Todo tutor ama seus animais de estimação, mas nada como ficar em casa com eles quando eles estão limpinhos e cheirosos. Para isso, não basta apenas manter uma rotina de banhos e tosas no petshop, mas também incluir seus pertences de uso diário na rotina da limpeza, como lavar cama de cachorro, roupas, entre outros objetos.

Essa atitude não só vai deixar tudo cheirando bem, como também vai ajudar a manter a sua casa mais limpa e higiênica.

Isso porque o cachorro traz agarrado em seu pêlo muitas sujeiras, germes e bactérias que ficarão impregnadas na cama em que ele dorme, ou no sofá que ele costuma subir para ficar com você.

Até porque, se você não manter a limpeza da caminha de cachorro regularmente, de nada vai adiantar levá-lo para tomar banho, pois o cheiro ficará impregnado nele de novo. Então, esses cuidados se tornam essenciais!

Leia abaixo para saber como lavar cama de cachorro, roupas e outros objetos podem ser facilmente incluídos na sua rotina de limpeza doméstica.

Vem com a gente!

Qual deve ser a frequência da rotina de limpeza?

A rotina de limpeza dos itens pessoais do cachorro deve ser frequente.

Já sabemos que devemos manter todos os objetos e acessórios do cachorro limpos se quisermos que a casa e o animal continuem cheirando bem.

Para isso, lavar a cama do cachorro, bem como roupas, cobertores e outros itens na máquina de lavar é muito mais fácil, prático e higiênico.

Por isso, quando for comprar não só a cama, mas outros acessórios para o seu cachorro, opte por aqueles que podem ser lavados na máquina.

Isso deve fazer parte da sua rotina de limpeza nos afazeres domésticos, não só para evitar o cheiro característico de cachorro, mas para evitar também a propagação de germes, bactérias, parasitas e agentes patogênicos prejudiciais à sua saúde e do animal.

O ideal é que a lavagem seja semanal, pois quanto mais regular for a limpeza, mais fácil será manter todos esses itens sempre limpos e livres de germes.

Além disso, é bom também aspirar a cama regularmente com o aspirador de pó, principalmente antes de colocar na máquina, para evitar que a máquina fique cheia de pelos e sujeiras.

A aspiração pode ser feita todos os dias, especialmente se o seu cachorro for daqueles que solta muitos pelos ou se você for alérgico.

Veja como lavar cama de cachorro, roupas e outros itens na máquina abaixo!

Como lavar cama de cachorro e roupas na máquina

É preciso saber como lavar cama de cachorro na máquina antes de começar a limpeza.

Já vimos que a limpeza da cama de cachorro e outros acessórios deve ser frequente, de preferência semanal. E para isso, você pode usar a máquina de lavar, seguindo as etapas abaixo:

  • Aspire a cama de cachorro antes de lavar para remover a maior parte dos pelos, a fim de tornar a lavagem mais fácil e eficaz, evitando ter que tirar muitos pelos da máquina de lavar ou de outros itens lavados juntos;
  • Se for necessário, aplique um pré-tratamento para remoção de manchas mais pesadas com produtos específicos, esfregando e deixando agir alguns minutos antes de colocar na máquina;
  • Verifique com o fabricante se a cama pode ser colocada inteira na máquina ou se ela possui partes removíveis que possam ser separadas;
  • Junte os outros itens, como cobertor, panos, toalhas de banho e coloque tudo junto na máquina;
  • Utilize um sabão em pó ou líquido que tenha propriedades antibactericidas e maior poder de limpeza;
  • Escolha um programa da máquina que corresponda ao ciclo de lavagem indicado pelo fabricante e, se possível uma temperatura mais alta para ajudar na remoção de germes;
  • Não deixe de usar uma amaciante na hora certa do ciclo para uma carinho extra confortável nas fibras e um cheirinho agradável;
  • Na hora de secar, verifique se ela pode ser colocada em máquina de secar ou se deve secar naturalmente no varal.

Como lavar cama de cachorro e cobertores à mão

Você deve entender também como lavar cama de cachorro à mão.

Caso a cama de cachorro não puder ser colocada na máquina de lavar, repita os dois primeiros procedimentos acima antes de encher o tanque ou a bacia com água morna.

Adicione o sabão na quantidade especificada na embalagem, e dissolva todo ele antes de colocar a cama e outros itens dentro do tanque ou bacia.

Certifique-se de que tudo está encharcado e submerso, deixando ficar ali de molho por uns 10 minutos.

Passado o tempo, esfregue tudo com uma escova de cerdas macias, concentrando nas áreas mais sujas ou manchadas.

Deixe novamente de molho por mais alguns minutos e enxágue bem, removendo todo e qualquer resíduo de sabão.

Depois é só torcer tudo para retirar o excesso de água e deixar secando naturalmente pendurada no varal.

Como tirar pelo de cachorro da máquina de lavar

Muitas vezes, nem com uma boa aspiração você consegue remover todos os pelos que ficam agarrados na cama de cachorro, roupas e cobertores.

Por isso, é provável que o tambor ou filtro do equipamento acumule uma certa quantidade de pelos de cachorro.

Neste caso, antes de usá-la novamente faça uma limpeza mais minuciosa na máquina de lavar roupas, enxaguando com água em abundância para que os pelos ali não sejam transferidos para a sua próxima lavagem ou danifique a máquina.

Como escolher a cama de cachorro ideal?

É preciso saber escolher a cama de cachroro ideal para não ter problemas e facilitar a limpeza.

Há muitos modelos de camas de cachorro disponíveis no mercado, sendo que a maioria é lavável e possui partes removíveis que podem ir para a máquina de lavar.

Sendo assim, quando você for comprar a cama para o seu cachorro, opte por esse modelos para facilitar a sua vida em casa.

Além da praticidade, a lavagem na máquina proporciona uma limpeza mais completa, sendo possível até incluir ciclos de higienização mais completos.

Há modelos com almofadas, espumas e capas removíveis. Escolha aquela que puder lavar todas essas partes, mesmo tendo que ser separadas., senão o cheiro ficará impregnado na cama da mesma forma.

Você pode também impermeabilizar as partes da cama que não são removíveis ou que não possam ser lavadas na máquina.

Assim, você consegue pelo menos passar um pano úmido nelas, protegendo o enchimento interno da sujeira e do mau cheiro.

Pronto! Agora você sabe como lavar cama de cachorro, roupas e outros itens pessoais dele, e vai poder ter a casa e o seu cachorro sempre limpos e cheirosos.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta