Assim como os comedouros para cachorro, outro item que não pode faltar em qualquer casa que tenha um ou mais felinos é o comedouro para gatos. Ele é fundamental não só porque serve para armazenar o alimento, mas para garantir a saúde e o bem estar do animal.

Isso porque além dos modelos mais básicos e tradicionais, alguns podem ter altura regulável, oferecer opção de bebedouro acoplado, liberar a comida aos poucos, interagir com o animal, ser reabastecidos de forma automática e até serem programados.

Não importa a quantidade de funções especiais, o comedouro é essencial para que o animal tenha uma alimentação saudável e regrada. Isso vai fazer com que ele fique no peso ideal e consiga absorver todos os nutrientes do alimento de forma adequada, já que muitos conseguem preservar a integridade do alimento, mantendo-o fresco e livre de sujeira.

Além disso, eles trazem muito mais comodidade aos donos, pois evitam que o animal faça sujeira pela casa ao espalhar o alimento ou carregá-lo ao redor. Eles podem ser encontrados por diferentes valores, assim como em inúmeros modelos diferentes, dependendo das funcionalidades que você procura.

E como essa variedade é bastante grande, selecionamos alguns modelos bem legais abaixo, incluindo também uma pequena análise e um guia de compras para você não se atrapalhar na hora de escolher o melhor para o seu bichano.

Confira!

Alimentador Eletrônico Programável para Gatos – Lorben

Se você procura por um comedouro para gatos prático e eficiente, este modelo é top de linha, pois é do tipo alimentador automático, que pode ser previamente programado para controlar os horários de alimentação e até os tamanhos das porções que serão servidas ao animal.

Para isso, basta colocar a ração dentro do dispenser e programar, podendo até gravar uma mensagem de voz chamando o seu gato ouvir e ir comer. Além da comodidade, ela ajuda a prevenir a obesidade felina, além de garantir que ele se alimente corretamente mesmo quando você não estiver em casa. A capacidade do seu reservatório é de 5 litros (de 2kg a 2,5kg).

comedouro para gatos lorben

 

Comedouro para Gatos Automático – Truqys

Esse modelo de comedouro para gatos parte do mesmo princípio que o modelo acima, só que de um modo bem mais simples. Basta acoplar o reservatório de ração à bandeja com abertura, que ele vai liberando a ração de maneira automática, à medida que os grãos disponíveis na bandeja vão acabando. Muito simples e prático, mesmo não sendo programável ou digital. Super eficiente para quem fica pouco em casa ou não costuma estar nas horas das refeições.

comedouro para gatos truqys

 

Comedouro para Gatos Duplo Regulável – Gastrobel

Embora muito tutor não saiba, o ideal é que o comedouro para gatos fique 10 cm abaixo do seu focinho, para trabalhar melhor a ingestão dos alimentos, enquanto ele se alimenta, evitando que o animal aspire a comida.

É importante também que ele esteja um pouco acima do nível do chão para não forçar o pescoço do animal e para formar um ângulo adequado ao mastigar e engolir o alimento. Pensando nisso, esse modelo de comedouro para gatos desenvolveu o formato ideal para que ele possa ser ajustável e fácil de montar.

É também uma excelente opção para os gatos mais idosos, que possuem dificuldades em se movimentar e precisam evitar qualquer tipo de esforço. O modelo pode ser encontrado em diferentes cores, com tigelas feitas em aço inox, podendo suportar cerca de 1 kg de ração. Ele vem com duas tigelas, uma para ração e outra para água.

comedouro para gatos gastrobel

 

Comedouro para Gatos São Carlos – Gatomoderno

Já esse modelo de comedouro para gatos também é do tipo suspenso, mas é composto por um conjunto de suporte em acrílico e prato fundo de cerâmica, do tipo bowl. O seu suporte conta com a altura ideal para o seu animal poder ingerir o alimento de forma adequada.

Dessa forma, ele ajuda a preservar as articulações do pescoço e evita problemas gastrointestinais, assim como o regurgitamento após se alimentar. Além disso, também pode ajudar a evitar a acne felina e possíveis alergias.

O prato Prato tem 4 cm de profundidade e boca mais larga para preservar os bigodes, podendo suportar até 100 gr de ração seca, aproximadamente ou de 300 ml de água.

comedouro para gatos moderno

 

Comedouro e Bebedouro para Gatos – Arte Quadro

Neste modelo, o comedouro para gatos vem acompanhado também do bebedouro, em duas tigelas de inox presas a uma suporte em MDF resistente em formato de espinhas de peixe nas laterais.

Super moderno e divertido, além de ser muito prático e na altura ideal para evitar problemas gastrointestinais ao se alimentar. Ele pode ser pintado na cor que voc6e desejar, desde que a tinta usada seja atóxica e não descasque.

comedouro para gatos madeira

 

Alimentador Automático para Gatos Inteligência – Magma Br

Esse alimentador Automático da Magma Br foi criado não só para alimentar o seu gato, mas também para ajudar no desenvolvimento da sua inteligência. Ele permite que o animal determine a quantidade de alimento que deseja, desenvolvendo a sua inteligência, coordenação motora e lógica, além de conseguir entreter e aliviar o stress do animal.

É possível armazenar até 1,8 kg de ração ou 3.8L de água, de forma protegida e evitando efetivamente a deterioração do alimento devido à exposição prolongada ao ar. Basta preencher o galão de alimento e através de toques na alavanca bastante sensível, ele libera aos poucos o alimento, evitando excessos.

Ele possui uma base antiderrapante para não se mover enquanto o animal puxa a alavanca, ideal para quando o tutor não está em casa. Indicado para gatos e cães de Pequeno/Médio porte. *Não recomendado para rações grandes.

comedouro para gatos inteligencia

 

Alimentador Eletrônico para Gatos Eatwell Plus – Petsafe

Esse é um modelo de alimentador eletrônico mais sofisticado, ideal para quem não costuma ficar em casa ou precisa viajar de vez em quando. Basta colocar ração antes de sair de casa e o alimentador fornecerá a comida conforme programado.

Esse modelo PLUS possui 5 compartimentos, é totalmente digital, permitindo programar diferentes combinações, até todas refeições para serem feitas no mesmo dia, ou uma por dia durante cinco dias, entre outras.

O Alimentador Eletrônico Eatwell Plus opera por meio de pilhas para garantir que o animal não fique sem alimento caso falte a energia. A operação é rápida e fácil, bastando encher os compartimentos com a ração e definir a hora em que cada um deles irá girar para disponibilizar o alimento.

O Alimentador Eletrônico Eatwell Plus fornecerá a ração para o animal na hora programada, mantendo-o alimentado pelo tempo que for necessário. É possível programar até cinco refeições na hora exata em compartimentos de 250ml cada. ele é feito em plástico resistente de alta durabilidade BPAfree, sendo que os compartimentos são todos removíveis para facilitar a higienização.

comedouro para gatos petsafe

 

O que é um comedouro para gatos?

Ter um animal de estimação em casa, seja ele um gato ou cachorro, exige alguns cuidados básicos tanto para o conforto dele quanto para o seu. Afinal, todo animal tem suas necessidades básicas, assim como os seres humanos, eles só são mais dependentes.

Por isso, é preciso que saibamos respeitá-los, a fim de criarmos um espaço agradável para eles poderem conviver de forma saudável em casa conosco.

Com os gatos não podia ser diferente, principalmente com relação à alimentação. Eles são animais mais independentes, não deixa de ser verdade, mas dependendo de onde você mora, ele não vai poder sair por aí a procura de comida.

Portanto, o comedouro para gatos vai lhe ajudar a colocar as refeições para ele em um local específico, nos horários que você determinar. Assim, não vai faltar comida pra ele quando ele sentir fome.

Os comedouros para gatos tradicionais são semelhantes às tigelas ou bowls, normalmente objetos simples e práticos, para armazenar o alimento e a água do animal.

Vantagens do comedouro para gatos

Uma das principais vantagens do comedouro para gatos é garantir um ambiente organizado e limpo, determinando um local fixo e específico para o animal se alimentar.

Além disso, o comedouro faz com que o seu gato se alimente da maneira correta, comendo apenas as porções necessárias e no horário certo, evitando assim a obesidade.

Sem falar que os comedouros podem ser encontrados em diversas versões e em vários valores para atender a todos os gostos e necessidades quanto à questões de funcionalidades e estética.

A única desvantagem é a necessidade de higienização frequente, pelo menos duas vezes por semana, principalmente nos modelos que contam com reservatórios maiores.

VantagensDesvantagens
Determina um local específico, organizado e limpoPrecisa ser lavado semanalmente
Garante porções adequadasModelos automáticos custam mais caro
Possuir diversas opções e preços variadosAlguns podem ocupar mais espaço

Principais tipos de comedouro para gatos

comedouro para gatos

Para escolher o melhor comedouro para gatos é preciso entender como funcionam todos os tipos.

Há uma grande variedade de comedouros para gatos disponíveis hoje em dia no mercado, de diferentes estilos, tamanhos, modelos e cores. Como é um item essencial na na rotina do animal, os fabricantes estão sempre buscando inovar ao apresentar produtos cada vez mais eficientes e com funcionalidades muito úteis.

Mas para a fazer a melhor escolha, é preciso entender quais são os principais modelos de comedouro para gatos, como funcionam e para quais situações são mais indicados, além das variações de preços.

Veja só:

Comedouro comum:

Esse é o modelo mais tradicional que existe e uma das escolhas mais populares entre muitos tutores. Afinal, é simples e cabe em qualquer cantinho. No entanto, é o tipo de recipiente que requer abastecimento diário e mais de uma vez por dia. Portanto, é ideal para quem costuma passar mais tempo em casa e pode fazer isso.

Comedouro suspenso:

O comedouro suspenso é semelhante ao modelo comum, com a vantagem de ser suspenso do chão, de diversas formas: por ganho ou por ter uma base mais alta. O objetivo da estrutura é evitar que o gato se abaixe tensionando os músculos do pescoço para comer.

A posição um pouco mais alta evita problemas gastrointestinais, como refluxo, vômito e outros problemas digestivos. Ideal para animais idosos e com problemas desse tipo.

Alimentador:

O alimentador é um tipo de comedouro que não precisa ser abastecido diariamente, mas que traz algumas facilidades bem interessantes. Em geral, os modelos trazem um recipiente com um tubo ou uma boca mais larga conectado à uma bandeja de alimentação.

É nesse recipiente, uma espécie de galão, que a ração é depositada para ser liberada aos poucos, à medida que o gato vai se alimentando. Quando o alimento da bandeja acabar é só reabastecer, que eles descem novamente.

Esse tipo é mais indicado para quem passa muito tempo fora de casa, principalmente nos horários de refeições. Mas é preciso lembrar que é preciso tomar cuidado, pois não há controle de porções.

Alimentador eletrônico:

Já o alimentador eletrônico é como o tipo de comedor anterior, só que bem mais moderno, pois funciona sozinho depois de ser programado. Ele é capaz de liberar o alimento em porções programadas, inclusive em quantidade e horários. Alguns modelos, permitem até gravar uma mensagem de voz chamando seu animal para comer.

ComedouroEstruturaPraticidadeIndicaçãoCusto
ComumPotinho simplesSimplesAlimentação livreBaixo
SuspensoSuspenso ou com base altaSimplesNecessidades especiaisBaixo
AlimentadorReservatório com bandejaAltaGatos que ficam sozinhosMédio
Alimentador eletrônicoReservatório com bandejaMuito altaGatos que ficam sozinhosAlto

Como escolher o melhor comedouro para gatos

Não é nenhum mistério escolher o melhor comedouro para gatos depois que você conhece os tipos disponíveis, mas mesmo assim, é preciso ficar atento à alguns detalhes, como por exemplo:

Modelo

O modelo do comedouro para gatos é importante ser analisado para poder escolher aquele que melhor se encaixar na sua rotina e nas necessidades do seu bichano. Só você vai poder dizer se um comedouro comum ou alimentador eletrônico é melhor ou não.

Outro detalhe importante em relação ao modelo é se ele será duplo ou individual, para poder ser usado também como um bebedouro, para não precisar comprar outro separado.

Tamanho

O tamanho é importante também porque está diretamente relacionado ao espaço disponível que você tem em casa. Em geral, os comedouros para gatos não são grandes e não ocupam tanto espaço, mas alguns modelos mais modernos podem atrapalhar um pouco a circulação do local, dependendo do seu espaço disponível.

Além disso, o tamanho do comedouro também tem a ver com a capacidade dele, ou seja, a quantidade de ração que ele vai conseguir armazenar. Assim, se você costuma passar longos períodos de tempo fora de casa, é melhor optar por um modelo que suporta grandes quantidades.

Material

O material é importante porque estará relacionado à sua resistência e durabilidade. Portanto, evite materiais muito leve e frágeis, para não quebrar facilmente. Assim como os materiais que podem manchar ou conter substâncias tóxicas.

O comedouro deve ser robusto o suficiente não só para durar bastante, mas também para não ser derrubado, arrastado e nem carregado, afinal ele não pode se mover enquanto o animal de alimenta.

Design

Esse é o único quesito que é à gosto do freguês. Embora não seja fundamental, o design deve ser levado em conta porque muito provavelmente terá que ficar à vista na casa. Além da estética, a sua funcionalidade também conta no design, pois conforto é primordial, assim como a facilidade de higienização.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posterioremnte fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta