Os cachorros podem ser os melhores amigos do homem, mas eles também podem proteger, salvar, dar assistência e suporte em muitas situações. Mas cachorros inteligentes como estes não são para qualquer um.

Muitos tutores se contentam com um cachorro de colo tranquilo, dorminhoco e de natureza pacata, que não questiona os seus comandos ou debata cada pensamento seu, não corrija a sua gramática ou tente te ajudar com o Sudoku.

Mas se você precisa de alguém que lhe ajude com a declaração do imposto de renda, a administrar os negócios, equilibrar as finanças ou ofereça algum conselho de segurança nacional ocasionalmente, você precisará de um cachorro inteligente.

Rs! Tá certo, talvez não exista um cachorro com tamanho intelecto, capaz de lhe ajudar com todas essas questões, mas algumas raças possuem inteligência suficiente para serem úteis em muitas ocasiões.

Muitas dessas raças costumam prestar serviços à comunidade — como cães guia, cães de caça, cães policiais, cães de guarda ou de busca e salvamento.

Porém, são raças trabalhadoras que precisam desempenhar tarefas, ter um trabalho, fazer exercícios e receber estímulos mentais de forma consistente.

Embora nenhum cachorro mereça ser negligenciado nestas questões, essas raças de cachorros inteligentes necessitam de muita interação e atividades para manter o cérebro ativo.

Confira abaixo algumas das raças de cachorros mais inteligentes que existem!

# 1 Cachorros inteligentes: American Leopard Hound

Inteligência é uma das maiores qualidades desta raça de cachorro tão ávida a agradar. Embora muito parecidos, o American Leopard Hound não deve ser confundido com os Catahoulas.

Apesar de não serem nada conhecidos por aqui, os Leopardos Americanos são uma das três raças americanas mais antigas, capazes de rastrear presas por quilômetros de distância e longas horas.

#2 Cachorros inteligentes: American Staffordshire Terrier

Além de ser um dos cachorros inteligentes dessa lista, o American Staffordshire Terrier é confiante e de boa natureza, embora tenha a cara de “mau” e muita coragem.

#3 Cachorros inteligentes: Appenzeller Sennenhund

Outra raça de cachorro inteligente que não é nem um pouco conhecida aqui no Brasil. Porém, de acordo com a AKC cães vigias vívidos, espirituosos, seguros de si, confiáveis e destemidos, que não se deixam subornar facilmente.

#4 Cachorros inteligentes: Australian Cattle Dog

O Australian Cattle Dog ou Cão de Gado Australiano é famoso pela sua inteligência, mas também pela sua lealdade. Eles são também cheios de energia.

#5 Cachorros inteligentes: Kelpie Australiano

Os Kelpies é um cão pastor de ovelhas cheio de energia. Além disso, eles são extremamente inteligentes, alertas, ávidos, bem como energia ilimitada.

#6Cachorros inteligentes: Pastor Australiano

Outro cão pastor, o Pastor Australiano é incansável e um parceiro facilmente treinável para qualquer tipo de trabalho ou esporte.

No entanto, eles são perfeitamente capazes de enganar tutores principiantes. Portanto, não são uma raça de cachorro para qualquer um.

#7 Cachorros inteligentes: Azawakh

O Azawakh é um cão de caça do Oeste da África, alto, elegante e muito forte, além de leal, independente, afetuoso e muito inteligente.

#8 Cachorros inteligentes: Barbet

O Barbet é uma raça de cão d’água francês que foi desenvolvida para localizar, buscar e trazer de volta pássaros.

A raça é bem antiga, que já aparecia em trabalhos artísticos datados do século 16. Além de ser um dos cachorros inteligentes desta lista, eles são alegres, sociáveis e leais.

#9 Cachorros inteligentes: Malinois Belga

Estes cachorros pastores confiantes e inteligentes não podem ser negligenciados e nem deixados sem se exercitar, eles precisam de um trabalho para fazer em tempo integral.

Por isso, são muito usados em trabalhos policiais. Além disso, são excelentes em formar fortes laços com seus tutores.

#10 Cachorros inteligentes: Pastor Belga

O Pastor Belga é um dos cachorros inteligentes mais bonitos que existem, além de ser outra raça “workaholic” que está sempre à procura de companhia e tarefas a fazer. A versatilidade da raça e inteligência são mesmo lendárias.

#11 Cachorros inteligentes: Tervuren Belga

O elegante e ágil Belgian Tervuren é um cão pastor inteligente e confiante, de porte médio, famoso por ser afetuoso e possessivo.

Ele é outra raça de cachorros inteligentes que precisam ser exercitados e criativamente desafiados o tempo todo.

#12 Cachorros inteligentes: Berger Picard

O Berger Picard é um cachorro “esfregão” que adora todos os tipos de esportes, jogos, e atividades externas, mas a ociosidade e negligência podem desencadear comportamentos destrutivos.

Esta é uma raça de cachorros pastores inteligentes muito antiga que passou séculos resolvendo problemas de forma independente.

Por isso, a socialização desde filhote e treinamento com reforço positivo são mandatórios.

#13 Cachorros inteligentes: Bloodhound

Não se deixe enganar por sua aparência “babona”. Os Bloodhounds são muito inteligentes, sendo que o seu desempenho profissional é bom o suficiente para serem usados como evidência em tribunais. Rs!

Eles são enormes, altos, incansáveis e teimosos farejadores. A sua pele solta e enrugada junto de suas orelhas caídas ajudam a coletar e encapsular partículas de odores.

#14 Cachorros inteligentes: Border Collie

O Border Collie é outra raça energética e trabalhadora que precisa ter a sua mente ocupada o tempo todo.

A sua inteligência é alta e precisa estar sempre estimulada. Como ele é um cão pastor, na ausência de rebanhos, considere o treinamento de agility para mantê-lo ativo e feliz.

#15 Cachorros inteligentes: Briard

De acordo com a AKC, o Briard é uma raça de cachorro muito leal, amável e espirituosa, como se fosse um grande “coração embrulhado em pelagem”.

A sua linda aparência, musculosa, irradia romance e elegância. Além disso, sua inteligência é insuperável.

#16 Cachorros inteligentes: Chinook

Esses cães poderosos e de boa aparência foram criados para puxar e correr de trenó, mas também podem desempenhar várias outras tarefas diferentes, desde agility a busca e salvamento.

#17 Cachorros inteligentes: Doberman Pinscher

Os Dobermans são conhecidos por suas habilidades de guarda, pois foram já muito usados em trabalhos militares e na polícia. São cachorros inteligentes, disciplinados, atentos, elegantes e destemidos.

#18 Cachorros inteligentes: Pastor Alemão

Famosos pelo caráter nobre e alta inteligência, os Pastores Alemães também são muito leais, confiantes, corajosos e firmes.

Tanto é que são largamente usados para trabalhos policiais e militares, porque além de tudo, são altamente treináveis.

#19 Cachorros inteligentes: Golden Retriever

Golden Retrievers são cachorros inteligentes o suficiente para desempenhar uma série de tarefas relacionadas à caça, obediência, busca e salvamento, além de serem excelentes como cão-guia e assistência.

Eles possuem a personalidade ideal para todo tipo de família e ambiente, pois são amorosos, pacatos, ativos e, ao mesmo tempo, tranquilos.

#20 Cachorros inteligentes: Labrador Retriever

O Labrador é outra raça de cachorro inteligente e uma das mais populares e amadas no mundo inteiro. Eles são doces, amáveis, ávidos para agradar e excelentes companhias para crianças.

Eles adoram se exercitar, principalmente na água.

#21 Cachorros inteligentes: Papillon

Não se deixe levar pelo seu tamanho pequeno e carinha fofinha, estes cães são mais robustos do que você imagina.

Os Papillons são cachorros inteligentes, curiosos e capazes de aprender todos os tipos de truques, além de serem excelentes em várias competições esportivas.

#22 Cachorros inteligentes: Poodles (Padrão, Miniatura e Toy)

Todos os Poodles são inteligentes e possuem aparência aristocrática. Porém, os miniaturas são atletas elegante e excelentes companhias, com pelagem anti-alérgica.

Já os Poodles padrão também são ativos, orgulhosos, além de inteligentes. E os Toys, o menor de todos, são ágeis, inteligentes e confiantes.

#23 Cachorros inteligentes: Rottweiler

Os Rottweilers são robustos, musculosos, pesados, famosos por serem excelentes cães de guarda. Embora tenham essa cara de “mau”, adoram um colinho.

Quando socializados e criados de forma apropriada, são dóceis, calmos, confiantes e corajosos. Mas se forem negligenciados e isolados, podem se tornar agressivos.

#24 Cachorros inteligentes: Russian Tsvetnaya Bolonka

Esses cachorros pequeninos foram originalmente criados para a vida em apartamento, segundo a AKC.

Mas são raças de cachorro inteligentes, espirituosos, ótimos com crianças, assim como divertidos e espertos.

#25 Cachorros inteligentes: Pastor de Shetland

O Pastor de Shetland são cachorros ativos, originais da Escócia. Eles são rápidos, obedientes e extremamente inteligentes.

Pronto! Agora você tem inúmeras opções de cachorros inteligentes, capazes de desempenhar diversas funções, além de serem exelentes companhias. É só escolher!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta