Veterinários e especialistas comportamentais explicam porque uma simples caixa para gatos é tão atraente, que chega à ser quase uma obsessão felina.

Se você não sabia disso ou ainda não tinha reparado, os gatos amam entrar dentro de caixas, nichos gavetas, cestas… Mas você conseguiria imaginar a razão? A principal razão para eles gostarem tanto de caixas é por se sentirem seguros. Além disso, elas oferecem um bom isolamento térmico para a melhor das sonecas.

Caixa para gatos é atraente também porque o papelão tem uma textura agradável para suas atividades comuns como morder e arranhar. E por por último, mas não menos importante, essas caixas vieram de fora e foram manuseadas por outras pessoas com cheiros interessantes para eles.

Portanto, quando o seu gato começar a prestar uma atenção extra especial aos restos remanescentes da sua última entrega de encomenda, não precisa mais ficar se perguntando a razão por ele achar aquela caixa tão atraente.

Há um certa explicação científica para isso. Segundo especialistas, é um comportamento inerente ao seu DNA. Os gatos gostam de se esconder e brincar dentro de caixas por várias razões: desde ancestralidade de caça à apenas conforto.

A seguir, os especialistas explicam as principais razões da caixa para gatos ser tão atraente a ponto dele não largá-la por nada.

Confira!

A caixa para gatos dá sensação de segurança

Caixa para gatos dá sensação de seguranca.

Essa é a principal razão da caixa para gatos ser irresistível, segundo especialistas em comportamento animal. As caixas criam uma espécie de espaço seguro para os gatos que remete aos seus instintos naturais.

Como caçadores do tipo que planejam emboscadas, os gatos preferem observar o mundo se um local seguro e discreto. A caixa para gatos nesse sentido, tem duas serventias: a de ajudar a perseguir presas e evitar que predadores se aproximem de qualquer ângulo.

Assim, a caixa para gatos oferece-lhes a vantagem do esconderijo e permitem que eles permaneçam vigilantes em relação às suas presas. A caixa também ajuda a protegê-los de seus próprios predadores, uma vez que limita a habilidade sensorial de outros animais fora da caixa — bloqueando o som, o cheiro a visibilidade do gato dentro dela.

A caixa é um excelente esconderijo

Uma caixa para gatos é um excelente esconderijo.

Embora não haja nenhum predador de fato na sua casa, as caixas oferecem aos gatos um esconderijo ideal para fugir, o que ajuda a aliviar a ansiedade em relação à coisas estressantes na rotina, como barulhos altos ou pessoas e animais que não sejam do seu convívio.

Fora isso, o esconderijo serve também para ele dar um tempo das pessoas na casa ou até para se esconder por um tempo indeterminado e quem sabe até, te surpreender em um susto quando você estiver passando

A caixa para gatos é confortável

A caixa para gatos é como uma cama confortável.

Tirar sonecas é uma das atividades preferidas dos gatos para passar o tempo, e as caixas são como se fossem camas super confortáveis. Isso porque os gatos preferem temperaturas ao redor de 37⁰ C para ficarem confortáveis e relaxados.

E isso as caixas de papelão conseguem oferecer sem esforço, pois elas possuem uma camada de isolamento térmico na medida ideal para manter a temperatura equilibrada do jeito que eles gostam.

Além disso, elas podem lados e tampas que podem ser fechados para mais isolamento, além de poderem conter extra camadas de conforto se você colocar dentro delas uma almofada ou a mantinha dele preferida.

A caixa para gatos tem textura agradável

Uma caixa para gatos tem textura agradável para arranhar.

Nem todos os gatos associam a caixa à um bom local para tirar uma soneca ou se esconder para espreitar seus inimigos. Uma caixa para pode ser um bom local para eles se engajarem em suas atividades preferidas, como arranhar e morder.

As caixas tem a textura ideal para essas atividades instintivas dos gatos, pois são o ambiente perfeito, seguro, sem estresse, para eles fazerem isso que tanto gostam. Melhor que arranhar o seu sofá, não? Muito mais simples e barato!

A caixa para gatos tem cheiro interessante

A caixa para gatos tem cheiro de outros lugares e pessoas.

Mas também não é só conforto e textura, nem tampouco sobre sensações tácteis — a caixa os engajam em outros sentidos também, como o olfato. Por conta na natureza porosa do papelão que compõe a caixa, ela acaba absorvendo cheiros dos ambientes ao seu redor.

Portanto, esta caixa foi armazenada em algum local, transportada em algum veículo e manuseada por outras pessoas antes de chegar à sua casa, e os gatos podem farejar tudo isso.

Por isso, não serão raras as vezes que você vai poder observar o seu gato se esfregar na caixa pelo lado externo ou entrar dentro dela se espalhando pelo seu interior. Eles estão absorvendo todos esses cheiros para si, e deixando a sua marca com o seu próprio cheiro também, comos e demarcando seu território

A caixa pode ser um brinquedo desafiador

A caixa para gatos pode servir de brinquedo para distrair o animal.

Aqui é mais uma dica criativa do que um comportamento instintivo. Mas como a caixa para gato tem textura agradável e atraente para eles, ela também é um excelente brinquedo para aliviar o estresse do animal e preservar os seus instintos.

Você pode utilizar caixas de tamanhos diferentes para construir múltiplos espaços diferentes para ele, podendo até revesti-las de outras texturas para criar uma variedade, usando carpete, corda ou cortiça.

O brinquedo pode ter níveis em alturas variadas, túneis, nichos e outros compartimentos que ele pode usar para diversas finalidades. Assim, você terá uma caixa para gatos com multi funções, sem precisar gastar milhões em brinquedos para gatos caríssimos.

Quando estragar ou ele cansar, basta trocá-las por novas e reconstruir uma parque de diversões inteiramente diferente.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta