Não importa se o seu cachorro é adulto ou filhote, cada atividade que vocês se engajarem juntos será uma boa oportunidade para criar uma forte relação entre vocês. Ou seja, cada forma de interação é uma oportunidade de fortalecer o vínculo com cachorro já existente.

São tantas as coisas que você pode fazer para fortalecer ainda mais o seu vínculo com cachorro. Um gesto, um simples afagar, um carinho diário, tudo isso ajuda. No entanto, cuidar você mesmo do seu cachorro diariamente é uma das melhores coisas que você pode fazer para apertar ainda mais esse laço entre vocês. Como por exemplo, escovar seus pelos, limpar seus olhos e orelhas, dar banho, tudo isso é capaz de confortar e agradar muito o seu cachorro se ele for acostumado desde cedo.

Cuidado e convívio diário fortalecem o vínculo com cachorro

Existem mil e uma formas de fortalecer o seu vínculo com cachorro apenas convivendo de perto com ele. Isto é, basta deixar que o convívio e os cuidados diários façam parte da rotina de vocês.

Por exemplo, as brincadeiras e as atividades físicas apropriadas permitem compartilhar a natureza alegre do cachorro através de movimento e jogos. Isso é essencial para o desenvolvimento dele, além de ser uma excelente forma dele se conectar à você. As atividades não só fazem bem à saúde do cachorro e o mantém saudável como também ajudam a criar este vínculo de cooperação entre vocês.

Atividades competitivas também são excelentes. Isot é, o tempo dispensado em treinamento de agilidade e obediência melhora o seu relacionamento enquanto permite que o cachorro ganhe confiança em si mesmo. Pois, ao completar as tarefas, o cachorro ganha a sua aprovação, recebe elogios e recompensas, ficando satisfeito. Isso faz com que ele tenha um sentimento positivo quanto a interação entre vocês.

No entanto, tente não prolongar as sessões de treinos ou atividades por tempo demais, para que o cachorro possa focar toda a sua capacidade de atenção. Da mesma forma, sempre termine em nota alta assim que ele completar um comando bem e ganhar o seu prêmio.

O poder das ações ao estabelecer vínculo com cachorro

Vínculo com cachorro: Daschhund dormindo na cama debaixo das cobertas com seu dono. (Crédito/Copyright: “dogboxstudio/Shutterstock”)


Os cães entendem e aprendem através das consequências que seguem suas ações. Premiando um bom comportamento com elogios, atenção e recompensas, você estará reforçando tanto o comportamento como o vínculo entre vocês. Além disso, ainda contribui com o senso de auto-confiança dele e de seu lugar na estrutura da família.

Se o comportamento do cachorro não for adequado, deixe claro para ele em um tom de voz firme e negativo. Intimidação, crueldade ou qualquer tentativa de machucá-lo irá trair a confiança dele. Isso ainda pode danificar o vínculo entre vocês e pode levá-lo a tornar-se medroso.

Cães vem para nós com um senso natural de ordem e uma disposição para reconhecer os seres humanos como seus superiores. Em resposta, nós precisamos reforçar a nossa posição com uma liderança confiante e consistente.

Entender o ponto de vista do cachorro com relação ao mundo ao seu redor e sendo um líder firme e consistente permitirá que ele amadureça o seu potencial por inteiro. Além disso, ainda fará com que o vínculo entre vocês continue se desenvolvendo para o resto da vida.

Como fortalecer vínculo com cachorro filhote

Vínculo com cachorro: Mulher com filhote de buldogue francês no colo. (Crédito/Copyright: “DuxX/Shutterstock”)


Estabelecer um vínculo com cachorro filhote é mais fácil e natural. Ao deixar para trás a autoridade da mãe com cerca de 8 semanas, o filhote passa a enxergar o humano como seu líder de boa vontade.

Lembre-se que tirar os filhotes da ninhada mais cedo que 6 semanas faz com que o filhote perca uma parte importante da experiência de “ninhada” fazendo com que ele tenha sempre dificuldade em se relacionar com outros cães, e até humanos.

Você reforça esta tendência natural dando a sua atenção de forma calma, paciente e consistente, permitindo que o filhote se ajuste às novas rotinas. O filhote estará ansioso para confiar e criar vínculos e com isso responderá de maneira positiva aos seus cuidados.

  • Forneça um local seguro, como um cercadinho ou que seja quieto e à prova de filhotes.
  • Construa a confiança dele com expectativas ambíguas e tratamento gentil. Filhotes são fáceis de intimidar, seja cuidadoso ao treiná-los.
  • Um “não” firme normalmente é suficiente quando a disciplina é necessária.

Como fortalecer vínculo com cachorro adulto

Vínculo com cachorro: Mulher abraçando cachorro Labrador Retriever. (Crédito/Copyright: “Halfpoint/Shutterstock”)


Estabelecer um vínculo com cachorro adulto pode levar mais tempo, especialmente se ele está vindo de um passado problemático. Mesmo assim, todo esforço é válido. Se possível, procure saber ao máximo sobre o passado dele. Como por exemplo, o tipo de estilo de vida que tinha para evitar repetir sem querer más experiências.
  • Assegure a sua liderança sem confronto;
  • Seja claro e firme com suas expectativas;
  • Seja paciente.

Para saber mais sobre esse asunto, acesse os links externos abaixo:

wikiHowComo criar um vínculo com seu cachorro
Tudo sobre CachorrosComo fazer um cachorro gostar de você
Cães OnlineCriando vínculos com o seu cão

Por Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Perguntas & Respostas

  1. Adorei seu post!

    Recentemente fiz um post dando dicas valiosas de como começar um negócio de laços para pets, em casa, sem complicação e legalmente, a galera está gostando muito!

  2. Ando pensando em ter um cachorro. Estou pesando os prós e contras. Foi legal ler esse artigo.

  3. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

Deixe uma resposta