Já ouviu falar em coleira com GPS? Um dos maiores medos de todo tutor é perder o seu amado animal de estimação. Aqui mesmo neste blog, já discutimos as inúmeras razões para o cachorro ou gato fugir de casa ou se perder na rua e nunca mais voltar.

Estima-se que cerca de 7.6 milhões de animais de estimação perdidos são levados para abrigos a cada ano, sendo que cerca de 1.2 milhões desse animais são cachorros.

No entanto, as coleiras inteligentes com rastreamento GPS são a escolha ideal para não perder o seu animal de vista. Além disso, essas coleiras são muito populares entre muitos tutores por serem fáceis de instalar e menos estressantes para o animal que os microchips.

Como tutor, é sua responsabilidade conhecer todas as vantagens e benefícios em usar a coleira com GPS, antes de tomar a sua decisão.

Confira abaixo!

O que é uma coleira com GPS inteligente?

A coleira com GPS é um acessário útil pra quem tem vida ativa ao ar livre.

O rastreador com GPS instalado na coleira de cachorro utiliza satélites via um Sistema Global de Posicionamento (Global Positioning System), para localizar o seu animal de estimação, não importando onde ele esteja no planeta.

Se a sua coleira com GPS não tiver um sistema de GPS embutido, provavelmente você terá que instalá-lo manualmente. Você poderá utilizar o rastreador para encontrar o seu cachorro ou gato por várias razões.

Como por exemplo, se eles estiverem machucados ou presos em algum local, se ele saiu e não voltou para casa, se estiver perdido, ou apenas por curiosidade.

Ter a melhor coleira com GPS no seu cachorro ou bichano o tempo todo pode te dar mais tranquilidade sobre onde ele anda ou possa estar, quando não está sob a sua supervisão.

Além disso, você pode monitorar o GPS através de um servidor. Muitos aparelhos rastreadores possuem comunicação com smartphones, websites ou aplicações para você checar online e offline.

Coleira com GPS X coleira inteligente

A principal diferença entre coleira com GPS e coleiras inteligentes é basicamente a conectividade. Os aparelhos com GPS podem localizar quem o transporta através da instalação na coleira por uma certa distância em Km.

É uma excelente opção para a prática de esportes ou caça, mas não são necessárias para o uso dentro de casa.

Por outro lado, as coleiras inteligentes também possuem um rastreador GPS embutido, como um smartphone de última geração. Porém, elas trazem outros recursos interessantes como rádios celulares e wi-fi, combinados a configurações de aplicações atuais para enviar dados em grandes distâncias.

Semelhante a uma câmera pet wi-fi pet, desde que o seu telefone tenha sinal, você pode monitorar a atividade do animal e a sua localização.

Benefícios da coleira com GPS inteligente

A coleira com GPS pode trazer muitos benefícios aos tutores.

Como dissemos, as coleira de cachorro inteligentes também utilizam o aparelho de GPS, portanto perder o animal não será mais um problema.

A maioria das pessoas optam pela coleira com GPS para garantir que a pessoa estranha encontre o tutor e a sua informação de contato, bem como o nome do animal mais rapidamente, caso ele se perca.

No entanto, com os avanços da tecnologia as coleiras inteligentes são mais que isso, são verdadeiros smartphones para o animal. Há inúmeras vantagens que acompanham o acessório, e muita gente nem sabe disso.

Quer você seja um treinador ou apenas apavorado pela ideia de perder o seu animal de estimação, a coleira com GPS inteligente é perfeita para protegê-lo. Se você estiver considerando uma coleira com GPS ou não, leia abaixo alguns benefícios que ela pode lhe trazer.

Veja a seguir:

Não há implante doloroso no animal

O implante de Microchip pode ser um pouco doloroso, além de desconfortável, para os cachorros. Além disso, há sempre o risco de infecção e complicações a longo prazo.

Embora incomum, há alguns poucos casos que o implante de microchip causou leves tumores de pele, como sarcoma, que se desenvolve ao redor da área implantada.

Mas ao contrário dos microchips, não importando o modelo da coleira com GPS que você compre, não há riscos de infecção ou desconforto algum.

Oferece mapeamento de localização em tempo-real

O recurso de GPS nas coleiras inteligentes podem ajudar a rastrear o animal e colocar uma cerca virtual, enquanto você é notificada se o animal está dentro das premissas.

Os aparelhos de GPS vem sendo desenvolvidos todos esses anos para eliminar inúmeras preocupações de tutores. O seu principal objetivo é garantir a segurança dele através dos recursos de rastreamentos.

Sistemas avançados de GPS também podem funcionar como aparelhos de comunicação, sendo conectados a contas de mídia social. Esse recurso permite que você se conecte com outros tutores caso precise de ajuda para achar o animal perdido.

Talvez, o aspecto mais necessário de uma coleira com GPS de qualidade é ter um app simples e amigável. Isso porque a maioria das pessoas possui um smartphone, conveniente para baixar e usar as aplicações no dia a dia.

Além disso, a coleira com GPS inteligente com aplicativo permite que o tutor rastreie a localização do seu animal independente de onde vocês estiverem.

Protege contra roubo animal

Como as coleiras inteligentes possuem o recurso de GPS ou chip rastreador, perder o animal de vista não é mais um problema, sendo excelente também contra os ladrões.

Se alguém roubar o seu animal fica mais fácil localizar o sequestrador através da coleira que fornece a informação da localização exata deles.

Funciona como um monitor de saúde

Além de rastrear a localização do animal, a coleira com GPS também pode ajudar a monitorar a saúde dele. Acompanhar os sinais vitais do seu animal de estimação pode ser um pouco complicado sem um meio específico, visto que eles não podem te dizer o que sentem ou precisam.

Além disso, a maioria dos cachorros e gatos de movem bastante, podendo se um tanto problemático se você estiver tentando treiná-lo ou limitar suas atividades por alguma razão.

Felizmente, usando uma coleira inteligente, você pode monitorar facilmente o estado de saúde do seu cachorro. Além disso, elas podem detectar mudanças na saúde do animal, como a temperatura corporal.

Coleiras com GPS também possuem recursos que permitem enviar notificações quando as porcentagens de saúde chegam a níveis alarmantes. Muitos modelos sofisticados de coleiras inteligentes podem até acompanhar a atividade do animal e produzir um resumo da saúde comparando o estado físico atual com registros anteriores.

Concluindo

A coleira com GPS pode ser útil para os gatos também.

A maioria dos tutores já reconhecem o valor da coleira com GPS inteligente. Este pequeno aparelho irá permitir que você d6e uma espiada no dia a dia do seu animal enquanto você não está próximo dele.

Além disso, ela pode lhe dar uma sensação maior de segurança quando você estiver longe de casa, em viagens, na praia ou qualquer outra atividade externa.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta