Se você tem um cachorro ou gato em casa como membros da família, provavelmente já transformou o seu lar em um ambiente mais pet-friendly. No entanto, há vários elementos decorativos, incluindo enfeites de Natal, que você pode nem saber que são perigosos para usar na decoração.

Não há nenhum espanto em dizer que todo tutor considera o seu animal de estimação parte integrante da família, mas certas decorações que embelezam os ambientes domésticos, podem se tornar sérios perigos para um gato ou cachorro.

Mas para ajudar-lhe a identificar esses perigos, vamos listar abaixo 6 elementos decorativos que você deve evitar ter em casa, especialmente durante as festas de Natal e Ano Novo.

Confira abaixo!

1. Plantas Tóxicas

Algumas espécies de plantas podem ser perigosas para usar na decoração em casa.

As plantas são capazes de decorar qualquer ambiente e deixá-los mais leves, vivos e agradáveis. Porém, certas espécies de plantas podem ser extremamente perigosas para animais de estimação.

Muitas plantas comuns, incluindo os lírios, loendros, palmeiras sagu, tulipas, poinsettias, entre outras, podem causar vômito, diarréia e dificuldades de respiração, ou até serem fatais.

Por exemplo, os lírios podem causar insuficiência renal aguda em gatos, mesmo que ele mastigue uma única folha, beba a água da planta ou se esfregue no pólen dela.

Portanto, não tenha espécies de plantas tóxicas dentro de casa e nem no jardim se você tem um cachorro ou gato em casa.

2. Árvores internas

Árvores podem ser perigosas na decoração se não estiverem firmes no chão ou no vaso.

As árvores internas, até mesmo as de Natal, podem ser bastante perigosas para os animais de estimação. Os gatos, por exemplo, adoram subir em árvores, e uma árvore instável pode cair sobre e machucá-lo severamente.

Para aquelas espécies que estão plantadas em vasos ou no solo e exigem regas constantes, é importante nunca deixar água parada, principalmente se a terra for tratada com adubo e aditivos.

Bactérias se proliferam rapidamente em água parada, assim como os mosquitos da Dengue, podendo causar vários problemas de saúde e no estômago se o animal ingerir a água contaminada.

Por isso, o ideal é estabilizar bem as árvores em vasos pesados para que não caiam e regá-las frequentemente — sem aditivos químicos — para que os animais não tenham acesso à água contaminada.

3. Velas, incenso e aromatizadores

Velas são elementos de decoração perigosos para os animais de estimação.

Se você gosta de decorar a casa com velas, elas precisam ficar em áreas fora do alcance dos animais para que eles não se machuquem no fogo.
Um animal curioso pode facilmente se queimar ao tentar cheirar a vela, ou acidentalmente encontrar a cauda, derrubá-la e causar um incêndio.

Os gatos também possuem olfato sensível e as fragrâncias fortes de velas, incensos ou aromatizadores podem causar inflamações, resultando em ataques de asma, se forem mais suscetíveis.

Quando usar velas em casa, opte pelas feitas de soja, com pavios naturais de algodão, por produzirem menos fuligem e químicos tóxicos ao queimar.

4. Enfeites de Natal ou Halloween

Alguns efeites de Natal e outros itens pela casa podem ser perigosos se ingeridos.

Nenhuma árvore de Natal estará completa sem os seus devidos enfeites, mas elas podem ser super perigosas para os seus animais de estimação.

Os enfeites de Natal podem ser facilmente arrancados da árvore pelo animal ao passar por eles ou pelo gato que costuma andar pelos móveis e prateleiras da casa.

Alguns podem se quebrar e ser ainda mais perigosos, podendo cortar as patinhas deles ou até causar maiores estragos internos se eles os ingerirem.

Portanto, tente pendurar os enfeites fora do alcance deles ou escolha materiais que não podem lhes fazer mal e sejam inquebráveis, caso caiam pelo chão.

5. Cortinas, cordas, barbantes

Fios, cordas, barbantes, fitas, podem ser muito perigoso para os animais.

Por mais festivas que sejam as guirlandas e outros tipos de cordões decorativos que costumamos pendurar nas escadas, corrimões, lareiras, elas podem causar vários problemas de forem ingeridos ou se enroscarem no animal.

Os gatos adoram esse tipo de coisa, mas se eles ingerirem, podem causar obstruções intestinais que podem exigir cirurgia. O mesmo vale para laços de fitas, tecidos com franjas, cordas e barbantes.

Gatos adoram brincar com essas coisas, mas se engolirem podem acumular no estômago ou embrulhar os intestinos, causando sérios problemas e até fatais. Não deixe isso espalhado pela casa ou dando sopa para eles pegarem.

6. Cordões de luz ou outros fios elétricos

Os fios de luz ficam lindos na decoração, mas podem ser perigosos.

O mesmo conceito serve para os cordões de luz que usamos para enfeitar as árvores de natal, ao redor da casa ou apenas para deixar o ambiente mais convidativo.

No entanto, esses fios elétricos podem machucar os animais se eles resolverem masticar os fios, causando queimaduras, choques ou até estrangulamentos.

Os animais mais curiosos adoram se enroscar em fios, puxar e mastigá-los, como se fossem brinquedos. Utilize capas para fios ou não deixe que fiquem ao alcance deles. E sempre que deixar a casa ou for dormir, desligue da tomada.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta