Você está tendo dificuldades em fazer o seu adorável cachorro “roedor” parar de destruir tudo que encontra pela casa? Embora o comportamento seja até bastante comum, principalmente em algumas raças específicas, há solução para evitar que ele continue dando trabalho com isso.

Os animais de estimação podem nos proporcionar uma vida muito mais completa e reconfortante. Embora não sejam os únicos capazes de nos completar, eles nos fazem sentir mais felizes, seguros e amados.

No entanto, esses companheiros peludos também são perfeitamente capazes de transformar nossas vidas em caos com seus comportamentos travessos.

Como por exemplo, sair roendo tudo o que encontra pela frente em casa, como se fossem seus próprios brinquedos de mastigar.

O mais importante é tentar não esquecer de que por mais que eles adorem enfiar os dentes em tudo, isso não significa que são péssimos animais de estimação e que não possam parar de se comportar dessa forma.

Veja abaixo por que eles fazem isso, e como dar um basta no comportamento de cachorro roedor de uma vez por todas!

Cachorro roedor, entenda o comportamento!

Todo cachorro roedor gosta de sair a procura do que mastigar.

Mastigando, roendo, lambendo e cheirando coisas por aí é a forma como o seu cachorro explora e entende o mundo ao seu redor.

Se ele ainda for um filhote em fase de crescimento, roer e mastigar objetos ocorre para aliviar as dores e desconfortos dos dentes que estão despontando — como acontece com os bebês.

Mastigar também é uma forma de aliviar a ansiedade ou frustração também. Ou talvez ele só esteja com fome mesmo.

Mesmo considerando todas essas probabilidades, você provavelmente não vai querer marcas de dentes, rasgos e peças roídas pelos móveis da casa.

Enquanto você pacientemente trabalha nas questões que possam estar causando o comportamento destrutivo, entenda melhor abaixo quais são esses problemas:

Cachorro roedor por ansiedade por Separação

Ansiedade por separação é quando os animais de estimação passam a apresentar sinais de angústia e problemas de comportamento quando estão longe de seus tutores.

A condição é uma das causas mais comuns para o desenvolvimento do comportamento destrutivo em sair mastigando tudo quanto é coisa pela casa.

Isso costuma acontecer quando os animais estão super-conectados aos seus donos e não são capazes de compreender ou tolerar ficar sozinhos ou distantes, nem que seja por apenas algumas horas no dia.

Além de roer, mastigar e rasgar objetos, eles podem também começar a uivar, fazer necessidades em locais inapropriados ou até tentar escapar, por conta do estresse severo que estão sentindo.

Parte do tratamento da ansiedade canina é tentar fazer com que o animal compreenda que podem estar seguros, mesmo sozinhos.

Contra Condicionamento ou relacionar a situação causadora do estresse com algo prazeroso ou mais tolerável é uma boa maneira de abordar a ansiedade por separação relacionada ao comportamento de cachorro roedor.

Isso significa que você pode deixá-los com a comida preferida deles, brinquedo ou algum outro objeto que eles gostam, antes de sair de casa. Isso vai condicioná-los a associar a sua saída com algo que eles apreciam, a fim de reduzir o estresse e a ansiedade.

Cachorro roedor por desconforto com a dentição

Para aliviar o comportamento de cachorro roedor ofereça brinquedos para ele morder e se distrair.

Se o seu filhote começar a mastigar coisas excessivamente quando estiver com cerca de 5 a 7 meses de idade, muito provavelmente é devido aos desconfortos causados pela dentição.

A duração dessa fase costuma variar dependendo da raça do cachorrinho, mas é algo que você já deve estar preparado para lidar.

Como todo animal mamífero, inclusive, nós seres humanos, a fase da dentição pode ser dolorosa e bastante desconfortável. Por isso, pode levar o cachorro a mastigar os objetos para apenas aliviar os desconfortos.

Você pode resolver a situação oferecendo brinquedos mordedores variáveis, desenvolvidos especificamente para isso. Alguns modelos podem até ser congelados para ajudar a aliviar ainda mais as dores de dente e coceiras.

Os brinquedos costumam motivá-los a mastigá-los ao invés de outros objetos, além de ensiná-los que elas possuem objetos específicos para eles usarem.

Cachorro roedor sem motivo aparente

Às vezes o cachorro mastiga os objetos porque simplesmente gosta.

Às vezes, o seu cachorro roedor tem esse comportamento porque faz parte da sua personalidade — sem que haja um motivo aparente, apenas um comportamento normal para manter sua mandíbula forte o suficiente.

Qualquer cachorro normal adora mastigar e morder ossos, pedaços de madeira, brinquedos ou qualquer outra coisa que ofereça uma sensação de prazer nos dentes enquanto mastigam.

Se não for por estímulo, eles roerão por diversão! Na maioria das vezes providenciar objetos específicos para esta proposta pode evitar que eles partam para os seus objetos e móveis na casa.

No entanto, se o seu cachorro roedor for daqueles mais entusiasmados, sem que exista brinquedos suficientes para fazer com que ele se acalme, há produtos disponíveis no mercado que podem ajudar a evitar o comportamento.

Como por exemplo, os sprays anti-mastigação, que possuem um gosto capaz de fazê-los desistir de colocar a boca no objeto.

Esses produtos são seguros, pois contam com fórmulas especialmente desenvolvidas, sem substâncias tóxicas como álcool e propilenoglicol, e de efeito rápido.

É possível usar nos pés de cadeiras, mesas, sofás, no carpete, estofados, fios elétricos e até nos sapatos!

Pronto! Agora que você entendeu os motivos que podem estar transformando o seu companheiro em um cachorro roedor profissional, vai poder ajudá-lo a desistir desse comportamento ou desviar a sua atenção para os objeto apropriados.

Boa sorte!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta