como-estimular-mente-cao
(Crédito/Copyright: “Lunja/Shutterstock”)

Como estimular a mente do seu cão

Para que o seu cão tenha uma vida completamente saudável e feliz é preciso não apenas de uma boa alimentação e exercícios físicos diários, mas de boas oportunidades para estimular mais a sua mente e aguçar ainda mais a sua inteligência.

Mesmo que o seu cão não costume passar o dia inteiro sozinho, sem nada para fazer, é preciso criar mais oportunidades para desenvolver o raciocínio dele para que ele seja capaz de resolver problemas. Hoje em dia existem truques e até alimentos que ajudam a aprimorar a inteligência do seu cão. Além dos populares esportes caninos, o mercado hoje possui todo tipo de brinquedos de vários formatos para estimular a atenção do seu cãozinho.

estimular-mente-cachorro
Weimaraner filhote brincando com seu brinquedo de pano (Crédito/Copyright: “bmf-foto.de/Shutterstock”)

O segredo é mantê-lo ocupado com brinquedos e atividades que possuem reforço positivo. O animal deve ser persuadido a se interessar a realizar algo em troca de algo prazeroso. Os brinquedos conhecidos por dispensadores de alimentos trazem buraquinhos que podem esconder petiscos caninos para que o cão tenha de se esforçar para tirar o alimento de dentro dele.

Há outros que são como quebra-cabeças e são capazes de manter o cão entretido por longos períodos. Há ainda aqueles brinquedos que podem ser confeccionados em casa, de maneira fácil e barata, e que funcionam tão bem quantos os outros.

estimular-mente-cachorro
Jack Russel Terrier brincando no jardim com seu brinquedo (Crédito/Copyright: “alexei_tm/Shutterstock”)

Por exemplo, com uma garrafa pet vazia ou com uma caixa de papelão você pode muito bem produzir um destes dispensadores de alimentos – Você coloca um petisco dentro da garrafa ou da caixa, fecha bem e faz alguns furos. O cão vai aprender que, com mordidas e patadas suficientes ou até destruindo a caixa ou a garrafa, ele consegue pegar o petisco.

Alguns veterinários também sugerem formas criativas de servir a comida. Ao invés de colocar a comida direto no pote, colocar em lugares em que o cão tenha de trabalhar pela ração e usar o faro.

estimular-mente-cachorro
Dobermann no jardim com brinquedo na boca (Crédito/Copyright: “K.A.Willis/Shutterstock”)

Especialistas também afirmam que para que o seu animal fique cada vez mais atento, o seu dono deve sempre motivá-lo durante as brincadeiras. Como por exemplo, dar nomes aos objetos e repetir inúmeras vezes a palavra ao jogar o brinquedo para o cão buscar. Uma hora a palavra irá fixar em sua mente e ele saberá identificar o objeto quando usar a palavra novamente.

Mas não é só isso, para que o seu cão tenha um desenvolvimento mental adequado, uma nutrição específica deve ser fornecida à mãe do animal, enquanto o filhote ainda está na barriga (como se fosse um cuidado pré-natal) e depois até que ele complete um ano após o seu nascimento.

estimular-mente-cachorro
Weimaraner adulto com bola de borracha na boca (Crédito/Copyright: “John Kershner/Shutterstock”)

Alguns ácidos graxos, como o ômega 3, presentes em óleos de peixe, são essenciais para o bom desenvolvimento do tecido neurológico e da visão visual do animal – é sempre bom procurar por rações industrializadas que tenham este ingrediente em sua composição.

Com tudo isso em mente, aliado a todo o amor, carinho e atenção que só o seu dono e sua família pode dar à ele, não tem cachorro no mundo que não seja completamente saudável e feliz, e que ainda viva por longos anos à fio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *