Ao escolher uma cama de cachorro para o seu melhor amigo, muitos tipos no mercado irão lhe chamar atenção e parecer bastante atraentes. Porém, ao observar com mais calma, você vai descobrir que existe um tipo específico de cama para cachorro capaz de ser uma boa opção a se considerada. É o caso da cama ortopédica para cachorro, feita de espuma especial com memória.

Você pode até pensar que ele não precisa de uma dessas camas. Talvez, pelo simples fato equivocado de achar que camas com espumas especiais de memória são apenas destinadas aos animais de idade avançada.

No entanto, cachorros de todas as idades podem se beneficiar desse tipo de cama, não só os idosos. Lógico que os cachorros mais velhos ou com necessidades especiais podem ter enormes benefícios, não há dúvidas quanto a isso.

Se você comprar uma cama ortopédica com espuma especial de qualidade, fabricada de forma adequada, ela pode fazer muita diferença na vida do seu cãozinho idoso, podendo aliviar as dores nas articulações, melhorar a sua mobilidade e fornecer o conforto necessário que ele precisa. Mas isso não significa que essas camas sejam apenas para cães de idade avançada.

Atualmente, se você sair a procura de colchão para comprar, você vai notar que as espumas com memória estão em todos os lugares e para todo tipo de gente. A tecnologia está presente em praticamente todo colchão por aí. Até os colchões de mola mais antigos possuem uma camada de espuma com memória na parte superior. E você sabe a razão?

Porque uma espuma desse tipo de alta qualidade fornece o melhor suporte, justamente por ser incrivelmente resiliente e durável, além de ser um material que alivia a pressão do peso corporal. Então, o seu cachorro também merece uma cama ortopédica!

Entenda a razão a seguir!

Por que o meu cachorro merece uma cama ortopédica?

Uma cama ortopédica para cachorro é capaz de trazer muitos benefícios ao animal.

Espuma de memória viscoelástica foi projetada para se adaptar ao corpo do animal e preencher todas as lacunas. Isso faz com que os pontos de maior pressão sejam distribuídos através da superfície e o peso do corpo suportado por toda ela.

Para uma cama redistribuir o peso ela precisa ser composta de dois tipos de espuma. O topo deve ser de espuma viscoelástica (1,80 kg de espuma de memória) ligado à uma camada base de espuma HR.

Isso vai permitir que o cachorro afunde apenas na quantidade adequada, não mais. Ao passo que se as camas fossem apenas feitas de um bloco de espuma viscoelástica, o cachorro iria afundar até o chão.

Você sabia que 9 entre 10 cachorros sofrem de artrite e dores nas articulações em algum momento na vida? Se o seu cachorro estiver tendo problemas de locomoção ou sobrepeso, ou se simplesmente ele for de porte grande, ele pode se beneficiar bastante com a diminuição de pressão nas suas patas dianteiras e traseiras, assim como com o alívio das dores nas articulações, causadas por displasia ou artrite.

E se você pensa que só os cães idosos e com necessidades especiais podem se beneficiar das camas ortopédicas com espumas especiais, a mesma ciência no suporte pode ajudar os cachorros mais jovens. Entenda como abaixo!

Cama ortopédica para cachorro é prevenção!

Já sabemos que mesmo o cachorro sendo jovem e não apresentando qualquer sinal de problemas, isso é apenas uma questão de tempo. A APPA (American Pet Product Association), uma associação industrial sem fins lucrativos, que representa mais de 100 fabricantes de de produtos para animais de estimação, importadores e fornecedores, afirma que um cão que vive cerca de 10 ou mais anos, certamente terá problemas de mobilidade.

Mas se você fornecer uma cama de cachorro com sistema de suporte de espuma de memória viscoelástica desde cedo, isso poderá aliviar ou até prevenir por mais tempo alguns desses problemas que costumam ocorrer mais tarde.

Muitos dos problemas de articulações são inevitáveis e até genéticos. Mas você sabia que raças de cães trabalhadores ou esportistas que ainda desempenham essas atividades apresentam diferenças dramáticas em suas articulações quando envelhecem?

Isso prova que o desgaste nas articulações só aumenta. Além disso, o impacto de atividades como pular para cima e para baixo de obstáculos, assim com dormir em superfícies duras podem ser extremamente prejudicial à saúde em geral.

Além disso, isso também significa que se você tem um cachorro que desempenha árduas tarefas ou participa de competições caninas adquirir um colchão de espuma com memória como uma medida preventiva é ainda mais importante. Ainda mais quando você consegue atestar os benefícios restauradores desses tipos de camas.

Cama ortopédica aumenta a circulação sanguínea

Um dos maiores benefícios nem sempre mencionados é como esse sistema de espuma pode melhorar a circulação sanguínea. Se você remove os pontos de pressão do corpo, o fluxo sanguíneo circula mais livremente para essas áreas, melhorando a oxigenação.

Isso é extremamente importante para os cachorros que trabalham os músculos constantemente. Ao permitir um fluxo sanguíneo mais rico em nutrientes nessas áreas, isso pode restaurar e curar mais rapidamente as áreas afetadas, além de permitir uma recuperação muscular mais rápida, assim como neutralizar alguns dos efeitos que o esporte tem no corpo do cachorro a longo prazo.

Mas toda cama ortopédica para cachorro é igual?

É preciso estar atento aos modelos de cama ortopédica para cachorro vendidos no mercado.

Infelizmente não! Além disso, a maioria das camas ortopédicas para cachorro no mercado vendidas como tal, nem são realmente ortopédicas. Isso porque muitos fabricantes utilizam pedaços baratos de espuma reciclada ou espuma de caixa de ovo conglomerada.

E esses materiais não oferecem o suporte ou alívio de pressão esperados. Por isso, cuidado, muitas camas bastante populares na internet afirmando ser ortopédicas são, na verdade, pedaços de espuma de espessura grossa.

Se não for espuma com memória de qualidade, não estará em conformidade. E se o produto não estiver em conformidade, não vai aliviar a pressão, e então não pode ser chamada de cama ortopédica!

Fique longe de fabricantes de “espuma ortopédica” ou de outras empresas que afirmam vender camas ortopédicas que não usam espuma viscoelástica e base de espuma HR. Além disso, fique longe de qualquer espuma do tipo “caixa de ovo”!

Qual a melhor cama ortopédica para cachorro?

A melhor cama ortopédica para cachorro é aquela feita com espuma de memória de qualidade.

Você vai ter que fazer a sua própria pesquisa para descobrir qual a melhor cama ortopédica para cachorro. Se quiser, fizemos uma seleção com algumas das melhores opções no mercado internacional – Confira em nossa seção, Análise de Produtos – Cama ortopédica. Existe uma companhia nos Estados Unidos, a BuddyRest que fabrica vários tipos de camas para cachorro. Elas são todas recomendadas por muitos veterinários e já estão no mercado há algum tempo.

Eles realmente inovaram oferecendo as primeiras camas para cães com espuma de memória da indústria pet. Além disso, são a única empresa lá fora que “calibra” o sistema de suporte com mapeamento de pressão tátil, para garantir que as camas funcionem conforme anunciado.

Elas também são revestidas de tecidos de última geração, de tremenda qualidade, mas a ciência por trás dos itema de espuma é o seu grande destaque. Por outro lado, um item desse nível custa caro! Porém, ela foi projetada para durar a vida inteira.

Independentemente da sua escolha, você já deve ter entendido que o seu cachorro precisa dela. A espuma da memória não é apenas para cães idosos ou com problemas, ela é adequada a todos os cães de todas as idades, raças e tamanhos.

Se você tem um cachorro de raça propensa a displasia de quadril ou um um cachorro que desempenha diversas atividades, veja como uma prioridade oferecê-lo um sistema de espuma que alivia a pressão do corpo nas articulações.

O seu cachorro pode não precisar disso agora, mas pode ser uma das melhores medidas preventivas que você já tenha feito para a saúde dele a longo prazo.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta