Outro item fundamental na rotina de um animal de estimação é a caixa de transporte, não apenas para o seu conforto, mas também para a sua total segurança. Como o próprio nome já indica, a sua função é transportar o animal, seja em passeios ou viagens, de forma segura e confortável.

Se você é daquele tutores que desejam ter o seu animal sempre por perto, a caixa transportadora será essencial, pois além de práticas e funcionais, elas facilitarão o transporte dele para todas as atividades necessárias na sua rotina, como visitas ao veterinário, pet shop e até passeios no shopping.

Em geral, a caixa de transporte animal, seja uma caixa de transporte para gatos ou caixa de transporte para cachorro, pode ser encontrada em diferentes versões, cada uma sendo uma opção mais adequada, dependendo da sua finalidade.

A maioria dos modelos podem ser utilizadas para transportar o animal dentro do carro, trem, ônibus ou avião. Mas há versões mais estilosas e práticas que podem ser utilizadas para carregá-los na rua, em shopping centers, supermercados e outros passeios mais recreativos.

Elas estão disponíveis em diversos modelos, estilos, tamanhos, cores, formatos e materiais, assim como preços que também são bem variados. As diferenças são principalmente em relação ao tamanho, capacidade, material e modelo escolhidos, das mais simples às mais sofisticadas.

Para facilitar a sua escolha e sanar todas as suas dúvidas, elaboramos um guia completo com alguns modelos bem bacanas disponíveis no mercado. Você vai aprender a observar características importantes no produto para encontrar as melhores opções de acordo com as suas necessidades e do seu pet.

Confira abaixo!

Bolsa de Transporte Desmontável – Sanremo

Esse modelo não é uma caixa de transporte, propriamente dita, mas é uma bolsa prática, funcional e estilosa, que possui a mesma finalidade – transportar o animal com segurança por aí.

O seu diferencial está em ser desmontável, o que a torna fácil de guardar e transportar quando vazia. As peças vão se destacando uma por uma e são acondicionadas em um case especial que acompanha o produto. Ela fica compacta como uma maleta de laptop.

Produzida em material super maleável (EVA), é também muito confortável e atóxica, além de bem leve, não adicionando muito peso extra quando carrega o animal. Como caixa de transporte para cachorro, ela suporta raças de pequeno porte de até 6 kgs, além de gatos de peso semelhante.

 

Bolsa para transporte animal em Metalassê – Fábrica Pet

Essa é outra caixa de transporte do tipo bolsa maleável, disponível nos tamanhos P, M e G, ideal para carregar o animal com segurança e conforto seja no carro ou na rua. O seu tecido todo trabalhado em padrão matelassê é impermeável e tem fechamento em zíper, com tela nos dois lados da bolsa para dar maior ventilação e segurança ao animal.

Além disso, traz uma almofada interna equipada com velcro, para facilitar a limpeza e dar maior conforto ao animal quando estiver sendo carregado. O bacana da bolsa é que além de servir para carregá-lo por aí, serve também de caminha quando ele estiver fora de casa.

 

Caixa de Transporte Panther N° 3 – Plast Pet

Já esse modelo é de uma caixa de transporte animal tradicional, com capacidade para animais de até 15 kg. A sua versão de N° 4 pode transportar animais de até 18 kg. O modelo segue os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), podendo ser usado para o transporte em aeronaves.

Ela possui porta com trava de segurança, alças com desenho ergonômico e suporte para cinto de segurança. Além disso, vem com um potinho para adicionar água ou ração, no caso de longas viagens. É uma excelente opção também para as viagens de carro, passeios longos no carro e até para servir de casinha quando estiver fora de casa.

 

Caixa de transporte para cachorro ou gato Prime Nº1 – Mec Pet

A caixa transportadora é indispensável para o animal, pois além de transmitir segurança para ele, transportar o animal solto no carro é proibido por lei e passível de multa. Por isso, se você quiser evitar uma dor de cabeça e prejuízos financeiros, é melhor investir no produto.

Este modelo é super resistente, seguro e confortável, também tem alça resistente que facilita o transporte e uma abertura perfeita, que permite colocar e retirar o animal de maneira fácil e sem transtornos.

Ela também está preparada e de acordo com as medidas das companhias aéreas, além do seu peso ser extremamente leve. O modelo comporta cachorros e gatos de pequeno porte.

 

Bolsa de transporte para cães e gatos Austin – Bonito pra Cachorro

Esse é outro modelo de bolsa para transporte animal flexível, acolchoada e revestida em tecido de poliéster impermeável com costura reforçada. Ela possui uma haste que mantém a caixa armada e ao mesmo tempo flexível,fundo com suporte resistente para suportar o peso do animal, além de ser removível para facilitar a higienização.

Possui tela de ventilação na parte da frente e em cima para circular melhor o ar e um bolso externo para guardar o que for preciso.

 

O que é uma caixa de transporte?

A caixa de transporte serve para dar mais conforto e segurança ao animal ao transportá-lo em veículos.

A caixa de transporte é um produto destinado ao transporte de animais domésticos. Ela tem esse nome mas pode ser tanto uma caixa como uma bolsa feita de diversos materiais diferentes, como plástico rígido, metal ou tecido, com alça para carregá-la, uma porta para entrada e saída do animal e aberturas para ventilação.

Ela serve para manter os animais confinados, confortáveis e em segurança durante passeios e viagens em veículos como carro, avião, ônibus ou trem. Além disso, dependendo do modelo da caixa transportadora, ela pode servir até de casinha.

Os gatos, por exemplo, adoram se entocar em nichos, e costumam adorar as caixas de transporte. Já os cachorros precisam ser acostumados desde filhotes. O importante é NUNCA usar a caixa de transporte para confinamento como punição, para que o animal não a associe como algo ruim.

Vantagens em usar a caixa de transporte animal

Além de ser um produto prático e funcional para manter seu animal seguro e tranquilo durante qualquer trajeto veicular, a caixa de transporte pode também ser usada como caminha para os cachorros e gatos durante as viagens e estadias fora de casa.

Elas podem vir equipadas com outros acessórios como comedouros e bebedouros, piso acolchoado, travesseiros e tapete higiênico, para melhorar ainda mais a experiência do animal durante o transporte.

Você pode encontrar caixas para transporte de cachorro ou de gato em muitas as faixas de preço, sempre de acordo com a marca, tamanho, modelo e material da peça. No entanto, os modelos mais modernos, que trazem acessórios extras ou feitos em materiais e designs especiais são bem mais caros, principalmente as flexíveis.

VantagensDesvantagens
Existem versões para todos os tipos de animalModelos maiores para animais de grande porte custam mais caro
Acessórios aumentam o bem-estar do animal
Pode ser usada como cama ou casinha
Maneira mais segura de transportar animal

Caixa de transporte rígida X maleável?

Cada tipo de caixa de transporte tem suas vantagens de acordo com o animal a ser transportado.

Durante algumas viagens e passeios, alguns animais não lidam bem com a mudança de rotina, por conta do ambiente diferente, pessoas e sons estranhos, principalmente se ele não estiver acostumado à isso.

Por isso, pode ser que seja um tanto estressante para o animal. Mas quando ele está acostumado à sua caixa de transporte, isso pode ser uma vantagem em amenizar a situação, pois ela proporciona não só a segurança e conforto durante a viagem, mas um local aconchegante próprio para relaxar e se isolar nesses momentos estressantes.

No entanto, para garantir a sua segurança e conforto, o tamanho e a capacidade da caixa são fatores muito importantes. Por isso, sempre verifique as indicações máximas de peso e porte do produto comparando com as características do animal.

Se a finalidade de uso da caixa de transporte é uma viagem de avião, ela precisa atender aos pré-requisitos de metragem e padrão das companhias aéreas, além de ter a certificação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), senão poderá ser impedida de embarcar no avião.

Lembre-se: os padrões de caixa de transporte são diferentes para o uso na cabine e no compartimento de bagagem. Na cabine são aceitas caixas em material rígido ou maleável, enquanto no compartimento de bagagem a caixa deve ser obrigatoriamente rígida.

Tipos de caixa de transporte: Tabela de comparação

Tipo de caixaMaterialCaracterísticasLimpezaArmazenagem
RígidaFibra ou plásticoEstável e seguraCom pano e sabão neutroVolumosa
MaleávelTecido, lona ou couroConfortável e versátilLavávelCompacta, dobrável

Outro detalhe importante é certificar-se de que a caixa de transporte permite a fixação de identificação, e para o transporte em automóveis, verifique se ela conta com recurso para prender o cinto de segurança.

Independente do material, o fundo deve ser feito em material impermeável para conter vazamentos, caso o animal faça suas necessidades dentro do produto.

A caixa de transporte para gatos também deve ter o fundo reforçado, pois eles adoram arranhar o chão, podendo danificar o produto. Já a caixa de transporte de cachorro grande deve ser alças resistentes ou rodinhas para facilitar o transporte.

Rodinhas removíveis, por exemplo, são a melhor opção, já que companhias aéreas não aceitam modelos com o acessório.

Por fim, mas não menos importante, verifique se a caixa de transporte conta com mecanismos de segurança para evitar que a porta abra acidentalmente, tanto por dentro como por fora.

Como escolher a caixa de transporte ideal

A caixa de transporte ideal é aquela que mais se adequa às necessidades do seu animal.

Agora que você já tem informações suficientes sobre as vantagens e tipos de caixa de transporte, fique atenta às principais características do produto que devem ser observadas no momento da compra. Algumas fazem realmente a diferença dependendo das necessidades dele e suas expectativa.

Lembre-se: nem sempre o produto mais caro do mercado é o melhor ou o mais indicado para as necessidades do seu animal. Por isso, preste muita atenção nas características abaixo que você deve atentar para escolher caixa de transporte que melhor atende suas necessidades.

Veja só:

Modelo

O modelo da caixa de transporte para gatos ou cachorro deve levar em consideração as características do animal e a sua finalidade de uso. Os modelos maleáveis, por exemplo, são ótimos para levar para passear carregando-os nos ombros. Esses modelos também são muito fáceis de guardar.

Por outro lado, esses modelos não podem ser usados no compartimento de bagagem de aviões, sendo que alguns modelos também não são muito adequados para o transporte em veículos.

Já os cachorros de grande porte exigem caixas mais resistentes e com rodinhas para facilitar o transporte. Portanto, escolha o modelo de acordo com o uso que será dado ao produto, bem como as características do animal.

Material

O tipo de material da caixa de transporte está diretamente relacionado à resistência e durabilidade do produto. Além disso, alguns materiais são mais adequados para alguns perfis de animal e objetivos do que outros.

Por exemplo, modelos em material maleável são mais indicados para animais de pequeno porte, já os animais de porte maior precisam utilizar caixas rígidas, por conta do peso e do tamanho dele.

O tipo de material também irá determinar a forma de limpeza e higienização do produto, sendo que o fundo deverá ser de material impermeável, para conter os vazamentos de necessidades fisiológicas para o exterior da caixa.

Tamanho

O tamanho da caixa de transporte é outra característica muito importante, e deve ser definido com base nas medidas do animal que irá utilizar o produto. Para não ter erro, o ideal é tirar as medidas do animal antes de ir às compras, considerando o seguinte abaixo:

  • Altura: a caixa ideal precisa ter no mínimo 2 cm além da medida do animal em pé, com a cabeça erguida.
  • Comprimento: a medida deve considerar o animal deitado, medindo do focinho ao início do rabo, acrescentando mais um palmo para acomodar as patas dobradas.
  • Largura: a caixa deve ser de no mínimo duas vezes a medida das costas do animal, o suficiente para que o animal consiga dar a volta em torno de si mesmo dentro dela.

Lembre-se: gatos dão muita importância à sensação de liberdade, bem mais do que os cachorros. Por isso, ao escolher uma caixa de transporte para gatos, opte por alguns centímetros à mais.

Capacidade

A capacidade também está relacionada ao porte do animal, mas com o peso que ela irá suportar. Mas não se preocupe, pois cada modelo de caixa de transporte vem com a indicação de limite de peso suportado.

Portanto, compare com o peso do seu animal e nunca exceda o limite de peso indicado pelo fabricante, para evitar colocar em risco não só a integridade do produto, por conta da sobrecarga, mas também a segurança do animal.

Ventilação

A ventilação da caixa de transporte é outra característica importante para a segurança e conforto do animal. Isso porque a caixa precisa promover a circulação de ar dentro dela, evitando que o animal passe mal ou fique sem ar.

Em geral, essa ventilação se dá por meio de aberturas com grades ou pequenos orifícios na lateral da caixa ou na parte de cima. Há modelos inclusive que possuem aberturas na parte superior, que proporciona uma sensação de maior liberdade pelo aumento da entrada de luz e ar ou até poder ficar com a cabeça para fora em alguns momentos.

Acessórios extras

Os acessórios extras, normalmente, proporcionam uma comodidade extra, seja para o animal ou o tutor. Alguns exemplos são rodinhas, trancas, travas de segurança, alças para transporte, comedouro, bebedouro, piso acolchoado, tapete higiênico, compartimento para petiscos e objetos, etc.

São os “opcionais” que a caixa de transporte pode oferecer, podendo ser realmente úteis em alguns casos, mas que também podem encarecer o produto. Por isso, antes de optar por uma caixa de transporte toda equipada, verifique se todos esses extras realmente são necessários e úteis, para realmente valer o investimento.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posterioremnte fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta