Já ouviu falar em creche para cachorro?

Ter um animal de estimação é maravilhoso. No entanto, dependendo da espécie escolhida, longas horas de solidão podem representar um problema. Principalmente quando trata-se de um animal tão dependente e sociável quanto um cachorro.

Esse é, sem dúvida, o maior dilema para uma pessoa que resolve comprar ou adotar um cão. E é por isso que serviços como a creche para cachorro (também conhecida como day care) surgiram.

Cachorros, de fato, sofrem por ansiedade, solidão, medo e tristeza assim como os humanos. Ainda mais em dias como os que vivemos atualmente. Pessoas que vivem em cidades grandes, possuem uma tendência maior ao stress e falta de tempo. Ao chegarem em casa, muitas pessoas não conseguem nem se dedicar aos filhos de quatro patas como gostariam.

O que é uma creche para cachorro?

A creche para cachorro é um espaço no qual seu cachorro pode passar o dia com outros animais e cuidadores preparados para isso. O local pode oferecer diversos serviços como atividades ao ar livre, piscina, banho. Alguns têm também hotel para poder deixar o animal hospedado durante uma viagem de férias ou negócios, por exemplo.

Alguns espaços oferecem planos diários, semanais e mensais.

Quais serviços costumam ser oferecidos na Creche para cachorro?

Primeiramente, cada local possui regras, serviços e preços diferentes.

A maioria das creches para cachorros oferecem a estadia diária, serviço de banho e tosa, serviço de leva e traz. Alguns possuem hotel para estadias mais prolongadas.

Algumas creches para cachorro oferecem também serviços alternativos como massagem, fisioterapia, acupuntura, piscina e diferentes afazeres como é o caso da Casa do Equilíbrio Pet, em São Paulo.

Esse espaço, além de ter muitos serviços para animais de estimação, ainda oferece serviços aos seus tutores. Entre os serviços oferecidos estão sessões de Reiki, que podem ocorrer juntamente com o animal de estimação, Dog Yoga (uma prática de Yoga com o cão), Vinyasa Flow e Yoga na Cadeira (para quem tem problemas de estabilidade e/ou mobilidade).

Como saber se a creche para cachorro está cuidando bem do seu pet?

Algumas creches para cachorro oferecem o monitoramento online através das câmeras instaladas no ambiente como é o caso do hotel Dog Day Club. Isso ajuda, certamente, a amenizar a ansiedade dos tutores mais preocupados.

Outra opção que hoje em dia está tendo muito sucesso, é a contratação de um Dog Hero. Esse serviço pode ser contratado online. Através da internet, é possível encontrar pessoas disponíveis para hospedar animais de estimação na própria casa, garantindo, assim, uma hospedagem mais ‘caseira’. A empresa Dog Hero disponibiliza também pessoas que caminham com os cachorros.

No entanto, independente do tipo de hospedagem escolhida, recomenda-se uma boa pesquisa sobre o local e seus profissionais. Além disso, é necessário entrar em contato com os gestores do local ou o anfitrião Dog Hero para que informem as próprias regras de hospedagem.

Existe uma seleção de hóspedes nas creches para cachorro?

Sim, uma seleção é necessária. No entanto, depende da creche escolhida. A creche ‘Atividades Pets Lika Salles’ da região Oeste de São Paulo, por exemplo, antes de aceitar os animais para o Day Care ou hospedagem já deixa algumas regras importantes claras:

  • Cães machos adultos são aceitos. Apenas se castrados;
  • As fêmeas não podem estar no período do cio;
  • Não são aceitos animais que apresentam sinais de agressividade a outros cães ou humanos;
  • As carteirinha de vacinação deve estar completa e em dia (as vacinas exigidas são a V8 ou V10, Raiva, Giárdia e Gripe).
  • Vermifugação trimestral em dia
  • Aplicação de anti-pulgas e carrapatos na entrada da estadia.

Além disso, a Dra. Lika Salles, responsável pelo espaço, solicita a alimentação que o animal está acostumado a comer e acessórios como guia e coleira.

Todas essas exigências são de extrema importância para oferecer segurança e uma estadia tranquila a todos os animais e aos tutores.

Por que deixar seu pet numa creche para cachorro?

Cães são animais sociáveis e que precisam de atividades. Quando ficam muito tempo sozinhos, podem ficar muito tristes e ansiosos. Isso pode desencadear uma série de comportamentos indesejáveis como automutilação e/ou destruição de objetos da casa.

Por isso, a creche para cachorro é um serviço muito recomendado para animais que ficam muito tempo sozinhos em espaços confinados. De fato, no day care, eles terão:

1. Companhia

A creche para cachorro é um ambiente interativo. Geralmente no ambiente há, de fato, outros cães e profissionais que cuidam e interagem com todos. Isso leva, portanto, à distração, diversão e ao gasto de energia. Tudo isso é muito importante para a manutenção da saúde física e emocional do cachorro.

2. Gasto de energia

Todos, humanos e animais, precisam fazer exercícios para melhorar a própria saúde física e mental. Por sorte, a maior parte dos cachorros gosta de se exercitar, correr e brincar. No entanto, quando animais assim são deixados confinados em espaços pequenos como os apartamentos, ou até mesmo em um ambiente sem estímulos, o cão tende a não gastar energia.

Esse confinamento, além de provocar tédio, pode colaborar a desenvolver problemas de saúde como obesidade (por falta de exercício) e problemas comportamentais, como a ansiedade de separação.

Deixar um cachorro em um espaço como creche para cachorro, fará com que tenha distração e estimulo por muitas horas, fazendo com que gaste energia. Dessa forma, é possível prevenir os distúrbios mencionados acima. Além disso, o gasto de energia leva a benefícios psicológicos já que o animal terá atenção, cuidado e companhia o dia todo.

3. Socialização

A creche para cachorro é sem dúvida um ambiente cheio de informações para um animal.
Cachorros que passam tempo em estabelecimentos do gênero,  se acostumam com os diferentes cheiros e cores e começam, gradualmente, a serem mais receptivos às mudanças e socialização.

O resultado será, sem dúvida, um relacionamento melhor tanto com os outros cães, como entre as pessoas ao seu redor.

4. Reconhecimento precoce de problemas de saúde

Quando passamos muito pouco tempo com nossos animais, podemos não perceber determinadas mudanças de comportamento ou alterações físicas tão rapidamente.

O serviço de Day Care ajuda muito nesse aspecto também. De fato, sempre há alguém com seu animal de estimação durante o dia, e podem informar mais rapidamente caso haja alguma anormalidade. Por exemplo, se o animal está apático, se não está comendo, se apresenta dificuldades para urinar ou fazer cocô. Todos esses são dados muito importantes.

Alguns estabelecimentos, além de tudo, possuem também uma espécie de check-up diário, onde é visto se existem pulgas, arranhões ou qualquer outra anormalidade.

Creche para cachorro – uma alternativa saudável

Como vimos, a creche para cachorro é uma alternativa ótima para quem não tem tempo para ficar o quanto gostaria com o próprio pet. Para quem pode investir é, sem dúvida, uma alternativa segura, confortável e ótima para ambos (tutor e animal de estimação).