Você sabia que para ajudar algum animal em necessidade não tem idade? Sim, as crianças podem ajudar os animais, como um cão abandonado em abrigo, que precisa sobreviver ou garantir a sua vaga até que seja adotado, por exemplo.

Existem muitas crianças que se voluntariam a doar o seu tempo para diversas tarefas diferentes como forma de ajudar os abrigos de animais abandonados a se manterem e continuarem ajudando outros animais necessitados.

Milhões de cachorros, gatos, coelhos e outros animais precisam de um lar, isso todo mundo sabe ou imagina. O que muita gente não tem ideia é que há diversas formas de ajudar, sem precisar adotar um deles você mesmo ou se candidatar a uma vaga de emprego nesses lugares.

Afinal, crianças ainda não tem idade para trabalhar! Mas, ajudar não custa nada e há diversas formas de fazer isso. Veja abaixo, 10 maneiras bem bacanas de ajudar os animais abandonados em abrigos, que não vão custar nada, nem tempo e muito menos dinheiro.

Confira!

Como crianças podem ajudar um cão abandonado em abrigo?

A criança pode ajudar um cão abandonado em abrigo de diversas formas.

Geralmente, crianças adoram animais e não é difícil encontrar uma que não tenha pedido aos pais um cãozinho ou qualquer outro animal de estimação ao longo da vida.

O problema é que nem sempre é viável ter um animal de estimação em casa, principalmente se a criança é ainda muito pequena para essa responsabilidade ou se os pais não possuem tempo suficiente para se dedicar ao animal ou espaço adequado.

Seja qual for o motivo, alguns deles acabam levando a um aumento de animais abandonados em abrigos. E nem sempre esses abrigos possuem verbas, espaço e voluntários suficientes para mantê-los seguros e saudáveis.

Por isso, esses lugares estão sempre precisando de ajuda para se manterem, assim como os animais que vivem ali ou ainda nas ruas. Como não é tão fácil acabar com os animais abandonados tão rapidamente, talvez ajudar essas instituições seja uma bom começo.

E o fato de incentivar as crianças a ajudar nessa tarefa é uma boa ideia para conscientizá-las de que os animais exigem grande responsabilidade. Quem sabe assim, a gente também não contribui para que esses “futuros” tutores não abandonem seus animais quando tiverem a oportunidade de tê-los algum dia na vida.

Veja abaixo o que uma criança pode fazer por um cão abandonado em abrigo:

Informando e educando familiares e amigos

Ninguém melhor que as crianças para ensinar as pessoas sobre a importância de castrar os seus animais, como cães e gatos. Cerca de 70.000 filhotes de cachorro e gato nascem a todo momento em vários países no mundo.

E nem sempre há lares suficientes para todos eles. Muitos acabam não sendo vendidos ou abandonados nas ruas ou nos abrigos. Um cão abandonado em abrigo, se for adulto e sem raça definida, pode levar anos até que alguém o adote ou até nunca ser adotado.

Portanto, a forma mais eficaz de diminuir essa quantidade de animais sem lares é controlando a reprodução através da castração. Muitos têm a noção errada de ser crueldade, mas é um ato de amor!

Pedindo doações como presente de aniversário

É possível organizar uma festa de aniversário e pedir doações para algum cão abandonado em abrigo ao invés de presente.

É comum as crianças pedirem presentes específicos de aniversário, nenhum adulto se importa realmente, principalmente os familiares. Normalmente, quando a criança pede valores em dinheiro é porque está economizando para algum desejo maior.

Mas pode haver também motivos mais nobres, como pedir doação para ajudar a fazer algum animal feliz. Para isso, você pode pesquisar por abrigos locais na sua cidade ou bairro e instruí-las a pedir doações para enviar a esses lugares.

Aposto que os familiares e amigos mais próximos vão adorar ajudar. E você pode até decorar a festa de aniversário no tema para cachorro ou, até convidar voluntários desses locais participarem da festa, trazendo alguns dos animais para os convidados conhecer. Assim, todos entram no clima!

Quem sabe algum deles não se apaixona e leva um deles para casa. Além de arrecadar dinheiro para que esses lugares sobrevivam, você pode também pedir doações de objetos ou até alimentos ao invés de presentes.

Arrecadando dinheiro para os animais

Há diversas formas de arrecadar dinheiro sem ter que pedir doações às pessoas. Algumas delas podem ser até divertidas para as crianças. Quem sabe você não mora em um conjunto grande de apartamentos, condomínio ou até mesmo em um bairro tranquilo onde seja possível montar uma barraquinha de vendas.

Se puder, espalhe cartazes com antecedência para divulgar o seu negócio para que as pessoas saibam onde, quando e a razão de você estar vendendo aqueles produtos. Você pode até incluir o nome do abrigo que deseja ajudar, com fotos dos animais nos cartazes. Assim, ninguém duvida e fica mais fácil das pessoas simpatizarem com a causa.

Peça para os seus pais e amigos usarem as redes sociais para divulgarem ainda mais o seu trabalho. Depois, é só escolher algo bem gostoso e caseiro para vender que as pessoas vão adorar comprar para te ajudar. Pode ser pedaços de bolos, docinhos, cookies, sacolé, limonada… Quem não gosta?

Não se esqueça de separar dinheiro para dar troco e uma lata ou caixinha para ir colocando o dinheiro do pagamento. Aposto que terá até gente fazendo doação maior, mesmo comprando algo.

Sendo voluntário em algum abrigo local

Os abrigos estão sempre precisando de voluntários para trabalhar, mas é preciso saber antes de há algum limite de idade ou de tarefa que a criança possa fazer. Há locais que permitem a juda de crianças, desde que acompanhadas dos pais.

Outras podem tentar encontrar alguma forma de você ajudar, se tiver idade suficiente. Como por exemplo, passear com algum animal, ajudar na limpeza das baias, alimentar e colocar água, ajudar a dar banho ou até apenas visitar de vez em quando para brincar com eles. Às vezes, só de estar fazendo companhia e um carinho neles já ajuda.

Adotando um cão abandonado em abrigo

Você pode adotar um cão abandonado em abrigo e dar-lhe um lar.

Se você pediu e os seus pais disseram que você pode ter um animal de estimação, ao invés de comprar um filhote de cachorro em um pet shop ou de algum criador, adote um de algum abrigo no bairro ou na sua cidade.

Todos os anos, mais de 6 milhões de animais são deixados em abrigos espalhados pelo país, cerca da metade é morto por não haver lares suficientes para levá-los de lá. Se você não puder ainda, mas tem amigos que possam cuidar bem desses cachorro, peça para eles adotarem ao invés de comprá-los por aí.

Organizando uma unidade de doação

Pergunte para a diretora do seu colégio ou algum professor se é possível organizar uma unidade de doação na escola para algum abrigo local que você queira ajudar.

Você pode pedir aos seus pais para escrever uma carta contando ao colégio os seus planos para fazer isso funcionar e explicando a importância de arrecadar itens para as necessidades do abrigo, como alimentos, brinquedos, camas, coleiras, cobertores e outros objetos essenciais.

Peça aos seus colegas de classe, amigos e familiares para ajudar com as doações, assim como também para ajudar a fazer os cartazes coloridos para espalhar pelo colégio.

Promovendo abrigo temporário ao animal abandonado

Você pode pedir para os seus pais se você pode promover um abrigo temporário na sua casa, garagem ou jardim para algum animal abandonado. Muitos animais precisam de um local seguro para dormir, para se recuperar de algum machucado, ou para crescerem em paz até ter idade suficiente para morar em outro local.

Se você tiver tempo e condições de cuidar desse animal, mesmo que por um curto período, até que ele encontre um local melhor para ficar ou até um lar, você estará ajudando dois animais ao mesmo tempo — esse que vai ficar na sua casa por um tempo e outro que poderá ter a chance de uma vaga no abrigo.

Pode ser difícil dizer adeus depois de cuidar nesse tempo do animal quando ele tiver que ir para um lar permanente. Mas pense que ao fazer isso, você terá dado a chance desse animal conseguir outro lar seguro para viver.

Cuidar de uma animal exige grandes responsabilidades. Por isso, você vai ter que pedir ajuda aos seus pais para cuidar dele quando você estiver na escola.

Denunciando os maus tratos!

Toda vez que você ver um animal passando necessidade ou sendo maltratado, tente ajudá-lo. Se você ver um animal amarrado em algum lugar, como portão, árvore sem sombra, comida ou água, peça para os seus pais ligarem para alguma instituição de controle de animais e denuncie a situação.

Maus tratos aos animais é crime! Caso você encontre ou veja alguém maltratando ou machucando algum animal, defenda-o e faça essa pessoa parar. Se não for seguro se envolver, peça ajuda para alguém interceder por você.

Sendo empático com animais de todas as idades

Normalmente, os cachorros e gatos mais velhos costumam dormir mais durante o dia e brincar menos, mas eles também precisam de carinho e atenção.

No entanto, a maioria das pessoas está mais interessada em filhotes porque eles são mais divertidos e ativos, e os mais velhos são ignorados ou negligenciados. Tente dar uma atenção extra aos animais de idade avançada quando for visitar os abrigos.

E se for adotar um cão abandonado em abrigo, opte por aquele que está necessitando mais!

Divulgando um cão abandonado em abrigo

Peça aos seus pais para postarem nas redes sociais fotos e vídeos dos animais que precisam de ajuda nos abrigos ou abandonados nas ruas. Muitos abrigos também possuem postagens que podem ser baixadas ou repostadas.

Alguns locais também possuem “flyers” que podem ser deixados em locais públicos para divulgação do trabalho deles. caso eles não tenham e você tenha habilidades para fazer um, pergunte se eles deixariam você contribuir com isso.

Além das fotos, inclua a idade e o gênero do animal raça ou qualquer outra informação importante que ajude a amolecer os corações das pessoas e incentive a adotá-lo ou ajudar de alguma forma.

Como por exemplo, se ele gosta de conviver com crianças e outros animais, problemas de saúde, etc. Não se esqueça de colocar nome do local e telefone de contato. Você só vai precisar de uma pessoa caridosa para ver o seu flyer e decidir adotar!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta