gatos deve ser feita no veterinário.

Além dos cuidados em casa, os dentes de gatos precisam de uma rotina odontológica na clínica veterinária uma vez ao ano. De acordo com veterinários, uma rotina de limpeza dental é parte crucial dos cuidados preventivos com os dentes.

A limpeza dentária profissional é eficiente na remoção do tártaro que se forma acima da linha da gengiva – onde muitas vezes a escovação não consegue alcançar – antes que ele progrida acarretando em doenças periodontais e cause danos irreversíveis.

Normalmente, a limpeza dental de rotina no veterinário é feita com anestesia para dar mais segurança e conforto ao animal, mas também para deixar o profissional trabalhar com mais facilidade. Através da consulta, o gato faz um exame oral completo com radiografia para diagnosticar qualquer problema dental em desenvolvimento.

Dessa forma, o veterinário examina cada dente e cataloga as informações para manter tudo atualizado e acompanhar o saúde oral do animal com o passar do tempo. O veterinário irá examinar também as amídalas, gengivas e língua, a fim de identificar qualquer problema bucal.

Estes exames são cruciais porque as doenças dentárias começam abaixo da linha da gengiva, onde geralmente não podemos enxergar. Com isso, alguns dentes de gatos costumam desenvolver lesões semelhantes à cavidades onde as gengivas encontram os dentes, chamadas lesões de reabsorção odontoclástica.

Estas lesões são extremamente dolorosas e muitas vezes exigem a extração do dente infectado, sendo que elas só podem ser diagnosticadas por raio-x e exame profissional.

Além disso, o veterinário também vai verificar problemas como cáries, doença periodontal e gengivite, que podem necessitar de tratamento para aliviar o desconforto e a dor.

Logicamente, os dentes de gatos também serão limpos, deixando o animal com hálito mais agradável. Portanto, os exames odontológicos anuais são fundamentais para manter a saúde oral do animal.

Os perigos da gengivite nos gatos

Com o tempo, a gengivite pode espalhar pela boca e atingir todos os dentes, se tornando uma doença periodontal. Ela pode afetar tanto as gengivas quanto os dentes abaixo da linha da gengiva.

A doença periodontal é a causa mais comum de doença em gatos com mais de 03 anos de idade. Infelizmente, ela não é diagnosticada a tempo por conta de muitos tutores negligenciarem as limpezas nos dentes de gatos profissional.

A gengivite se desenvolve em estágios. Portanto, se você mantém essa limpeza de rotina no veterinário, pelo menos, uma vez ao ano, isso acaba ajudando no diagnóstico precoce antes mesmo que se torne uma condição severa.

Até porque, na maioria dos casos diagnosticados no início do problema, são reversíveis. Além disso, a gengivite pode levar a problemas no coração, fígado e rins com o passar do tempo.

Sinais de sérios problemas dentários

É preciso saber verificar os sinasi de problemas nos dentes de gatos.

Como muitos outros animais, os gatos também são peritos em esconder e não demonstrar dor ou sinais de doenças. Se o problema nos dentes do seu gato estiver no início, o mau hálito é provavelmente o primeiro sinal a ser percebido.

Embora o mau hálito seja o sinal mais claro de que está na hora de um check up profissional, os sintomas de problemas odontológicos a seguir podem indicar questões ainda mais sérias.

Portanto, se você notar qualquer um dos comportamentos abaixo, ligue para o seu veterinário e marque uma consulta imediatamente, veja só:

  • Babando em excesso;
  • Vermelhidão, sangramento e gengiva inchada;
  • Saliva sanguinolenta ou corrimento nasal;
  • Esfregando as patas na boca ou cara em excesso;
  • Dificuldade para comer ou falta de apetite;
  • Dentes moles, faltando ou quebrando com facilidade.

Não fique tentada a ignorar os check ups anuais dentários do seu gato, mesmo que ele não apresente nenhum sinal de problema. Lembre-se, muito problemas odontológicos se desenvolvem abaixo da linha da gengiva, onde não podemos ver. E, o diagnóstico precoce desses problemas pode melhorar o prognóstico dramaticamente.

Concluindo sobre os dentes de gatos…

Em se tratando dos cuidados com os dentes de gatos, prevenir os problemas antes que eles comecem é muito melhor que tentar tratá-los depois de aparecerem.

Embora os gatos sejam criaturas mais difíceis e temperamentais para cuidar, dedicar este tempo para cuidar dos dentes deles é crucial para a sua saúde como um todo.

Limpar os dentes de gatos em casa e providenciar a limpeza dentária anual na clínica veterinária é uma responsabilidade sua como tutor, isso vai permitir que o seu gato viva uma vida mais longa e muito mais saudável. Vocês dois ganham com isso!

E não se esqueça, caso o animal tenha mais necessidades especiais, talvez seja o caso de considerar um plano de saúde pet para ajudar com essas despesas veterinárias.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta