Para quem tem animal de estimação em casa, investir em uma cama pet é fundamental para garantir o conforto que eles merecem, seja na hora de dormir ou de relaxar nos momentos de preguiça.

Em geral, as caminhas pet podem acomodar gatos e cachorros, sem distinção, embora há modelos que são mais específicos, sendo mais recomendados para apenas uma das espécies, ou até mesmo para raças e portes em especial.

Assim, existem modelos disponíveis em diversos materiais, modelos e tamanhos, em muitas versões, designs, cores e formatos. Há até camas pet que trazem acessórios combinando, como almofadas, tapetes e mantas.

Por isso, os preços também são bem variados, principalmente por conta do tamanho, capacidade, material e modelo. No entanto, além de acomodar o animal de forma confortável e aconchegante, a cama pet precisa ser prática e lavável e, se possível, ser esteticamente bonita também, especialmente se ficar dentro de casa.

Pensando nisso, criamos um guia completo para ajudar na sua escolha, selecionando também alguns modelos bem bacanas. Confira abaixo!

Cama Pet Pandora Composê – Senhor Bicho

Esse modelo de cama pet pode ser usada tanto como cama para cachorro quanto para gato. Ela é confeccionada com materiais de primeira linha e traz estampas modernas e sofisticadas, com muitas opções diferentes capazes de agradar todos os gostos.

O modelo possui zíper na base e laterais para permitir a retirada do enchimento, a fim de facilitar a lavagem do produto. É feita em tecido estampado de algodão e tecido liso de poliéster, com base confeccionada em nylon. O enchimento é em fibra siliconada antialérgica.

cama pet senhor bicho

Cama Pet para cachorro e/ou gato – Lopsol

Essa caminha Pet é revestida em corino totalmente impermeável, muito fácil de limpar, basta um pano úmido com água e sabão. Ela traz um zíper na parte de dentro para retirar os enchimentos em fibra siliconada, inclusive da almofada central para lavagem somente da capa. Disponível também em outras cores e tamanhos.

cama pet lopsol

Cama Pet Cabana – Fábrica Pet

Essa cama pet traz um design despojado, inovador e uma estampa exclusiva da Fábrica Pet, para além de trazer mais conforto e bem-estar ao animal, ainda ser capaz de deixar o ambiente mais alegre. O modelo é confeccionado em tecido 100% algodão, com enchimento em espuma e uma almofada no interior com zíper para retirar o enchimento, facilitando a lavagem.

cama pet fabrica pet

Cama para cachorro ou gato 2 em 1 – Omnii Fast

Essa é um cama pet que também pode proteger o tecido do sofá. O modelo é feito em material de alta qualidade e uma almofada extremamente macia nas laterais, para dar maior conforto ao seu animal de estimação.

A cama traz um design estável com 100% de cobertura de material fabricado em poliéster e veludo, com acabamento feito com uma costura forte anti mordida de cantos invisíveis. A parte que fica esticada protege o tecido do sofá, evitando que as patas e unhas do animal estrague o tecido.

cama pet omniifast

Cama pet suspensa para cachorro – Mec G

Pensando no bem-estar e na saúde do seu animal, a Mec G desenvolveu esse modelo de cama suspensa, que além de ser confortável, resistente, durável e higiênica, é muito prática.

Ela é transpirável e arejada, pois acima do solo, permite a circulação de ar e reduz o calor, além de manter a temperatura corporal do animal, por ele ficar afastado do chão úmido e frio. Ele é ideal para uso doméstico, canis e clínicas veterinárias.

A cama também tem uma duração maior que as caminhas tradicionais, pois sua estrutura é feita com tubos de alumínio, resistente à ferrugem ou corrosão, além de maior resistência à mordidas. Além disso, a sua limpeza é simples, rápida e fácil, sem necessidade de retirar a tela.

A mama suspensa protege os ossos e articulações; previne micoses, dermatites e evita a proliferação de pulgas, ácaros e carrapatos; auxilia no tratamento de animais paraplégicos, evitando assaduras, calosidades e escaras, pois se adapta ao molde do corpo, sustentando-o de maneira confortável e evitando o contato direto com superfícies duras.

cama pet suspensa

Cama Pet para cachorro e gato – Entrevendas

Outro modelo de cama pet que atende tanto os cachorros quanto gatos, mas ideal para ser transportada a todos os locais, inclusive em viagens dentro do carro. Ela é prática e articulável, podendo ser fechada completamente.

Além disso, possui 04 bolsos laterais para armazenamento, 02 fechos laterais para travamento, encaixe para cinto de segurança (transporte no carro). O colchão é revestido em tecido Soft com enchimento de fibra siliconada super macio.

cama pet viagem

O que é e para quê serve a cama pet?

cachorro com cama pet e travesseiro

A cama pet serve para criar um local específico para o animal dormir.

A cama pet foi desenvolvida para que os animais de estimação tivessem um local próprio para dormir, cochilar, levar seus brinquedos e relaxar quando fosse preciso. É mais que uma cama, mas um território deles, confortável e aconchegante.

A caminha pode ter diversos estilos, formatos e tamanhos, para ser mais adequada aos diferentes portes de animais domésticos. Existe também uma enorme variedade de materiais, a fim de proporcionar não só o conforto do animal, mas a praticidade para o dono, especialmente com relação à limpeza.

Em geral, os modelos mais comuns são revestidos em tecidos impermeáveis, acolchoados, com bordas laterais ou não, no estilo colchonete. A variedade em camas pet hoje é tão grande que ela pode até ser escolhida para combinar com a decoração da residência, principalmente se for ficar à vista em ambientes de convívio social.

Vantagens e desvantagens da cama pet

filhote de labrador deitado em uma cama pet em chevron banco e preto

A cama pet pode trazer muitas vantagens para a rotina do seu animal.

Providenciar uma cama pet para o seu animal de estimação, seja uma cama para cachorro ou uma cama para gato, é fundamental para a rotina dele. Além deles ficarem protegidos da temperatura do chão, seja fria ou muito quente, ela também traz uma sensação de segurança para o animal, oferecendo um local específico só dele na casa, para ele possa ir quando tiver vontade de ficar sozinho.

Se ela for oferecida logo no início da vida do animal, a caminha será facilmente incorporada à rotina dele, evitando que ele comece a subir nos móveis na casa ou escolha outros locais para chamar de seu.

Já quando o animal é mais velho, ele pode precisar de mais tempo ou de um treinamento para até se acostumar com ela. Para facilitar o hábito, observe onde ele mais gosta de ficar ou de dormir e tente colocar a cama no local.

VantagensDesvantagens
Protege o animal do piso frio ou quentePode demandar treinamento para se acostumar
Oferece conforto e segurançaExige higienização frequente
Oferece um local exclusivo na casaPode ocupar espaço

Como escolher a melhor cama pet

pug deitado em cama pet redonda no quintal

Para escolher a cama pet ideal, fique atenta às características do produto e necessidades do animal.

Como os seres humanos, os animais também precisam de algumas horas de sono para o descanso necessário. No caso dos cães e gatos, eles costumam passar mais de 50% de suas vidas dormindo, em uma média de sono diária de 12 a 14 horas para cachorros, e 12 a 16 horas para os gatos.

Por isso, providenciar uma cama pet para que eles tenham um sono de qualidade é fundamental. Afinal, se o seu animal de estimação faz parte da família, ele merece ser super bem tratado.

Mas para saber escolher a cama pet ideal, você precisa ficar atento à algumas características do produto para poder identificar qual é a mais adequada às necessidades dele.

Para isso, verifique antes se as dimensões e medidas são compatíveis com o porte do animal e quais as posições preferidas dele dormir. Isso porque ele tem que caber direito na cama, da forma que costuma dormir.

Além disso, a cama deve ser feita com materiais 100% atóxicos, porque ele vai respirar ali, e pode também roer, arranhar e morder, o produto. Independente do material, a cama também deve ser impermeável, para em caso de acidentes, a lavagem é facilitada e ela vai durar por mais tempo.

Por fim, o conforto do animal deve ser mais importante que a estética. Assim, dê prioridade máxima à comodidade, seja por meio de almofadas extras, colchonetes ou cobertores acoplados.

Bem, agora fique atenta às características abaixo para você poder comparar os produtos e escolher a caminha ideal para o seu pet:

Tamanho

Para fornecer o conforto necessário, a cama pet precisa ser adequada ao porte do animal que vai usá-la. Para definir o tamanho ideal da caminha você também precisa levar em consideração o espaço disponível no local onde ela será colocada.

O ideal é que ela fique próxima ao comedouro e bebedouro dele, ou pelo menos na mesma área. Ela deverá ser grande o suficiente para que o animal consiga esticar as patas e também dar uma volta inteira sobre ela.

Você pode definir o tamanho correto medindo o animal enquanto ele dorme na sua posição preferida e adicionar 10 cm para a sua movimentação correta, a fim de garantir o conforto necessário.

Formato

É possível encontrar camas de todos os formatos, mas os mais comuns são os formatos circulares, ovais, retangulares e quadrados. Observe como o animal costuma dormir e escolha o formato de acordo com a posição preferida dele. Modelos redondos ou quadrados, por exemplo, costumam acomodar melhor os animais que dormem encolhidos. Já as camas pet retangulares ou ovais acomodam aqueles que preferem dormir esticados.

Modelo

Os modelos de cama pet também são bem variados, podendo ser do tipo colchonete ou até cama suspensa. Mas existem também podemos do tipo cabana e iglu, almofadas e camas pet ortopédicas, para aqueles que possuem necessidades especiais, como problemas de saúde e locomoção ou idade avançada.

As camas do tipo colchonete são melhores para os animais de porte grande, já as elevadas devem ser evitadas no caso dos filhotes, raças de pequeno porte ou idade avançada, pois o acesso pode ser difícil e até causar quedas e acidentes.

Além disso, animais com menos de um ano podem estragar a cama, mordendo partes e rasgando. Para evitar que engulam os materiais do produto, escolha modelos bem resistentes e mais mais simples.

Material

O tipo de material da cama pet é determinante para o seu nível de conforto, facilidade de limpeza, resistência e durabilidade. É uma das características mais importante a ser observadas. Os tipos mais comuns são de tecidos em algodão ou poliéster com ou sem acolchoamento.
Mas há também estruturas rígidas em plástico ou madeira com adição de colchonetes em courino, dentre tantos outros.

Independente do material, é imprescindível que o espaço onde o animal deita seja macio. Caso o modelo não seja acolchoado o suficiente, você pode adicionar uma almofada, colchonete ou cobertor dobrado.

Além disso, alguns materiais são mais adequados a certos perfis de animal do que outros, por exemplo. os modelos em tecido que retém menos calor são ideais para animais mais peludos, que não sentem muito frio.

Já os modelos em tecidos mais quentes são ideais para animais que precisam de um calor extra na hora de dormir, seja por não ter pelo suficiente ou por ser tosado.

Outra dica é ser feita de um material impermeável, para evitar molhar o enchimento, caso ocorram acidentes, especialmente se ele ainda for filhote.

Limpeza

Normalmente, a cama pet costuma acumular a maior parte dos pelos do animal, poeira e sujeira trazida por ele. ALém disso, ela retém os odores corporais característicos dos animais.

Por isso, o modelo deve facilitar a sua higienização frequente, facilitando esse processo para ser o mais prático possível na sua rotina. Alguns modelos são completamente laváveis, enquanto outros terão capas removíveis que podem ser lavadas na máquina de lavar.

Já algumas versões só podem ser limpas com pano úmido. O importante é escolher de acordo com o tipo de limpeza que mais se encaixa em sua rotina doméstica e perfil do animal. Lembrando que a sua higienização constante vai manter o animal livre de doenças e o produto sem fungos e bactérias.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posterioremnte fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta