Menu fechado

Cachorro Salsicha: a raça Dachshund mais famosa!

cachorro salsicha dachshund

A gente não vai cair na mesmice de te dizer que cachorro salsicha é “a coisinha mais fofa do mundo”. Nem que ele “é muito engraçadinho com o corpinho comprido”. Nem mesmo que as “perninhas curtas são seu charme”. Bem, pelo menos, a gente vai tentar.

Tudo isso você já sabe, apreciando ou não essa raça. A gente vai te mostrar aqui muitas curiosidades sobre esse animalzinho que “é a coisa…” (desculpe. A gente prometeu que não vai falar). Origem, hábitos, alimentação etc. Mas, bem, “aquelas perninhas…!” Deixa pra lá.

Algo que talvez você não saiba é que o cachorro salsicha é muito bem-quisto entre artistas. Ninguém sabe exatamente o motivo disso, mas é realidade. Artistas renomados – vejas alguns deles abaixo – se encantaram ou se encantam pelo “baixinho de pernas curtas” fácil e rapidamente.

Em verdade, há alguns variantes do chamado cachorro salsicha. A raça dachshund é alemã; a basset, francesa. Aliás, há confusão generalizada quanto aos nomes. Dizem os criadores que “basset” é identificação de qualquer cão com pernas curtas. Nesse caso, dachshund seria uma espécie de basset.

O nome da variante alemã é até gostoso de pronunciar: dachshund. É muito conhecida no mundo inteiro. Sua personalidade interessante cativa, alegra e surpreende as pessoas mais indiferentes. Bem, as que se dizem indiferentes em relação a animais em geral.

Cachorro salsicha, a celebridade

O Dachshund é o cachorro salsicha do coração de todos.
O Dachshund é o cachorro salsicha do coração de todos.

Artistas conhecidos pelo mundo – e no mundo inteiro – têm verdadeiro fascínio por cachorro salsicha. A gente comentou acima que ninguém sabe o porquê, entretanto, alguns psicanalistas apaixonados pela raça têm algumas teorias.

Uma dessas teorias diz que é a personalidade da raça como um todo: altiva, independente, até meio indiferente em algumas situações. Por isso, boa parte de renomadas celebridades opta ou optou por possuir um indivíduo da raça.

São nomes que estão na história por conta de destaque como artistas em geral e na ciência igualmente. Albert Einstein foi um deles.

A cantora Adele também possui um exemplar; chama-se Louie. Vira e mexe, ela passeia com seu cãozinho pelo bairro onde mora. Segundo ela, o cão nasceu exatamente no dia em que a cantora foi assistir a um show de Britney Spears. Então, quase batiza o bichinho, que é macho, com o nome da cantora amiga. Sorte dele que desistiu.

Pablo Picasso tinha um Dachshunds chamado Lump. Ele foi “tomado emprestado” de um amigo e nunca mais voltou ao antigo dono. Napoleão Bonaparte não escondia seu afeto por seu “salsicha”. Ben Gazarra, Brooke Shields, Shirley Temple e a Rainha Elizabeth são outros nomes conhecidos também pela paixão por seus dachshunds.

De onde vêm o cachorro salsicha?

O cachorro salsicha veio da Alemanha.
O cachorro salsicha veio da Alemanha.

Tecnicamente, é originário da Alemanha. Por volta de 1600, caçadores levavam seus cães “normais” para as sessões de caça.

Porém, certos animais escapavam com facilidade porque eram ágeis e entravam em tocas facilmente. Ou seja, enganavam os cães com sagacidade e velocidade.

Então, alguns criadores idealizaram uma raça que fosse veloz, mas que não alcançasse muita altura e, além disso, tivesse excelente olfato – ou seja, além de tudo, dachshunds são sabujos perspicazes.

Assim, poderiam perseguir texugos, gatos-do-mato, lebres, castores e outros animais pequenos. Inclusive, apanhando-os praticamente dentro de suas tocas.

Aqueles animais são rápidos e pequenos. Uma raça com tais características seria o ideal. Assim, o dachshund nasceu da mescla de raças europeias e inclui indivíduos hounds e terriers da Alemanha, França e Inglaterra.

Aliás, por falar em texugo, dachshund significa justamente cão-texugo em alemão. Apesar de oficialmente haver registros de origem alemã, o cachorro salsinha aparentemente data de mais de 5 mil anos. Há imagens muitíssimo parecidas com ele em tumbas de faraós daquela época.

De qualquer maneira, da Alemanha, eles foram para a Inglaterra. Ali, encantaram a nobreza, que adotou a raça como mascote. A própria rainha Vitória constantemente se declarava apaixonada pela raça.

Dizem que é dela a frase “nada irá transformar a casa de um homem em castelo mais rápido e efetivamente do que um Dachshund”. Isso ajudou a tornar a raça ainda mais conhecida.

Atributos do cachorro salsicha Dachshund

O Dachshund é um cachorro salsicha de faro exemplar.
O Dachshund é um cachorro salsicha de faro exemplar.

As características físicas mais marcantes você já conhece: baixo, pernas curtas. Vamos ver outras aqui.

Tamanho

A federação internacional de cinofilia classifica o cachorro salsinha, quanto ao tamanho, em dois grupos oficiais: padrão e miniatura. O padrão deve ter peso entre 8 e 13kg; já os miniatura não podem passar de 5kg.

Porém, há corrente de cinófilos que preferem medir a raça pelo perímetro do tórax. Segundo a lógica dessa corrente, a característica principal da raça é justamente o formato da espinha dorsal.

Isso interfere diretamente no tórax. Portanto, nada mais óbvio que medir o tamanho por essa parte de seu corpo.

Pelos

Há três tipos de pelagem no cachorro salsicha dachshund. Quanto às cores, são bastante variadas. A cor tradicional é marrom escuro.

  • A pelagem suave é exatamente assim: pelo liso e brilhante, comprimento médio, bem suave;
  • Já o tipo duro apresenta fios curtos, além de uma espécie de barbicha e sobrancelhas aparentes;
  • O tipo longo é considerada mais viçosa, abundante, com fios grandes.

Há estudos não oficiais que alegam que Dachshund estão entre as raças que mais soltam pelo. Entretanto, tais estudos não são oficiais ou, pelo menos, os resultados não foram apresentados de forma oficial.

Orelhas

Ao longo da idealização da raça, as orelhas foram item curioso. Foram “fabricadas” no formato longo e consistência fraca para ficarem o máximo de tempo abaixadas.

Assim, funcionava como proteção para evitar acúmulo de grama e pequenos gravetos no canal auricular. Afinal, a função exigia que trabalhasse em ambiente em tais condições.

Cauda curva

A cauda também é “parte fabricada” durante os ciclos de criação da raça. Por ser curva, podia ser vista de longe no meio da mata. Além disso, os donos dos cães usavam a cauda para retirá-los de dentro das tocas dos texugos.

Comportamento

A postura mais encontrada nos dachshunds é de amizade e, ainda que sejam baixinhos, muita coragem. Talvez justamente pelo instinto corajoso, alguns elementos podem apresentar certa teimosia, em especial em sessões de treinamento.

Não podem ver um animal menor que já saem atrás. Pássaros são seus alvos de diversão prediletos. Tanto que, hilariantemente, acabam confundindo bolas e outros objetos em movimento com algum animal.

São também muito inteligentes; igualmente, muito fiéis, carinhosos e amáveis com a família, mais especificamente com aquele que elege como proprietário. Assim, eles se habituam com muita facilidade ao ritmo e regras da casa.

Entretanto, por conta de sua origem de caçador, é arredio com estranhos; quando os vê, late muito alto. Por isso, é considerado também excelente cão de guarda.

Aspectos da saúde

O próprio formato da estrutura dorsal do cachorro salsicha já prediz que apresentam alguns problemas sérios de saúde. Por conta da física da gravidade, a pressão que sente no centro da espinha sem qualquer apoio vai causando dores ao longo do tempo. Somado a isso, ainda tem a velocidade e curiosidade, que o fazem estar em movimento constante.

Apesar disso, é uma das raças com mais longevidade. Em média, chega aos 15 anos, mas não são raros indivíduos que atingem 20 anos de idade.

Assim, os cuidados dos proprietários devem ser redobrados ao longo da vida e triplicados durante a velhice de seu pet.

Além disso, a tendência à obesidade é grande. Se não fosse ágil e agitado, seria maior ainda. Então, o dono precisa de t
empo para adestrá-lo para fazer exercícios constantes.

Importante: adestrando o animal ou não quanto aos exercícios, você precisa ficar atento para que ele não pule de locais perigosos, altos. O movimento pode causar sérios danos a sua coluna.

Durante passeios, criadores experientes preferem usar um tipo de “arreio” (conhecido como “arnês”) que se encaixa em todo o dorso, pois coleiras normais podem causar ferimentos internos.

Quer ver algumas curiosidades?

O cachorro salsicha Dachshund é um caçador astuto e corajoso.
O cachorro salsicha Dachshund é um caçador astuto e corajoso.

Curiosidades antigas

  • Ainda durante a segunda guerra, desenhistas criavam cartuns com cães dachshunds a fim de menosprezar e humilhar alemães
  • Dachshund é uma das raças com mais presença em quadros pintados por artistas famosos
  • É raça de menor tamanho a ser usada especificamente para caça
  • Lamentavelmente, há informações de casos terríveis durante a Segunda Guerra Mundial. Sendo a raça símbolo alemão, ela teve forte declínio nos EUA nessa época. Ignorantes acabavam matando indivíduos dachshunds por conta da simbologia
  • No Brasil, a raça ficou bastante conhecida a partir de série de filmes publicitários associados a uma fábrica de amortecedores. Um cãozinho aparecia em diversas situações em que mostrava grande capacidade de controle de velocidade e frenagem
  • O nome oficial da raça passou a ser Teckel em 1994
  • O primeiro clube de criadores de dachshund foi fundado em 1888 na Alemanha, quando a raça foi registrada oficialmente com características próprias
  • Picasso e Andy Warhol têm histórias contrárias com relação a seus dachshunds, pelos quais ambos eram apaixonados. Picasso “roubou” seu exemplar de um amigo; Warhol teve seu cão roubado, mas conseguiu recuperar
  • O comprimento de um dachshund normal é, via de regra, 3 vezes maior que a altura enquanto a média de outras raças é uma vez e meia
  • Sua capacidade de velocidade é impressionante para o tamanho de suas pernas. Se elas fossem tão proporcionais quanto outras raças, seria o animal mais veloz do mundo

Curiosidades atuais

  • A raça ganhou um museu na Alemanha, tamanho é o carinho que aquele povo tem por ela. Foi inaugurado neste ano de 2018. O espaço mostra um pouco da história da raça. Apresenta peças, fotos e relatórios diversos sempre associados aos dachshunds
  • Dachshund é símbolo nacional na Alemanha tal é sua popularidade no país. Waldi, um indivíduo dachshund, simbolizou o esporte como mascote durante a Olimpíada de Munique em 72
  • Donos de dachshunds se reúnem no sul de Londres a cada três meses para iniciar longa caminhada com seus animais. Há registros de presença de mais de mil cães nos últimos encontros. O evento é chamado Sausage Walk London
  • Ainda no Brasil, prevalece a variante com pelo curto; na Alemanha, as de pelo longo e duro são mais numerosas por conta do clima mais gelado
  • Crusoe é um dachshund “influencers”, ou seja, celebridade na internet. Seu dono posta diversos vídeos em que ele é a estrela. Um do mais vistos mostra o bichinho “vestido” de carro de polícia em perseguição a um ladrão de banco. Em outro vídeo, ele aparece retirando objetos das ruas de Nova Iorque
  • É a 11a. raça mais popular no Brasil

O cachorro salsicha é símbolo na Alemanha, celebridade no mundo inteiro e, particularmente, “garoto-propaganda” no Brasil, como a gente viu. E, também como você viu, isso não é à toa.

O bichinho merece todas as honras que tornam disponíveis a ele. Claro, você também deve ter um motivo para colocá-lo no pedestal de sua casa.

Tendo, informe pra gente. Deixe aí nos comentários ou envie mensagens para nossas equipes.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>