Quem tem cachorro em casa não deixa de prezar pelo conforto e bem estar do animal. Por isso, faz questão de oferecer sempre o melhor para eles. E para que a convivência seja ideal para todos, muitas vezes é necessário criar um espaço específico para o animal, por inúmeros motivos. É o caso do canil para cachorro.

O canil pode ser criado de diversas formas e por inúmeros motivos. Ao contrário que muitos imaginam, pode trazer muito benefícios e não fazem mal à saúde do animal, desde que utilizado da forma correta.

Existem diversos modelos de canil diferentes, podendo ser comprado prontos para montar, portáteis, ou até construídos em alvenaria. Tudo vai depender do seu espaço disponível e da função que você vai dar à ele.

Oferecer um canil para o cachorro é uma solução muito prática e segura quando há a necessidade de isolar o animal de certas atividades em casa ou delimitar o espaço de convivência em alguns momentos, além de proporcionar um território só dele, quando ele quiser relaxar.

O mais importante é que ele tenha as dimensões adequadas para acomodar o porte do cachorro, mantendo-o confortável em seu interior. Além disso, ele deve ficar em um local seguro e abrigado das intempéries climáticas, a fim de garantir a sua integridade e proporcionar uma temperatura ideal e boa ventilação.

Em relação à praticidade, os modelos portáteis e prontos para montar são os melhores, podendo ser encontrados no mercado em diversas opções. Veja a nossa seleção abaixo, assim como outros informações importantes para você escolher o canil para cachorro ideal. Confira!

Canil para Cães com Portinhola – Nf Pet

Esse canil para cachorro é um modelo portátil, ideal para funcionar como um cercadinho para filhotes e cães de pequeno porte. Ele é inteiramente dobrável, para facilitar o seu transporte e montagem.

Possui uma portinhola para facilitar a entrada e saída dos animais, além de ter as grades fabricadas em aço com pintura em tinta epóxi de alto brilho. Pode ser usada tanto no interior quanto no exterior da casa, para isolar o animal, mas não deve ficar ao relento sem teto abrigado.

 

Canil tipo Baias para abrigar até 8 animais – Metal Pet

O modelo de canil da Metal Pet é do tipo que muitos Petshops utilizam para acomodar os animais durante os serviços de grooming, isto é, banho e tosa. Também pode ser utilizado em clínicas veterinárias quando necessitam ficar confinados em internação ou em hotéis de cachorro. Vale ressaltar que o modelo não é recomendado para longo períodos de confinamento, devendo ser usado apenas temporariamente.

Ele possui baias para 8 animais, confeccionadas em aço maciço galvanizado. Todos os seus componentes são removíveis e podem ser ajustados de acordo com as necessidades, em várias configurações diferentes.

Essa opção específica possui 3 andares, baias de diferentes tamanhos, possui rodinhas para facilitar o seu deslocamento e está disponível na cor prata.

 

Canil para Cachorro do tipo cercado com portão

Esta é uma das opções de canil mais populares, mais comumente usada dentro de casa para separar os ambientes em que o animal pode circular. Ideal para ser usado quando recebe visitas ou fazer o seu isolamento para que não invada outros ambientes na casa.

O canil é muito fácil de montar, podendo ser estruturado em diversos formatos diferentes. Ele também pode ser instalado no quintal, sem precisar fazer furos na parede ou no chão para a sua fixação. Ele é confeccionado em metal com pintura em tinta epóxi na cor branca.

 

Canil tipo Casinha de Cachorro – Homyl

Esse é um tipo de canil do tipo casinha que pode ser usado em área interna ou externa, desde que coberta. Possui alta qualidade, é macio, não muito quente e de material respirável, adequado até mesmo para uso no verão.

Seus componentes são removíveis e laváveis, fácil de limpar. Ideal para fornecer o conforto que o animal merece em um cantinho da casa só dele, embora não seja recomendado para prender o animal.

 

Canil tipo Cercado – OMNII FAST

Outro modelo de canil para cachorro do tipo cercado para ser usado para uma variedade de animais de estimação com peso até 18 kg. Ele é fácil de montar, transportar e alojar os animais, podendo ser colocado em áreas externas, desde que cobertas.

Possui acabamento de revestimento preto durável e acetinado que proporciona anos de proteção garantindo a redução da ferrugem, não necessita de ferramentas para a montagem, incluindo 8 painéis de 62 cm de altura por 1.46 metros de largura, que dobram facilmente para baixo.

Além disso, fornece acesso seguro à porta de trinco duplo, inclui âncoras de aterramento e estabilizadores de canto. Ideal para criar ambiente próprio para os animais e o seu devido isolamento, sendo excelente opção para exposição de animais ou para treinamento.

 

Canil tipo cercadinho com portão – Utilaço

O modelo em formato de octógono é ideal para abrigar cachorros de pequeno porte e mantê-los isolados nos ambientes de forma segura e confortável. Fácil de montar e desmontar com acesso por portão, inteiramente desmontável e dobrável. Ideal para ser utilizado em áreas externas e internas quando o isolamento se faz necessário.

 

Para que serve o canil para cachorro

O canil serve como um território exclusivo do cão e isolamento.

De um modo geral, o canil sempre foi uma área reservada para os cães ficarem na parte externa da casa, como isolamento e delimitamento de espaço. Porém, o produto tem passado por várias configurações diferentes e tem sido usado de várias formas, conforme as necessidades dos tutores.

Além dos petshops usarem para acomodar os animais separadamente enquanto esperam pelo serviço, muito tutores optam pelos canis portáteis em casa quando precisam isolar o animal ou delimitar áreas de circulação entre ambientes. Por isso, muitos modelos podem ser usados como cercadinho até na parte interna da casa.

O canil também é muito útil para criar áreas de treinamento, separar animais por porte ou até isolá-los em certos momentos, como em dia de festa ou para que se sequem após o banho ou não atrapalharem algumas tarefas domésticas.

Vantagens e desvantagens de um canil

O canil facilita bastante a rotina de quem tem cachorro ou que trabalha com eles, pela forma com que consegue restringir a movimentação dos animais nas áreas não permitidas.

Além de servir como um abrigo para os cães, mantendo-os afastados do sol, vento, chuva e do frio, servem como território específico. Como podem ser encontrados em diversos modelos e tamanhos, isso facilita abrigar diferentes portes de animais sem que eles fiquem desconfortáveis ou apertados.

Por outro lado, modelos que não possuem cobertura não devem ser usados em áreas externas desabrigadas durante a noite ou quando chove, pela falta de proteção. Além disso, os canis não devem ser usados como isolamento permanente e por longos períodos.

Veja abaixo suas vantagens e desvantagens:

VantagensDesvantagens
Restringe a entrada de animais em locais não permitidosModelos sem teto não protegem do clima
Serve de abrigo para animaisCães pequenos podem prender patas ou parte do corpo nas grades
É confeccionado em variados modelos e tamanhosAlguns cães se sentem presos e tentam fugir
Pode ser colocado em áreas internas e externasNão pode servir de confinamento permanente
Possuem várias utilidades para facilitar a rotinaCachorros de porte grande escapam facilmente
Criam um território exclusivo do animalNão incluem piso próprio
Podem ser usados para separar os animais e evitar brigas e doençasExigem higienização constante

Utilizar o canil faz mal para a saúde do animal?

O canil para cachorro só fará mal à saúde do animal se o isolamento for permanente.

O canil para cachorro, quando usado da forma correta não pode fazer mal para a saúde do animal. Em se tratando das áreas externas, o ideal é utilizar um canil fechado com teto, como os de alvenaria.

Isso porque eles protegem o animal de forma mais eficaz das variações climáticas e também da presença de outros animais. No entanto, alguns modelos de cercado podem ser utilizados na área externa, desde que sejam colocados em local abrigado.

Por permitir que os animais fiquem separados, principalmente se você tem vários cachorros, de diferentes tamanhos, ele vai prevenir as brigas e a transmissão de doenças, dando cada um o seu próprio espaço e território.

Por outro lado, o canil não pode ser utilizado como isolamento permanente, onde o animal fica trancado por longas horas sem contato com o resto da casa, Isso pode trazer problemas de comportamento e de saúde ao animal.

O cachorro precisa sair para se exercitar, fazer suas necessidades e conviver com o resto das pessoas na casa para se sentir parte integrante da família e se manter saudável. O canil é uma opção temporária de demarcação de espaço e isolamento.

Como montar um canil para cachorro?

O canil para cachorro pode ser feito de várias maneiras e materiais.

A montagem do canil para cachorro depende do modelo escolhido. Porém, muitos modelos já vêm prontos para montar, e são portáteis, bastando colocá-los no local desejado. Já as opções em alvenaria ou madeira vão exigir mais trabalho para a sua construção.

Dependendo da sua escolha, leve em consideração os seguintes fatores abaixo antes de começar a montar o seu canil.

  • Posicionamento: o canil deve ficar sempre em um local onde o sol bate apenas na parte da manhã.
  • Piso: a área interna do canil deve ter pisos fáceis de higienizar, como os de cerâmica. Já para a área externa o piso mais áspero é mais indicado, como o cimento.
  • Telhado: telhas de barro são a melhor opção de telhado para o canil, para um maior conforto térmico ao local.
  • Portas: devem ser feitas de um material resistente para que os cães não destruam, metal ou alumínio são ideais, ou madeira pode funcionar.
  • Tamanho: a área interna e externa do canil deve permitir que o animal se movimente livremente.

Principais modelos de canil para cachorro

Existem basicamente três modelos de canil que podem ser escolhidos para os cães.
Os mais tradicionais são os de madeira ou alvenaria. Essa opção possui uma estrutura mais fechada e normalmente tem grades nas laterais. Além disso, esse modelo é dividido em área interna coberta e área externa descoberta.

Outro modelo é o canil de metal do tipo gaiola. Muito encontrado em pet shops, esse opção normalmente possui alguns andares e tem a parte frontal e lateral com grades. Essa versão é ideal apenas para os animais passarem pequenos períodos e não os protege muito do clima.

Por fim, existe o canil do tipo cercado ou dobrável. Esse é bastante utilizado em casas e é indicado apenas para restringir a área onde os animais irão circular.

Tipo de canilComo funcionaPontos positivosPontos negativos
AlvenariaPossui uma área interna e outra externaOferece mais conforto e proteção contra mudanças climáticasRequer mais mão de obra e ocupa um espaço maior
GaiolaPossui andares para separar os animais em baiasServe para manter os animais separados de outros cãesTem espaço mais limitado, sem permitir a circulação
CercadoConta apenas com grades para delimitar a área de circulação dos animaisÉ portátil e pode ser montado em qualquer lugarNão possui teto e é mais frágil

Como escolher o melhor modelo de canil para cachorro

Para escolher o melhor canil para cachorro é preciso estar atenta a alguns fatores.

Já deu para perceber que o canil para cachorro é essencial para servir como um refúgio para mantê-los longe do frio, chuva ou calor. Mas também pode servir como local de isolamento temporário e delimitação de espaço, quando você quiser restringir os locais por onde o animal vai circular.

Ele pode ser encontrado em várias versões e pode se adaptar a muitos espaços e diferentes necessidades. Eles também são ideais para abrigar todos os portes de cachorro, mas a escolha do canil ideal, seja para uso doméstico ou profissional, pode não ser fácil.

Isso porque para que o canil seja adequado às suas necessidades e do cachorro, ele precisa reunir uma série de características como resistência, durabilidade e conforto. Por isso, preste atenção ao critérios abaixo:

Porte do cachorro

A primeira coisa que você tem que fazer antes de comprar o seu canil é não deixar de considerar o porte do cachorro a quantidade que ele vai abrigar. Isso porque a área útil do canil deve ser suficiente para eles se movimentem sem dificuldades e possam descansar confortavelmente.

Normalmente, o espaço necessário de um canil de acordo com os portes de cachorro, são os seguintes abaixo:

  • Pequeno porte: 1 m² e cerca de 60 centímetros de altura.
  • Porte médio: 2,5 m² e 1 metro de altura.
  • Grande porte: 4 m² de área interna e 1,5 metros de altura.

Espaço disponível

Outro fator crucial para a escolha do canil de cachorro ideal é o espaço disponível para adequá-lo ao local. Os modelos fixos, construídos em alvenaria, ocupam maior espaço, mas são ideais para os cachorros ficarem, principalmente os de grande porte.

Já os modelos do tipo cercado ou gaiola são apenas para curtos períodos de isolamento e ou quando se deseja delimitar o espaço em certos momentos. Os do tipo gaiola são vendidos a partir do número de baias, com opções de 3, 6, 7 ou mais baias. Já os de cercado são comercializados em metros.

Por isso, antes de comprar, determine a sua finalidade e compare com o espaço disponível em casa para acomodar e utilizar o canil da forma mais adequada.

Material

Existem diversas opções de materiais diferentes, dependendo do tipo de canil escolhido. Se a escolha for a alvenaria, a melhor opção é o bloco de concreto, mas a madeira também pode funcionar, embora seja menos resistente e mais suscetível aos fungos.

Já os modelos prontos são confeccionados em alumínio, metal e aço galvanizado, materiais super resistentes e com ótima durabilidade. Porém, o tipo de pintura que eles recebem é importante, como a epóxi, ela é mais resistente à ferrugem.

Portátil ou fixo

Dependendo de onde ele precisa ser utilizado, é preciso considerar de ele deve ser tipo fixo ou portátil. Os fixos são os modelos em alvenaria, obviamente. Mas os de gaiola, que embora possam ser movimentados, são menos portáteis.

Já os portáteis são os do tipo cercado, muito fáceis de desmontar, leves e práticos, além de possuírem muitas configurações diferentes. Portanto, se você vai precisar mudar o canil de lugar de tempos em tempos, é melhor que ele seja portátil.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta