Menu fechado

Como a popularidade entre raças caninas vem mudando

popularidade-cachorros7

De acordo com uma pesquisa realizada pela AKC, americanos costumam comprar cerca de milhão de cães de raça pura todos os anos, que variam desde os maiores como o Great Dane até os menorzinhos, como o pequeno Affenpinscher.

Todas estas raças são registradas na AKC ao longo desses anos, que tem a função de categorizá-las e totalizar todas elas — resultando nada mais nada menos que em mais de 150 raças diferentes. No Brasil, assim como em alguns outros países, como Inglaterra e Canadá, o fenômeno quase que se repete ou segue o mesmo padrão, com exceção de uma raça ou outra.

popularidade-cachorros8
Menina agarrada em um abraço apertado com seu Golden Retriever

Ao observar a pesquisa nota-se uma profunda mudança em popularidade entre as raças ao longo dos anos. Como não há uma pesquisa oficial como essa feita no Brasil pelas entidades cinófilas brasileiras, tomamos por base estes registros realizados pela AKC, e fizemos um apanhado voltando 80 anos antes — para descobrir que o gosto por cachorros dos americanos mudou drasticamente durante todos esses anos.

A tabela abaixo mostra as 5 raças mais populares (baseadas no total de registros pela AKC) a cada ano desde 1935 até os dias atuais.

colocar Tabela 1

Durante os anos 30, 40 e início dos anos 50, o Cocker Spaniel liderou o topo da lista, superando os Terriers, Collies e Beagles. Depois de um breve auge vivido pelo Beagle de 1954 a 1959, o Poodle liderou o primeiro lugar por mais de duas décadas — e o Pastor alemão ganhou destaque como segundo colocado.

popularidade-cachorros5
Poodle adulto apricot no colo da sua dona

Em 1991, o Retriever do Labrador se tornou o cão mais popular — e pelos 25 anos seguintes manteve o seu trono. O Cocker Spaniel, que uma vez já foi o cão favorito dos americanos, hoje ocupa o 31o lugar.

“Reviravolta cultural”: por que algumas raças caninas se tornam tão populares

popularidade-cachorros2
O famoso e travesso Beagle – uma das raças mais populares nos anos 50

Por mais de 80 anos, o gosto dos americanos por cachorros de raça mudou completamente. Apenas um único cão entre os 5 primeiros em 1934 — o Beagle — ainda permanece entre os primeiros até hoje.

Por muitos anos, os cães menores estiveram na moda; hoje cães de porte médio a grande lideram a lista. Mas o que pode explicar estes modismos? Qual a razão para que certas raças se tornem mais populares que outras?

popularidade-cachorros3
O Collie foi famoso por muitos anos por causa do filme “Lassie”

Em um estudo feito em 2014, “Cachorros estrelas de cinema e popularidade de raças caninas: um estudo sobre a influência da mídia na escolha”, o pesquisador americano Stefano Ghirlanda afirma que a cultura pop — principalmente filmes estrelados por cães — é capaz de ter grande influência nas preferências de raça de seus proprietários.

(colocar gráfico)

No gráfico acima, por exemplo, podemos notar uma ascenção dos Collies em cerca de 1.944 o que coincide com a popularidade das séries cinematográficas de muito sucesso, inclusive aqui no Brasil, alguns anos mais tarde, conhecidas por “Lassie” (de 1943 a 1951), em que um Collie heróico e salvador era o protagonista.

popularidade-cachorros9
Garoto com o seu Golden retriver muito popular por conta dos filmes americanos como “Airbud”

Da mesma forma que, “Homeward Bound” ou “A Incrível jornada” (1993) e Air Bud (1997), dois filmes em que cães estrelavam como protagonistas, parecem coincidir com o aumento em popularidade do Labrador e Golden Retrievers.

Embora não estejam visíveis entre os 5 primeiros da lista, os Dálmatas também viveram o seu auge depois do lançamento do filme 101 Dálmatas em 1961 e do seu relançamento em 1996. O Collie de nome Lassie foi a estrela de muitos filmes e ajudou muito a transformar o Collie em uma raça popular nos anos 1940 e 50. Mas ainda há uma hipótese muito mais abrangente para a popularidade de certas raças.

Em 2004, Hal Herzog, professor de psicologia, publicou um artigo na Royal Society, uma associação de cientistas mundiais e uma das mais antigas academias científicas americana que, entre outros propósitos, publica artigos sobre ciências biológicas.

Em seu artigo, o professor explicava o que ele mesmo chamou de efeito “reviravolta cultural”: os donos de cães tendem a imitar as escolhas de outros — vizinhos, amigos, celebridades, ao invés de estudar as diferentes variedades de raças de seu interesse.

popularidade-cachorros4
O alegre Beagle líder em popularidade por muitos anos

Herzog, através de análises de informações, também concluiu que as raças gozam de apogeus de aproximadamente 25 anos, que normalmente permitem de duas a três gerações de cães até que a raça passe de novidade à ultrapassada. Com isso, de acordo com o artigo do professor, o Labrador estaria mais perto do fim do seu reinado, como demonstra a lista em que está exatamente no topo por 25 anos. Contudo, Gina DiNardo, que atualmente é a vice presidente da AKC, diz que isso NÃO irá acontecer tão cedo.

Tabela 2 – As raças caninas mais populares na história moderna Americana


Total de anos mantendo-se como a raça mais popular (1935-2015)

Cocker Spaniel Americano/Inglês – 26 anos
Retriever do Labrador – 25 anos
Poodle – 23 anos
Beagle – 06 anos
Boston Terrier – 1 ano
Fonte: dados de registros da AKC

Por que o Labrador retriever é tão popular?

popularidade-cachorros
Labrador retriever preto

De acordo com DiNardo os americanos amam o Lab neste momento, e ela não vê sinal algum de que isso irá mudar tão cedo. O Labrador é também uma das raças mais populares no Reino Unido e na Austrália — no mundo inteiro, até no Brasil — e por muitos.

DiNardo afirma que a popularidade do Labrador é simples: é uma raça incrivelmente versátil que até donos inexperientes e de qualquer idade conseguem comandar e conviver.

popularidade-cachorros6
O charme incontestável do filhote Golden Retriever

De acordo com ela, Labs são fáceis de serem treinados e ainda se dão bem tanto com adultos, e crianças como com outros animais, são fáceis de agradar e possuem uma disposição gentil, alegre e amiga. Eles soltam pêlos, mas não em demasia, são excelentes na água e as pessoas podem viver com eles em qualquer que seja o ambiente — cidades, campo, apartamentos, casas.

Estas características vem ajudando o Labrador manter-se no topo da lista das raças mais populares por 25 anos — mesmo assim, historicamente, o Lab não é a raça mais popular.

Embora o Cocker Spaniel há muito tempo que já não é o cão de raça favorito dos americanos, ele ainda possui o recorde de mais anos no topo da lista, graças ao seu reaparecimento durante os anos 1980s. Segundo DiNardo, o Lab ainda ficará no topo por muito tempo.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio: