Embora possa parecer um objeto simples, que qualquer recipiente possa desempenhar a mesma função, o comedouro para cachorro é bem mais importante do que você imagina. Aliás, é um item fundamental para a saúde do animal.

Há tempos que os comedouros para cachorro deixaram de ser velhas tigelas ou simples potes de plástico. Após muitos estudos e novas tecnologias criadas, são muitas as opções de modelos capazes de proporcionar o conforto necessário na alimentação para todos os portes e raças de cachorro.

O tamanho do comedouro é uma dos fatores mais importante, pois ele deve estar de acordo com a raça e o seu porte, além de ter de ser trocado conforme ele for crescendo e ficando mais velho.

Comedouros de materiais resistentes e pesados, ou que tenham base antiaderente ou ventosas são ideais para evitar que fiquem escorregando ou sejam carregados por eles por aí, além de oferecerem mais conforto ao animal e durarem mais tempo.

Embora a variedade seja excelente por conta das opções de escolha, isso acaba gerando mais dúvidas e pode ficar mais difícil escolher o melhor modelo. E por ser uma decisão importante que vai impactar no desenvolvimento adequado do animal, o melhor seria não errar na escolha.

Pensando em facilitar a sua vida, preparamos um guia completo para que você entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos de comedouro para cachorro e selecionamos as melhores opções do mercado.

Com isso, o seu cãozinho crescer forte e saudável, sem riscos à sua saúde!
Confira!

Comedouro para Cães Automático Digital – Hashtag Descubra

Esse modelo de comedouro para cachorro é ideal para aqueles que costumam ficar sozinhos nos horários das refeições. O comedouro da Hashtag Descubra é automático e libera a comida na programação que você inserir no painel digital.

Ele conta com três programações de refeições por dia, podendo configurar os horários e a quantidade de porções liberadas em cada uma delas. Ele tem capacidade de 5,5 litros e ainda permite gravar uma mensagem para chamar o animal na hora de comer. Inovador e bastante útil, não?

comedouro para cachorro hashtag

Comedouro para cachorro Distração de Banho – Aquapaw

Esse não é bem um comedouro convencional para uma refeição completa, mas um comedouro de distração para as horas do banho. Isso porque alguns animais costumam ficar agitados na hora de tomar banho, e esse comedouro da Aquapaw é capaz de distraí-los e acalmá-los para que você consiga realizar a tarefa mais rapidamente.

Ele possui três ventosas em cada ponta do triângulo para prendê-lo na parede do azulejo ou no chão. O centro tem um orifício com cerdas para colocar a pasta para o cachorro ficar lambendo enquanto você dá o banho. essa tarefa agora ficará bem mais divertida, prática e deliciosa!

comedouro para cachorro aquapaw

Comedouro para cachorro Duplo – NF Pet

Esse modelo de comedouro para cachorro duplo é uma excelente opção para alimentar dois cachorros ao mesmo tempo ou um deles servir água e o outro a ração, você escolhe!

Ambos os comedouros são independentes para que o alimento não entre em contato com a água, por exemplo. Mas são conectados para que sejam uma única peça, mas prática para transportar.

Ele é produzido em alumínio e tem a base em aço, materiais muito resistentes, fáceis de transportar mas não de carregar por eles. O bebedouro oferece capacidade para 250 ml de água e o comedouro 250 gramas de ração.

comedouro para cachorro NF Pet

Comedouro para cachorro com Obstáculos Slow Food – Truqys Pets

Se o seu cachorro é esganado e muito rápido para comer, esse comedouro da Truqys Pets é uma opção maravilhosa para evitar que ele tenha problemas de saúde. O seu design especial faz com que o animal coma mais devagar por conta da espiral que dificulta um pouco o alcance do alimento.

Ele tem capacidade para 250 gramas de ração, e promove uma ajuda maior na digestão do cachorro, evitando riscos de engasgo, gastrite, regurgitação, vômito e até mesmo a obesidade.

comedouro para cachorro truqys Pets

Comedouro interativo para cachorro – Omnii fast

Já esse modelo de comedouro para cachorro é interativo e ajuda a combater estresse e a ansiedade do animal, assim como ajuda a diminuir o risco de engasgos, vômitos, dilatação e torção do estômago, obesidade e outras complicações.

Ele é feito de material super resistente resistência e de alta qualidade, sendo muito fácil de montar, desmontar e lavar. Sua base é antiderrapante, evitando que a parte de baixo onde cai a comida se movimente ou saia do lugar.

O alimentador em forma de cilindro libera a comida lentamente, podendo também ajustar a altura para se adequar ao tamanho do animal, que ao girar o equipamento com a pata ou focinho para fazer cair o alimento.

A tigela também possui design exclusivo em labirinto para diminuir a velocidade com que eles devoram a comida. Isso auxilia na mastigação mais lenta, aumenta a absorção dos nutrientes, facilita a digestão e faz com que o animal se sinta satisfeito por mais tempo, ajudando a prevenir a obesidade.

Além disso, pode diminuir o risco de engasgo, gastrite, vômitos e regurgitações, além de aliviar o estresse, trabalhar a mente do animal, controlar a ansiedade, enquanto ele se alimenta e se diverte.

comedouro para cachorro interativo omini fast

Kit com bandeja para comedouro e bebedouro automáticos – Truqys

Esse é um modelo muito prático, pois acondiciona um comedouro para cachorro e um bebedouro em uma única peça através de uma bandeja super prática e fácil de limpar, evitando que tudo envolta fique sujo ou molhado. Todos os recipientes são feitos de plástico resistente, atóxico, desmontável e fácil de limpar. Ideal para quem costuma ficar um tempo fora de casa ou precisa viajar.

kit comedouro para cachorro e bebedouro com bandeja

Comedouro e Bebedouro Pet Dispenser – Formalivre

O comedouro e bebedouro para cachorro do tipo dispenser é perfeito para o seu animal que costuma ficar do lado de fora. Ele permite manter a ração seca e deliciosamente fresca, crocante e limpa.

Ele tem o mesmo princípio dos comedouros para cachroro automáticos, que vão liberando o alimento conforme ele vai sendo comido, com a reposição sendo fieta pela parte de cima.

Eles são feitos são feitos com tubos e conexões em Polipropileno (Pvc Rígido) Laqueado, de primeira linha conectados por uma placa de MDF revestido, para maior durabilidade, possibilitando uma melhor higienização e controle da quantidade de ração.

Ele é mais adequado para cães de Pequeno e Médio Porte, com capacidade de até 1,5 L de água e até 300g de ração, disponível nas cores: Branco, Amarelo, Vermelho e Preto, além de ser entregue montado.

O produto é todo desmontável, com peças removíveis, que facilitam a higienização e limpeza, além de poder ser colocado em qualquer lugar. Além disso, dificulta o acesso de insetos e outros animais indesejados, elimina a possibilidade do animal virar o pote e estragar a ração, tem capacidade de armazenamento eficiente e abastecimento facilitado, sem precisar ser diário.

comedouro para cachorro e bebdouro do tipo dispenser

Comedouro para cachorro lento Fun Feeder Outward Hound – Kyjen

Esse comedouro Lento Fun Feeder é perfeito para cães que comem rápido demais. Ele ajuda a prevenir gases e obesidade canina e está disponível em diversas cores. Desenvolvido por especialistas, desacelera o processo de alimentação, melhora a digestão aumentando a absorção dos nutrientes, diminui o estresse e ansiedade do animal, ajudando a evitar diversos problemas a saúde.

Com alta durabilidade, tem 4 pés antiderrapantes, não escorrega ou desliza, além de ser feito com materiais seguros para alimentos que são livres de BPA, PVC e ftalato. O Slo-Bowl Fun Feeder Grande comporta até 4 xícaras de ração seca, o pequeno 2 xícaras e o Mini comporta 3/4 de xícara.

Com um design de cumes elevados e labirintos, ele prolonga as refeições, mantém os filhotes engajados por até 10 vezes mais tempo na hora de comer e melhoram a digestão enquanto ajuda o animal a comer em um ritmo divertido e saudável.

comedouro para cachorro que come rápido fun feeder

O que é um comedouro para cachorro?

filhote dormindo dentro de um comedouro para cachorro

O comedouro para cachorro pode trazer mais praticidade para o dono e mais saúde para o animal.

O comedouro para cachorro é um recipiente desenvolvido de forma específica para colocar a ração do animal durante as refeições. O grande diferencial dos comedouros para as tigelas comuns que usávamos é a vantagem que cada modelo pode trazer e as suas características únicas, conforme a utilidade.

É possível encontrar comedouros automáticos, com painéis digitais para programar os horários das refeições e até mesmo gravar mensagens para incentivar o seu cão a comer: funcionalidades realmente úteis para quem fica ausente com frequência nestes horários.

Além disso, há modelos que possibilitam a interação, promovem a alimentação mais lenta, facilidade e praticidade de uso e higienização, entre muitas outras vantagens. Por isso, vale a pena considerar gastar um pouco mais na hora de escolher um bom comedouro para cachorro, principalmente se ele tem necessidades especiais que exigem mais atenção e cuidado.

Vantagens e desvantagens dos comedouros para cachorro

Os comedouros para cachorro podem oferecer várias vantagens para o animal, facilitando a rotina dele de alimentação e a sua de alimentá-lo todos os dias, como facilidade de limpeza, armazenamento, higienização, etc.

Muitos modelos possuem recipientes de armazenamento que liberam a ração gradualmente, especialmente desenvolvidos para cães que comem rápido demais ou donos que ficam fora de casa.

Por outro lado, é possível que eles também tenham algumas desvantagens, como exigir maiores cuidados para a higienização. Os modelos automáticos por exemplo, precisam estar ligados a uma rede de energia, além de custarem mais caro que os demais.

VantagensDesvantagens
Podem armazenar e liberar a ração gradualmenteExigem mais cuidados para a higienização
Podem diminuir a velocidade com que os cães comemModelos automáticos exigem bateria ou consomem energia
Ajudam no desenvolvimento dos filhotes e promovem a saúde do cãoExigem maior investimento que tigelas tradicionais

Principais tipos de comedouro para cachorro

dona oferecendo o comedouro para cachroro dálmata

Existem vários tipos de comedouro para cachorro.

Atualmente é possível encontrar três tipos principais de comedouros no mercado, embora a variação de modelos seja bem grande. Os modelos que trazem recipiente de armazenamento para cães que ficam sozinhos em casa por longos períodos são aqueles que liberam a ração conforme ela vai sendo comida – esses são os modelos mais baratos do mercado.

Já os comedouros automáticos digitais são perfeitos para quem costuma viajar e deixar o animal sozinho em casa. Eles permitem programar a quantidade de ração e os horários em que ela será liberada, podendo até avisar com gravação sonora.

E os comedouros de alimentação lenta são ideais para cãezinhos esganados que comem rápido demais. Eles possuem um design especial que ajuda a prevenir engasgos, vômitos e problemas gástricos, diminuindo até os riscos de desenvolver obesidade.

Mas além deles, existem modelos que podem ser duplos, combinados à um bebedouro; e os interativos que promovem distração e interatividade enquanto eles se alimentam.

Tipo de comedouroIndicação de usoBenefíciosPreço
Comedouros com armazenamentoIdeal para os que ficam sozinhos em casaLibera a ração conforme o animal se alimentaSão os modelos mais baratos do mercado
Comedouros automáticos digitaisPerfeito para quem precisa viajarPermite programar a quantidade de ração e horários para ser liberadaCustam mais caro que todos os outros
Comedouros de alimentação lentaPara cães que comem rápido demaisPrevinem engasgos, vômitos e problemas gástricosPossuem preço intermediário
Comedouros duplosPara quem busca praticidadePermitem alimentar mais de um animal ao mesmo tempo ou usar o outro recipiente para bebedouroTem um preço mais alto
Comedouros interativosPara cães com necessidades especiaisPromovem a saúde emocional, alimentação mais lenta e distraemTem preços variados, às vezes elevados

Como escolher o melhor comedouro para cachorro

Ao escolher o comedouro certo você vai estar garantindo a saúde do seu animal, além de tornar a hora da refeição muito mais prática para você. Mas para isso, você terá que escolher um modelo com muito cuidado e prestar atenção nos detalhes que o produto oferece, pois são eles que fazem toda a diferença.

Se você considera o seu cachorro um membro da família, com certeza a sua alimentação é uma das suas preocupações. Por esta razão, investir em um bom comedouro para cachorro é essencial para garantir que ele cresça forte e se mantenha saudável durante a vida toda.

Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos abaixo alguns critérios importantes que você precisa ficar atento ao escolher o comedouro ideal para o seu animal, seja qual for a raça dele e o seu porte. Veja só:

Material

O material do comedouro é um dos fatores mais importantes que devem ser considerados, pois terá relação direta com a sua durabilidade e resistência. A maioria dos modelos é feita de plástico resistente, aço inoxidável ou cerâmica.

Mas o mais importante é que o material seja atóxico, fácil de limpar e que não retenha resíduos, para garantir que o alimento não seja contaminado e nem ofereça riscos à saúde do animal, como provocar doenças, intoxicações, alergias ou irritações.

Formato

O formato é outro fator muito importante e pode influenciar no espaço disponível em casa e na adaptação do animal. Os modelos mais comuns são redondos ou ovalados, pois facilitam a alimentação. Mas os de comedouros que possuem reservatórios e os que fazem o animal comer de forma mais lenta são as grandes inovações.

Muitos modelos trazem formas espiraladas que formam “labirintos” para a comida se acomodar e forçar o cão a comer mais devagar, evitando problemas digestivos. Outros vem em forma de interação com pequenos orifícios, forçando o cão a interagir com o objeto para conseguir liberar a comida.

Capacidade

A capacidade tem a ver com a quantidade de ração que o recipiente comporta. A maioria dos comedouros tradicionais possuem capacidade de 100 a 500 gramas. Mas se você costuma passar muito tempo fora de casa ou prefere dar mais autonomia ao cão na hora das refeições, opte por comedouros com recipientes de até 5 kg ou mais de capacidade, que vão liberando a ração conforme o animal vai consumindo-a.

Tamanho

Por fim, porém extremamente importante, o tamanho do comedouro é essencial. Pois ele deve ser escolhido de acordo com o porte da raça do cachorro, permitindo não só uma quantidade adequada, mas altura e conforto na hora de comer.

A maioria dos modelos são vendidos em tamanhos classificados como pequenos, médios e grandes, permitindo escolher o modelo ideal e ir trocando conforme o cão for crescendo ao longo da vida.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posterioremnte fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta