A saúde dental do seu cachorro também é importante para evitar o desenvolvimento de várias doenças periodontais. Por isso, dentista para cachorro não é nenhuma frescura de tutor superprotetor.

Doenças dentárias são causadas pela migração da placa dos dentes para os tecidos das gengivas, podendo provocar irritações e eventualmente, quando não tratadas, evoluir para infecção ou até queda do dente.

Você pode manter uma boa saúde oral do cachorro fazendo exames dentários regulares no veterinário, para que ele possa detectar precocemente qualquer sinal de problemas dentários ou evitá-los, antes mesmo que a doença se desenvolva.

O ideal é prevenir as doenças dentárias, pois quando progridem, a bactéria que causa a infecção pode cair na corrente sanguínea do cachorro, afetando os principais e sistemas e órgãos do seu organismo.

Em geral, os exames dentários procuram por sinais e sintomas de doenças dentárias, dores, dentes quebrados ou lascados, desalinhamento de mordida (mandíbula), infecções, cistos e tumores.

Além dos exames e check-ups, uma boa maneira de cuidar da saúde do seu cachorro é garantindo uma alimentação saudável, pois alguns alimentos beneficiam aspectos específicos na saúde do cão.

Por exemplo, o óleo de salmão é rico em ômega-3 e 6, aminoácidos que ajudam a manter o sistema imunológico ativo.

Veja abaixo a importância do dentista para cachorro!

Por que o dentista para cachorro é importante?

A prevenção é a melhor solução de dentista para cachorro.

Como dissemos, a prevenção é a melhor forma de manter a saúde oral do cachorro em dia e evitar que as doenças se desenvolvam.

Por isso, o dentista para cachorro e os exames que ele costuma fazer são cruciais para garantir a saúde dentária do animal.

Mas você sabe o que envolve tais exames e o que acontece no consultório com o animal? Bem, não é muito diferente do nosso dentista e check-ups dentários que fazemos.

No entanto, é preciso checar com a clínica veterinária se eles possuem um dentista para cachorro, que é mais uma especialidade veterinária e nem todos estão aptos a fazer esses exames.

Alguns podem desempenhar alguns procedimentos, enquanto outros precisam ser especialistas na área, e vice versa. Então, lembre-se disso ao procurar por uma clínica veterinária.

Em geral, os exames dentários veterinários costumam checar:

  • Doenças dentárias
  • Dores e inchaços
  • Dentes quebrados, trincados ou lascados
  • Desalinhamento de mordida (mandíbula)
  • Infecções
  • Cistos
  • Tumores

Se você observar algum desses sinais ou sintomas no seu cachorro, não deixe de marcar um exame o mais rápido possível. Um cachorro com problema oral pode deixar de se alimentar e agravar ainda mais a situação.

Depois do exame, o profissional irá discutir as melhores formas de seguir com um tratamento adequado para resolver os problemas, caso existam.

Ele provavelmente irá indicar algum tratamento, ou o dentista para cachorro pode querer examinar mais profundamente para investigar melhor o problema, através de exames de x-rays.

Exames de limpeza dentária

A limpeza diária é a melhor medida de prevenção para não precisar de dentista para cachorro

Normalmente, a limpeza dentária e os exames são feitos através da aplicação de anestesia geral, para que o cachorro fique sedado durante todo o procedimento.

Isso porque, obviamente, o cachorro não conseguiria ficar calmo e parado sem morder, enquanto o veterinário para cachorro faz os procedimentos em sua boca.

Afinal, se nós humanos precisamos de anestesia ou ser sedados em vários procedimentos dentários, imagina um animal.

A anestesia garante a segurança do cachorro e a qualidade do serviço do profissional dentista.

Uma limpeza dentária consiste em:

  • Remover tártaros acima da linha da gengiva.
  • Retirar o tártaro abaixo da linha da gengiva usando ferramentas especiais e técnicas.
  • Polir os dentes para que dificultem a formação de placa e tártaro e sua adesão ao dente.
  • Aplicar selante para agir como escudo que ajuda a regredir o acúmulo de placa nos dentes.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta