in

Caixa de transporte para cachorro: saiba sua importância e real utilidade

Caixa de transporte para cachorro: golden retriever no carro com cabeça na janela pra fora
Caixa de transporte para cachorro: Andar com carro solto no carro pra fora da janela é proibido por lei

A caixa de transporte para cachorro é um dos itens mais importantes na vida do seu animal de estimação. Ou seja, ela já deixou de ser um acessório pet supérfluo para integrar a lista dos produtos pet mais vendidos no mercado.

Na verdade, a caixa para transporte de cachorro tem muito mais que apenas uma utilidade. Isto é, a caixa de transporte para cachorro não só auxilia no transporte do animal, como também é primordial no treinamento deles. Além disso, também pode servir como um local mais abrigado e seguro para dormir.

Neste artigo, vamos entender um pouquinho mais sobre para que servem as caixas de transporte para cachorro. Assim, nos aprofundar sobre suas utilidades e como você pode tirar o melhor proveito delas em diferentes ocasiões.

Caixa de transporte para cachorro: como transporte

É bastante comum observarmos pessoas dirigindo por aí com o cachorro no colo ou solto pelo carro. Eles mesmo adoram ficar com o focinho para fora na janela do carro. Por muito tempo, isso não representou perigo algum. E para muita gente isso ainda não tem nada de mais.

No entanto, carregar o cachorro solto no carro, seja no colo, no banco de trás ou até mesmo no porta-malas é um risco para a segurança de todos. Pense na caixa de transporte para cachorro como a cadeirinha de carro para bebê. Ou seja, a caixa de transporte para cachorro é simplesmente, um acessório fundamental que garante a proteção e a segurança dele e de todos no carro.

Quando o cachorro viaja dentro do carro na sua caixa de transporte, além de estar seguro, ele também não atrapalha ou impede a visão do motorista. Além disso, o motorista também não corre o risco de se desconcentrar ou ser surpreendido. Como por exemplo, por um pulo no colo ou no banco da frente, afinal cães são imprevisíveis.

Em caso de acidentes, a caixa de transporte para cachorro devidamente presa também diminui as chances do cão sair machucado, similarmente à função do cinto de segurança. Ele não só não atingirá ninguém dentro do carro, como também não será arremessado para fora dele. Ou seja, a caixa de transporte para cachorro só fará mal, se não for usada corretamente.

O que diz a lei

Não existe uma lei no que diz respeito a como transportar cachorro dentro do veículo. Mas existe um regulamento no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que proíbe, sob pena de multas, a condução de animais, pessoas ou carga nas partes externas do veículo (artigo 235). É também proibido transportar animais à esquerda ou entre os braços e pernas do motorista (artigo 252, inciso II). Além disso, o artigo 169 proíbe dirigir sem atenção ou cuidados à segurança.

Assim, levar um animal na caçamba por exemplo, ou com a cabeça para fora da janela é infração grave, com direito a 5 pontos na carteira e multa de R$127,69. Da mesma forma, carregar o cachorro no colo ou à sua esquerda, resulta em 4 pontos na carteira e multa de R$85,13.
Embora não muito claras e abertas a interpretações diferentes, há de se concordar que o animal solto circulando livremente pelo carro não é o mais recomendável, mesmo que no colo do passageiro, no banco de trás ou até mesmo no porta-malas.

De acordo com a diretora presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Izabel Cristina Nascimento, o ideal seria não usar o porta-malas em qualquer porte de cachorro, pois o banco traseiro é a área menos afetada em caso de acidentes.

Como transportar cachorro em carros

Caixa de transporte para cachorro: cachorro com cabeça pra fora do carro
Caixa de transporte para cachorro: cachorro solto no carro é proibido.

A caixa de transporte para cachorro é uma das melhores soluções de segurança para transportar o animal dentro do carro. Além disso, é uma das opções mais usadas no caso dos animais de pequeno e médio porte. Ao contrário que muita gente pensa, a caixa de transporte para cachorro não é ruim nem assustadora. Tampouco deve ser associada à um prisionamento.

O cachorro que está habituado a este tipo de confinamento provisório na realidade se sente seguro e tem menos medo de passear no carro. Geralmente, a caixa para transportar cachorro é feita de plástico resistente, ventilada e permite que o animal tenha contato visual com o ambiente. No entanto, deve-se seguir algumas regras ao selecionar a caixa de transporte para cachorro ideal.

Qual a medida ideal para a caixa de transporte para cachorro?

A caixa de transporte para cachorro ideal deve ser grande o suficiente para que o animal consiga ficar de pé dentro dela e dar uma volta inteira em torno de si mesmo. Além disso, o animal deve poder deitar sem tocar o focinho nas grades. Idealmente, o comedouro e o bebedouro devem ser presos à grade, para não tirar o espaço interno do cão.

O seu comprimento deve equivaler ao comprimento do cão, da cauda ao focinho mais uns centímetros extra para a altura das patas do cão. A largura da caixa para transporte de cachorro deve ser duas vezes a largura das costas do animal. Ou seja, o ideal seria caber dois cachorros lado a lado para ser realmente confortável. E a sua altura deve ser 2 cm mais alta que a altura do cão, medida da cabeça às patas da frente.

Além disso, a caixa de transporte para cachorro ainda ter um revestimento apropriado caso ele faça suas necessidades dentro dela. Para ser ainda mais segura, não deve ter rodinhas e a portinha deve ter tranca e grades.

O ideal é fixar a caixa de transporte para cachorro no cinto de segurança do carro ou prendê-la atrás dos bancos dianteiros. Nunca coloque-a no porta-malas de um sedã, por exemplo, todo fechado. Na maioria dos casos, a caixa de transporte para cachorro é disponível para animais de até 50 kg, sendo mais recomendadas para cães de até 25 kg. Ou seja, acima disso o cinto para cachorro ou a grade são os mais indicados.

Outras soluções mais adequadas

Caixa de transporte para cachorro: boxer em cadeirinha de carro para cachorro
Caixa de transporte para cachorro: as cadeirinhas de carro para cachorro são excelentes para cachorros de porte grande.

Já entendemos que o animal não pode ficar solto dentro do carro. No entanto, também não deve ficar preso de forma inadequada. Em ambos os casos, o risco é grande dele ser projetado e se ferir em caso de colisão ou simples movimentos bruscos do veículo. Felizmente, hoje no mercado já existem algumas outras opções consideradas seguras por muitos especialistas. São elas:

Cadeira de transporte para cachorro

Há outros produtos como a cadeira de transporte, que é presa através do cinto de segurança do carro e impede que o animal seja projetado mesmo dentro ou para fora do carro. Ela assemelha-se a uma cadeira de carro de bebê, como se fosse um cestinho.

Cintos de segurança para cachorro

Há casos em que o porte do cão é grande demais para a caixa ou o carro pode não comportar o tamanho dela. Nesses casos, recomenda-se o cinto de segurança canino, normalmente indicados para cães, entre 5 e 50 kg. Eles são como coleiras que podem ser engatadas no fecho de um dos cintos do banco de trás. No entanto, para que esse tipo de cinto funcione, ele precisa ser preso adequadamente e ajustado a uma distância segura.

Além disso, precisam estar presos a uma coleira peitoral resistente e apropriada, às costas e aos ombros do cão. Pois, as coleiras comuns podem causar lesões e enforcamento em caso de colisão. Este tipo de cinto, além de serem capazes de absorver o impacto, devem trazer opções de fixação no cinto do carro ou nos ganchos Isofix.

Grades de contenção para cachorro

No caso dos cachorros de porte grande, acima de 25 kg, há opções como grades de contenção ou divisória. Elas podem ser instaladas na caçamba de picapes ou entre o banco traseiro e a tampa do porta-malas, para separar os passageiros do animal de estimação.

Elas podem também ser adaptadas entre os banco da frente e os bancos de trás, mas sempre prendendo o cachorro ao cinto de segurança. É ideal para os cães mais irrequietos, que não se adaptam à caixa de transporte ou ao cinto canino, e evitam que eles fiquem transitando pelo interior do carro.

Independente da opção escolhida, é fundamental seguir todas as recomendações do manual de instruções para a instalação dos equipamentos no veículo. Assim como fazer os ajustes necessários para prender o animal com segurança.

Caixa de transporte para cachorro: como treinamento

Apesar do nome sugerir, a caixa de transporte para cachorro não serve apenas para transportar. Ou seja, ela tem uma função primordial no treinamento dos cachorros com relação ao convívio dentro de casa.

A caixa de transporte para cachorro quando usada para treinamento faz uma enorme diferença na rotina dos cães e traz muitos benefícios. Por isso, ela é um equipamento muito útil que deveria ser adquirido logo quando o filhote chega em casa pela primeira vez.

A segurança acalma

O primeiro benefício da caixa de transporte para cachorro é poder usá-la para acalmar o animal. Além disso, mantê-lo seguro até que ele aprenda onde está e entenda as regras do convívio na sua nova casa. Ao contrário do que muitos pensam, a caixa de transporte para cachorro não é um tipo de confinamento negativo. Ou seja, é justamente o oposto. Qualquer animal busca um local seguro para se abrigar, e os cães não são diferentes. Principalmente, os filhotes. Portanto, a caixa de transporte, quando introduzida na rotina do cachorro da forma correta serve exatamente para que ele se sinta seguro.

Limita a área

Com o intuito de treinamento, a caixa de transporte para cachorro auxilia a delimitar a área de circulação do cachorro na ausência dos donos em casa. Normalmente, um cachorro destreinado sem supervisão em casa é sinônimo de confusão. Ele pode quebrar e destruir coisas pelas coisas. Sem falar que é perigoso, pois ele pode se ferir ou comer algo não deve. No pior das hipóteses, esses acidentes podem custar a vida dele.

Ensina as regras

Os filhotes, principalmente nas primeiras semanas, ainda não são capazes de entender o local ou as regras. Portanto, sem supervisão eles tomarão suas próprias decisões, e isso nem sempre será bom. A caixa de transporte para cachorro serve como ferramenta para ensiná-lo a fazer suas necessidades em um horário e local predeterminado.

Além disso, a caixa de transporte para cachorro vai fazer com que ele aprenda até onde pode ir e quando. Se toda vez que você sair condicioná-lo a ficar ali dentro, ele vai aprender que é um local seguro para ficar até que você volte.

O importante é não usá-la como castigo. É só soltá-lo assim que chegar e levá-lo para fazer suas necessidades. Ele irá associar isso rapidinho e aprender a fazer suas necessidades apenas nos locais desejados. Além disso, a sua casa vai estar sempre do jeito que deixou quando saiu.

Caixa de transporte para cachorro: como local para relaxar e dormir

Outro benefício da caixa de transporte para cachorro é garantir um lugar onde ele possa se isolar quando não quiser ser incomodado. A caixa de transporte pode até servir como casinha de cachorro, caso ele goste de um local mais confinado.

O cachorro quando é acostumado ao uso da caixa de transporte de forma positiva, ela vai estar sempre associada a um local seguro e confortável. Isto é, um local onde ele pode se isolar para relaxar sempre que quiser. Os cachorros gostam de ser livres e correr soltos. Mas, ser livre também significa poder relaxar e desacelerar a mente em um local seguro da escolha deles.

Considerações finais importantes

O cachorro que for bem condicionado à sua caixa de transporte nunca irá associá-la a algo ruim ou castigo. Portanto, sempre que precisar usá-la não haverá estresse. Seja para usá-la como transporte, confinamento na sua ausência ou como local para dormir.

A caixa de transporte para cachorro quando usada para um local para dormir deve ficar em local seco, fresco e ventilado. Além disso, ela deve ser posicionada em um local neutro da casa onde não haja agitação ou tráfego constante de pessoas o tempo todo.

Durante os períodos de treinamento, nunca deixe o cachorro confinado por mais que 4 ou 5 horas dentro da caixa. Até porque o cachorro precisa comer, beber água, fazer suas necessidades e se exercitar. Se você costuma ficar fora o dia todo, tome providências para que alguém possa cuidar dele.

Ao condicioná-lo, comece o treinamento com períodos curtos, de 10 minutos até 1 hora. Assim, ele vai entender a rotina e desenvolver o hábito de ficar na caixa mesmo com você em casa.

Mantenha a caixa de transporte para cachorro sempre limpa, limpando-a pelo menos uma vez por semana, ou sempre que houver necessidade. Assim, ela estará sempre pronta para usar, mesmo que não esteja sendo usada diariamente.

Caso se sinta inseguro ou não saiba como fazer o condicionamento, existem profissionais que podem ajudar. É extremamente importante que o condicionamento na caixa de transporte seja feito da maneira correta, e o seu uso na rotina do cachorro seja positivo para garantir o bom resultado.

Dani Jardim

Written by Dani Jardim

Dani Jardim é redatora freelancer, contribui com contéudo digital para vários sites diferentes. Amante dos animais, divide o seu tempo escrevendo sobre todos eles neste portal, e nas horas vagas, se divertindo com seus cachorros, o Pug, Bóris e o Buldogue francês, Vasco. Dani também faz parte da nossa equipe editorial como gerente e editora de conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos pet: boxer usando duas coleiras diferentes.

Produtos pet mais vendidos: saiba quais são e entenda por quê

Máquina de tosar cachorro: Shih Tzu rec[em saída do petshop toda arrumada com chuquinha de florzinha na cabeça

Máquina de tosar cachorro: Qual a melhor forma de tosar cachorro