Quem tem um gato em casa sabe que alguns itens são necessários para os cuidar do animal, principalmente se ele viver indoors, sem poder sair por aí para fazer suas necessidades fisiológicas. É o caso da caixa de areia para gatos, fundamental para a higiene do animal.

Afinal, os gatos são animais que prezam pelo próprio bem estar e ambientes limpos, por isso a caixa de areia é uma excelente solução para a higiene deles. Prática e fácil de usar, além de garantir a limpeza, ela é importante para a rotina do animal.

Mas para escolher a caixa de areia ideal é preciso que você fique atenta a alguns detalhes. Além de ser muito importante que ela esteja sempre limpa, também existem diferentes tipos de caixas e areias, como a sílica, a areia biodegradável, e a ecocatrix de bambu.

Alguns modelos são até bem modernos, com função autolimpeza, já outros são bem simples em que a limpeza deve ser diária e manualmente. Independente da sua escolha, leia atentamente o guia abaixo com algumas das melhores caixas de areia para gatos do mercado para você poder fazer a melhor escolha.

Confira!

Caixa de Areia para Gatos Aberta – Moderna

Essa caixa de areia para gatos é aberta, do tipo bandeja, uma das mais bem avaliadas na internet. Ela é o modelo ideal para quem não pode gastar muito, mas mesmo assim deseja ter um modelo de qualidade em casa.

Embora simples, o modelo está disponível nas cores cinza, rosa e verde limão, com a vantagem de poder ser utilizada por gatos de todos os portes. Sua única desvantagem é ter que ser limpa manualmente e com frequência.

 

Caixa de Areia para Gatos Trendy Cat – Luxurious

Esta é uma caixa de areia para gatos do tipo fechada e super luxuosa. O modelo é fabricado pela Luxurious, sendo ideal para quem pode gastar um pouco mais para dar mais privacidade ao animal.

Por ser um modelo fechado, as fezes não ficam expostas e os fortes odores são mais neutralizados. É outro produto bem avaliado na internet em vários lugares do mundo, além de ser muito prático e mais higiênico. A sua desvantagem pode estar no preço e na forma de limpar, que deve ser manualmente.

 

Caixa de Areia para Gatos Fechada com Filtro – Durapets

A Durapets oferece esse excelente modelo de caixa de areia para gatos que vem com filtro coberto e pazinha. É um modelo fechado, bastante prático, que facilita bastante a limpeza do ambiente e neutraliza os odores. O produto acompanha refil do filtro e vale o investimentos já que elimina os odores da caixa.

Caixa de Areia para Gatos Fechada – Cat Litter Box

A Cat Litter desenvolveu esse modelo de caixa de areia para gatos do tipo banheiro fechado feito de material plástico resistente e durável. Com ele os gatos podem fazer suas necessidades em um lugar específico com mais conforto, privacidade e higiene.

Além disso, pode ser fechada, a caixa deixa sua casa sempre limpa e livre dos maus odores causados pelos resíduos de urina e fezes. O modelo vem com uma alça na parte superior para facilitar o transporte e uma porta vai e vem com uma abertura na parte superior, para o anima entrar e sair.

 

Caixa Areia para Gatos Cat Concept 3×1 – Cat In Love

O Cat Concept 3×1 é um modelo de caixa de areia para gatos da Cat In Love que é cama e playground, ideal para o dia a dia do seu bichano. Com ela você fornece tudo o que o seu gato precisa em um único produto, enquanto os maus odores ficam neutralizados dentro do produto. Sua desvantagem é o preço, que é bastante alto, podendo não valer o investimento.

 

A caixa de areia para gatos e suas vantagens

A caixa de areia para gatos é fundamental para o beme star do animal.

Por mais que os gatos sejam animais independentes, eles ainda sim exigem alguns cuidados básicos para garantir o seu conforto, além do seu. Assim como os humanos, os animais também possuem suas necessidades, por isso é fundamental que eles sejam respeitados e tenham um espaço agradável em nossas casas.

Já os gatos são animais um pouco mais exigentes, sendo a própria higiene fundamental para manter o seu bem estar. Assim, eles fazem questão de viver em um ambiente limpo, até na hora de fazer suas necessidades fisiológicas.

Por isso, fornecer uma caixa de areia para gatos é muito importante, não sendo nem necessário adestrá-los para usar o local, pois a maioria deles já sabe como funciona por instinto.

Na caixa, é preciso colocar areia ou outros materiais, como sílica e ecocatrix de bambu, além de utilizar uma pá para recolher os dejetos, ou outro sistema para mantê-la sempre limpa. Isso porque, como são muito higiênicos, os gatos podem optar por fazer suas necessidades do lado de fora se encontrarem a caixa suja.

Além disso, a caixa tenha precisa ter espaço suficiente para o animal dar voltas em torno dele mesmo, até encontrar uma posição confortável para se aliviar.

VantagensDesvantagens
Mantém o ambiente limpoDevem ser limpas manualmente
Podem inibir o mau cheiroModelos abertos não inibem o mau cheiro
São práticasPodem custar caro

Tipos de caixa de areia para gatos

Existem alguns tipos diferentes de caixa de areia para gatos.

Engana-se quem pensa que as caixas de areia para gatos continuam simples caixas. Elas podem ser encontradas em vários modelos. Alguns são cobertos com tampas ou em formato de casinhas com portas para o animal entrar e sair, outros modelos são abertos e os mais modernos chegam até ser automáticos. Mas o mais importante é avaliar as características de cada modelo e os valores, para saber qual será mais útil para você no seu dia a dia e se adequar melhor ao seu animal.

Caixa de areia automática

Para quem fica longos períodos fora de casa, a caixa de areia para gatos automática pode ser uma opção bem interessante. Esse tipo foi projetado com um sistema autolimpante, sem que você precise remover o dejetos manualmente com a pá.

Algumas caixas de areia fazem a limpeza de três a quatro vezes por dia, outras toda vez sempre que o gato urina ou defeca. Embora seja mais prática, higiênica e moderna, esse é o tipo mais caro do mercado.

Caixa de areia fechada

A caixa de areia fechada é ideal para quem não se importa de fazer a limpeza, mas não gosta de deixar a sujeira à vista. O modelo é uma espécie de casinha onde o animal entra para fazer suas necessidade, e sai ao terminar.

Ela também é bem prática e acompanha uma pá. Alguns modelos também possuem filtros para neutralizar os odores. A única a desvantagem é nem sempre ser confortável, por isso precisa ter um tamanho maior para o animal poder se mover com folga lá dentro. Os preços podem variar bastante.

Caixa de areia aberta

A caixa de areia aberta é a mais comum e também a mais barata. Normalmente, é um modelo em que se espalha a areia, e limpa quando necessário, como se fosse uma bandeja.

Alguns modelos acompanham uma pá ou uma peneira, para facilitar a remoção dos dejetos e o processo de limpeza. Modelos com peneira transforma a urina em pó, para que caia no compartimento inferior, facilitando ainda mais a limpeza.

Tipos de CaixaLimpezaAbertura
AutomáticaAutomáticaNão precisaPode ser fechada ou aberta
FechadaManualPrecisaNão deixa sujeira à mostra
AbertaManualPrecisaDeixa sujeira à mostra

Como escolher os melhores modelos de caixa de areia

Para escolher uma boa caixa de areia para gatos é preciso estar atento aos detalhes.

Um animal doméstico requer mais responsabilidades de seus tutores, principalmente com relação aos cuidados básicos com sua saúde e bem estar. No caso dos gatos, um dos acessórios mais importantes é a caixa de areia.

Os gatos são animais reservados e muito exigentes, por isso na hora de escolher a caixa de areia perfeita é importante ficar atento à alguns detalhes:

Tipo de caixa

O tipo de caixa é o principal fator na hora de escolher a sua caixa de areia para gatos. Voc6e vai ter que escolher o modelo de acordo com os hábitos e comportamento do animal, fazendo alguns testes e baseando-se na sua observação. Como vimos, existem três tipos de caixa de areia comuns no mercado:

  • Automática: mais prática, porém mais cara.
  • Fechada: semelhante a uma casinha, variando bastante nos modelos e preços.
  • Aberta: mais simples, popular e econômica.

Tamanho

O tamanho da caixa de areia para gatos é fundamental para o conforto do animal. Isso porque o animal precisa ter espaço suficiente para se locomover e encontrar o local ideal para fazer suas necessidades.

Para isso, recomenda-se uma caixa com 1,5 vezes o tamanho do gato (do focinho até a cauda). Se for filhote, faça uma estimativa de quanto ele medirá ao ficar adulto, ou terá que adquirir uma nova, quando necessário.

Tipos de areia

Os principais tipos de areia para usar na caixa são: areia comum, ecocatrix de bambu, areia biodegradável (farinha de mandioca) e sílica. Veja em mais detalhes abaixo:

  • Areia comum: tem valor mais acessível, mas menos durabilidade, menor potencial de absorção, e necessita de trocar diárias.
  • Ecocatrix de bambu: facilitam a limpeza, pois quando os grão se sujam, eles se transformam em torrões mais fáceis de remover. Eles são 100% ecológicos e biodegradáveis, além de inibir odores.
  • Areia biodegradável: feita de farinha de mandioca, também forma torrões que facilitam a limpeza, mas não inibe o mau cheiro.
  • Sílica: mais durável e prática de usar, exige apenas uma troca por mês, pois a urina penetra nos grãos, mas é necessário retirar as fezes. Ela reduz os odores e muda de cor quando estiver na hora da trocar.

Aviso Importante:
Nossos redatores não possuem qualquer ligação com os fabricantes dos produtos aqui analisados. No entanto, todos os produtos possuem links direcionados à lojas online que fornecem programas de afiliados. Ao clicarem no link do produto e, posteriormente fechando a compra, vocês estarão automaticamente contribuindo para que o Vidanimal receba uma pequena porcentagem de comissão pela venda do produto. Isso nos ajuda a manter nosso trabalho e várias outras pessoas a encontrar o que procuram!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta