Você sabia que nossos cachorros são mais inteligentes que podemos imaginar? Sabemos que há cães inteligentes, algumas raças até mais que outras, ou melhor, com certos tipos de inteligências que as tornam mais habilidosas de uma forma ou outra.

Mas há uma coisa que todo tutor já fez em algum momento. Por exemplo, digamos que está na hora do banho do seu cachorro ou de levá-lo ao veterinário. Não importa quantas vezes você chamar ou o quanto firme você for, ele simplesmente a ignora.

Então, o que você faz? Você tenta persuadi-lo: “Venha cá, seu pestinha, está na hora do seu ba-nho-zi-nhoooo!”

Afinal, ele é só um cachorro e palavras específicas não importam tanto quanto a maneira como você as pronuncia, certo? Você poderia xingá-lo de “cão velho e fedorento” na mais doce e calma voz e ele olharia para você com o mesmo olhar lânguido e apaixonado em retribuição.

Bem, se você acha que sim, você está totalmente enganada. Se acordo com recentes estudos publicados na revista científica Science, os cachorros entendem bem mais o que dizemos do que conseguimos imaginar.

Entenda como isso é possível abaixo!

Cães inteligentes: O que dizem as pesquisas!

Cães inteligentes podem entender palavras, apesar da entonação.

Pesquisadores estudaram um grupo de cachorros treinados a permanecerem parados durante uma sessão de ressonância magnética. Ali dentro do tubo, os seus cérebros foram escaneados enquanto os cientistas diziam uma série de palavras com diferentes entonações.

O estudo foi concluído ao monitorar as atividades cerebrais dos cachorros e descobrir que eles processam o significado das palavras de uma forma bem semelhante aos humanos.

Da mesma forma que humanos conseguem distinguir o significado léxico da palavra (a palavra dita) e a entonação (o tom em que dizemos) para chegar numa representação unificada do conteúdo, os cachorros também são capazes de entender as palavras que dizemos, não importando COMO dizemos.

Enquanto observavam qual hemisfério do cérebro do cachorro era ativado ao ouvir palavras específicas, os pesquisadores encontraram uma tendência hemisférica no processamento de palavras significativas, independentemente da entonação.

Isto é, uma região auditiva do cérebro para distinguir palavras marcadas ou não de forma entoativa; além de um aumento de atividade nas principais regiões de recompensa somente quando o significado léxico e entoativo da informação eram consistentes com o elogio.

Basicamente, se você achava que podia enganar o seu cachorro dizendo: “Vamos tomar banho” com uma entonação doce e cordial, desista. Ele ele entende exatamente o que a palavra “banho” significa.

Além disso, ao dizer palavras “neutras” — como “mas” e “então” — com uma voz alegre e convidativa não houve o mesmo efeito agradável que dizer algo familiar como por exemplo, “Quem é o meu amigão?”.

Isso significa que para cães inteligentes, um bom elogio pode funcionar como recompensa, mas funciona melhor se a palavra e a entonação combinem.

Portanto, os cachorros não só diferenciam o que dizemos e como dizemos, como também podem combinar os dois, a fim de obter a interpretação correta da informação.

Cães inteligentes também sentem a energia

Cães inteligentes também podem sentir a nossa energia.

Agora que sabemos que nossas palavras são entendidas, não importando a entonação com que as pronunciamos, fica fácil imaginar que esses mesmos cães inteligentes possam também sentir o que estamos sentindo, através da energia e os sinais emanados por nós.

Pesquisadores descobriram que cães e gatos apesar de estarem felizes na companhia de seus donos, também ficam confusos quando seus donos trabalham de casa, ao passo de já estarem acostumados com eles saindo em certos horários para trabalhar.

Isto foi comprovado por uma pesquisa conduzida pela Universidade de Yale no Centro de Cognição Canina, que constatou que os animais de estimação podem ficar confusos sobre como os níveis de estresse e energia humana são diferentes quando focados em um projeto de trabalho ao invés de assistindo televisão, fazendo o jantar ou apenas convivendo em casa.

O estudo concluiu que os cães podem sentir a ansiedade e estresse emanados de seu dono quando eles trazem trabalho para casa. Não tem nada mais estressante para o animal que observar o seu dono passando por isso.

Mas por que isso acontece?

Há evidências comprovadas de que os cachorros são sintonizados com as nossas emoções, por isso eles facilmente irão notar o fato de estarmos mais preocupados, ansiosos e apreensivos.

O fato de sairmos para trabalhar todos os dias e retornar para casa no fim do dia, comumente é associado a um momento de alívio e de alegria para os animais que ficam à nossa espera.

Portanto, quando chegamos em casa, muitas vezes deixamos nossas preocupações do lado de fora para dedicarmos àquele momento tarefas mais relaxantes, como brincar com o animal, relaxar em frente à TV.

É justamente essa energia que os animais estão acostumados a sentir. Ao passo que quando levamos o trabalho para casa, a presença do tutor passa a ser associado a níveis de estresse e ansiedade que antes não existiam, o que leva à confusão mental nos animais.

O que fazer para aliviar a tensão?

Para evitar ficar estressado em excesso, o ideal é tentar passar alguns minutos brincando com o animal, o que irá trazer benefícios ao dois. Apenas acarinhar a pelagem do cachorro pode reduzir os hormônios do estresse, além de que estar ao redor de cães pode melhorar os nossos humores negativos.

As caminhadas regulares também podem ser ótimas para aliviar o estresse, permitindo que ambos foquem em algo diferente por algum tempo.

E os gatos, sentem o mesmo?

Os gatos também podem sentir a nossa energia.

No caso dos gatos, a situação pode ser um pouco mais complicada. Para alguns especialistas no Laboratório de Interação Humano-Animal da Universidade Estadual do Oregon, a importância da interação social na vida dos gatos tem sido subestimada.

Em uma de suas últimas pesquisas, os pesquisadores mostraram evidências de que os gatos valorizam ainda mais o contato humano que o alimento, embora isso possa resultar em alguns comportamentos intrusivos, como caminhar sobre o teclado do laptop durante uma conferência de vídeo.

Muitos gatos apreciam o contato humano tanto quanto os cachorros, mais eles podem ser mais intrusivos. Neste caso, os especialistas recomendam criar espaços separados e exclusivos para os gatos para que eles fiquem ocupados quando o tutor não puder dar a atenção desejada.

Você pode colocar um playground para gatos no seu escritório ou espaço de trabalho em casa, para que ele possa estar ali com você, porém te observando trabalhar à uma certa distância.

Alguns tutores foram mais além fazendo com que seus animais começassem a fazer parte de suas rotinas de trabalho em casa. Um perfil no Instagram, @DogsWorkingFromHome, por exemplo, ajudou a lançar uma plataforma para pessoas que trabalham de casa (trabalho à distância) compartilharem suas fotos dividindo o mesmo espaço com seus animais de estimação.

O perfil foi criado para celebrar essas experiências de compartilhar o espaço de trabalho com um animal. E muita gente aderiu, se sentindo abraçadas no mesmo contexto, aliviando um pouco o estresse na rotina.

Concluindo…

Muita gente pode jurar que o seu cachorro entende mesmo tudo o que falam com ele, portanto o assunto pode não ser nenhuma novidade para essas pessoas. Da mesma forma, alguns tutores acreditam saber quando o seu gato está bravo com eles.

Portanto, para os mais conectados aos seus animais o fato deles entenderem o que queremos dizer e sentirem o que estamos sentindo é mais uma comprovação dos laços emocionais que temos com eles.

Mas o que tudo isso significa em relação à forma como nos assemelhamos a eles é simplesmente extraordinário. Isso significa que não só esses gatos e cães inteligentes são mais espertos que imaginamos, mas também tão leais que devíamos nos sentir envergonhados por subestimá-los em alguns momentos.

Agora, levante da frente do seu computador ou deixe o smartphone de lado por um instante e vá fazer um carinho no seu amigão tão paciente e diga o quanto ele é importante na sua vida. Ele vai entender cada palavra!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta