Quem tem cachorro sabe que é importante garantir que eles tenham uma vida feliz e saudável. Além dos conselhos veterinários, melhores alimentos e produtos essenciais para tornar a rotina diária do animal mais prazerosa, existem alguns comandos básicos de treinamento que todo cachorro deveria aprender para garantir um desenvolvimento mais adequado.

E se você acha que não pode ensinar novos truques a um cachorro mais velho, se engana e, muito. Muitas vezes, ensinar um cachorro adulto novos truques é tão fácil quanto ensinar um filhote.

O treinamento, seja qual for, ajuda a manter o seu cachorro seguro e longe do perigo, assim como permite que o animal tenha mais liberdade e se divirta mais em situações sociais. Os truques e jogos são importantes para estimular o cérebro, bem como para afastar o tédio e aliviar a ansiedade e inquietação.

Portanto, da mesma forma que desafiamos a nós mesmos, é essencial desafiar a mente dos cachorros também. Eles são criaturas inteligentes e sociáveis, que sem estímulos mentais podem ficar entediados, frustrados e inquietos, como nós.

Ensiná-los alguns comandos básicos de treinamento, bem como tarefas que os estimulem a solucionar simples problemas, enriquecem o cérebro e direciona a sua energia à algo positivo.

Entenda a importância e a razão para mantê-los ativos mentalmente através de comandos básicos de treinamento e garanta uma vida mais feliz e saudável junto deles por muito mais tempo.

Confira!

Por que o treinamento é importante para o cachorro?

Ensinar comandos básicos de trainamento é importante par a um desenvolvimento saudável.

Em se tratando de cachorros, os passeios e as longas caminhadas são essenciais para o seu bom desenvolvimento e socialização, mas muitos estudos têm mostrado que manter os seus cérebros ocupados é igualmente importante.

Os jogos mentais encorajam as habilidades e instintos naturais dos cachorros, assim como evitam o desenvolvimentos de doenças como a ansiedade canina, além de aumentar a autoconfiança deles, sem falar que todo esse “trabalho mental” gasta energia, deixando-os exauridos.

Portanto, os exercícios físicos são apenas uma parte da equação quando se quer mantê-los saudáveis e felizes. É vital manter a mente do seu cachorro ocupada, interessada e ativa, a fim de evitar problemas comportamentais caninos.

Mas como estimular a mente do cachorro?

Há várias maneiras de estimular a mente de um cão ensinando comandos básicos e truques.

Cachorros de todas as idades, acostumados a tarefas ou não, podem se beneficiar de exercícios que estimulam a mente, e espaço nem precisa ser uma questão. Esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar da casa.

Por isso, não há razões para não ensiná-los alguns truques. Os jogos em casa são uma forma fantástica de mantê-los ocupados e entretidos em um ambiente controlado. Mas lembre-se, essas atividades não irão substituir os exercícios físicos, mas trabalharão em conjunto. Eles podem ser qualquer coisa que obrigue o cachorro apensar, desde comandos básicos de treinamento a simples truques.

Simples jogos já estimulam bastante

Um jogo simples para começar vai utilizar apenas 2 itens, como caixas de papelão para obrigá-lo a costurar em volta fazendo um 8. Se o seu cachorro for jovem e saudável, você pode também construir uns obstáculos no jardim para ele desviar ou percorrer.

Você pode usar vasos, cones e vassouras para marcar o território, criar alturas e rampas. Ensiná-lo a bater a pata na sua mão no alto como “high five” também é bem divertido.

Segure um petisco na mão e feche os punhos. Mostre o punho à ele e deixe que ele cheire e dê lambidas na sua mão para ficar interessado. Se ele tocar com a pata diga a palavra de comando (high five, por exemplo) e entregue o petisco.

Repita mais algumas vezes até que ele acerte o movimento repetidamente, depois tente sem o petisco, oferecendo o petisco com a outra mão. Gradualmente, vá elevando a sua mão cada vez mais alto até que ele passe a tocá-la com as mãos abertas no alto.

Outra forma de entreter é fazer com que eles trabalhem para conseguir a comida, visto que a maioria é bem motivada por alimento. Espalhe de vez em quando um pouco da comida pela casa até o jardim, por exemplo, para obrigá-lo a farejar até encontrar o prato de comida.

Você pode encher uma caixa de papelão com brinquedos ou bolas de papel amassado e esconder ali dentro um pouco de ração ou um biscoito favorito para ele procurar pelo cheiro.

Esconder bolas de tênis pela casa para o cachorro encontrar também é um exercício de caça divertido, que pode funcionar em qualquer espaço.

Ensinar a não fazer nada também é um exercício

A sua própria casa é um dos melhores locais para ensinar o cachorro a simplesmente ficar parado sem fazer nada até que você dê um comando.

A maioria dos cachorros não nasceram para ficar parados, especialmente os mais energéticos. Ensine-o a ficar sentado parado por mais tempo possível, sem se mover, e recompense-o com elogios.

Gradualmente vá ensinando a lição até que eles possam sentar e esperar você preparar uma xícara de café e voltar, sem que tenham se movido do lugar. Esse treinamento de paciência pode ser incorporado em várias situações familiares.

Existem inúmeras oportunidades para treinar os cachorros em casa e construir uma relação de confiança constante. Ao cultivar a paciência e a confiança no ambiente caseiro, você consegue criar uma base desde o início e uma vez no controle, você poderá levar o cachorro em qualquer local, sem problemas.

Comece não permitindo que ele entre em casa primeiro que você, peça que ele se sente e espere você entrar para depois chamá-lo e convidá-lo a passar pela porta. Pequenos gestos como esses vão transformá-lo em um cão comportado na presença de qualquer um em todo lugar. Isso faz uma enorme diferença.

Outros truques para estimular o foco

As tarefas para estimular a mente em casa são a chave para um bom treinamento. E uma das formas mais simples de prepará-los é treiná-los a ficar na posição sentada sobre os calcanhares.

Ensine-o a ficar parado ao seu lado sentado sobre os calcanhares enquanto você anda em círculos no mesmo lugar. Primeiro, faça-o se sentar e com um petisco atraia o interesse dele para o seu lado.

Faça-o girar guiando-o ao seu redor e peça para sentar novamente ao seu lado. Recompense-o pela ação com o petisco antes de pedir que ele repita a ação novamente para o outro lado.

Outra tarefa bem bacana é chamá-lo sem que ele esteja esperando. Por exemplo, se ele estiver no jardim, chame-o obrigando ele a vir te procurar pela voz, recompensado-o quando te encontrar. Isso vai ensiná-lo a ouvir e te obedecer mesmo quando você não estiver por perto ou na frente deles.

A grande vantagem dos jogos mentais, sejam truques, tarefas ou comandos, é ensiná-los a focar completamente em você. É maravilhoso poder passar o tempo engajando nessas atividades com o cachorro, Assim, quando você menos esperar ele vai estar pronto a lhe atender, sempre.

Principais comandos básicos de treinamento

Um dos comandos básicos mais importantes é ficar parado ao seu lado.

Além de ensinar o seu cachorro a entender e obedecer comandos básicos, treiná-lo também pode ajudar a construir um elo mais forte entre vocês e seus familiares. O mais importante ao treiná-lo é ficar nas coisas que ele faz certo e recompensá-lo por isso.

As recompensas podem incluir desde comida e petiscos à elogios, brinquedos, brincadeiras e até momentos de liberdade. Se você puder oferecer cada uma dessas coisas em resposta aos comportamentos dele que você gosta, você terá um cachorro que sabe se comportar maravilhosamente bem.

Veja abaixo os 5 comandos básicos de treinamento que todo cachorro deveria aprender e praticar sempre:

“Venha/Vem”

Esse comando é importante para a segurança do animal. Ele precisa aprender a “vir” quando chamado. Parece básico, mas um dos maiores erros dos tutores é apenas ensiná-lo a atender quando é para colocar a coleira para sair ou para fazê-los entrar em casa. O comando deve ensiná-lo que vir até você é tão prazeroso e excitante quanto fazer algo divertido.

“Senta”

Todo cachorro deve saber sentar quando ordenado, não importa o que aconteça ao redor dele. Eles devem obedecer ao comando toda vez que estiverem se comportando mal, como pulando em cima das pessoas. Um cachorro que saiba se sentar quando ordenado é menos provável de causar alguma comoção em público ou em eventos sociais.

“Solta”

“Solta” é umd os comandos básicos que todo cachorro deveria aprender porque ensina a largar qualquer objeto que eles peguem com a boca quando necessário. É bom para aprender a controlar os impulsos e compartilhar. Isso vai ajudá-lo a se manter seguro, além de evitar certos tipos de agressividade.

“Deixa/Larga”

Esse é outro comando básico parecido, mas que ensina a largar ou deixar pra lá itens que ele não deve pegar — como comida ou outros objetos largados pelo chão ou na rua.

É outro comando importante para a própria segurança dele, mas nem sempre é sobre comida — pode servir até em relação a alguma pessoa, som ou outro cachorro, que você queira afastar a atenção dele e concentrar o foco em você.

“Saia/Sai (Vá para a casinha)”

Se o seu cachorro ainda não aprendeu este comando para que ele vá para a casinha ou local dele, é hora de fazê-lo entender. O objetivo é fazê-lo entender quando é hora de se retirar para se acalmar.

É um excelente comando para ensinar a não invadir o espaço das pessoas, e excelente para aqueles que gostam de ficar mendigando comida ao pé da mesa, quem tem vários outros cachorros na mesma casa, para os que ficam latindo demais, quem tem recém nascido em casa ou que tenha ansiedade de separação.

Depois de entender todas essas dicas e aprender a importância de todos esses comandos básicos de treinamento, o seu cachorro não vai ter outra opção senão ser obediente e se comportar muito bem em todas as ocasiões.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta