Você já se perguntou se cachorro pode comer chocolate? Bem, se você ainda não sabe a resposta: definitivamente NÃO. Inclusive, chocolate para cachorro é tóxico e o pior dos pesadelos para qualquer tutor.

Digamos que você encontre pela casa uma embalagem de chocolate destroçada, sobras reveladoras grudadas nos pelos da cara do seu animal, e a suspeita de que algo não anda bem. É realmente um cenário assustador, visto que chocolate é um dos alimentos mais venenosos que o seu cachorro pode comer.

Portanto, saber o que fazer se o seu cachorro comer chocolate é essencial, pois você precisa estar preparado caso isso aconteça. Afinal, pode até salvar a vida dele!

Então, para garantir a segurança do seu melhor amigo, especialistas desvendam os mistérios por trás do chocolate para cachorros, e a razão pela qual eles não devem ingerir o alimento, em hipótese alguma.

Saiba abaixo porque cachorro não pode comer chocolate e o que fazer caso isso aconteça. Assim, você vai conseguir agir rapidamente e de forma inteligente!

Continue lendo a seguir!

Cachorro pode comer chocolate ou não? O que pode acontecer?

Se você estiver imaginando se cachorro pode comer chocolate, saiba que é super perigoso.

Enquanto o chocolate tem um sabor delicioso para os seres humanos, ele pode ser altamente tóxico para animais de estimação como cachorros e gatos. Isso porque chocolate e cacau contém teobromina, uma substância que podemos digerir naturalmente, mas que não acontece o mesmo com esses animais.

Segundo especialistas, a ingestão de chocolate pode levar a sérios sintomas, até insuficiência hepática.

Há indícios apontados por especialistas da PetMD que a cafeína presente no chocolate também pode contribuir para os seus efeitos nocivos. Além disso, tanto a cafeína como a teobromina estão presentes em todos os tipos de chocolate, em níveis diferentes, fazendo com que alguns tipos sejam mais perigosos que outros.

Por exemplo, o chocolate ao leite não contém tanto cacau em pó e não é tão perigoso como os chocolates amargos. Assim, a intensidade das toxinas no chocolate depende da quantidade de cacau usado para fazer o chocolate.

Isso significa que o chocolate amargo ou escuro é o mais tóxico e perigoso, mas até o chocolate branco pode ser fatal em alguns casos, por conta da manteiga de cacau utilizada.

O que fazer se o seu cachorro comer chocolate

É preciso agir rápido se o seu cachorro ingerir chocolate em grandes quantidades.

Embora a sua reação principal possa ser de pânico total, a melhor coisa a fazer se o seu animal comer chocolate é se manter calmo e fazer o que puder para descobrir o que aconteceu.

A primeira coisa é tentar saber qual tipo de chocolate ele ingeriu, quanto ele comeu e quando. Todos estes detalhes podem ser úteis para dizer ao veterinário, para que ele possa decidir a melhor forma de proceder. Mas se você desconfiar que ele tenha ingerido uma grande quantidade de chocolate, ele precisa ir para o veterinário o mais rápido possível.

Qualquer veterinário irá recomendar entrar em contato assim que possível para que se possa fazer algo. Se o veterinário não operar durantes os finais de semana, será preciso ligar para um hospital de emergência animal.

Uma vez no veterinário, dependendo do porte do animal e da quantidade de chocolate ingerida, o veterinário pode pedir exames e possivelmente induzir o vômito antes que as toxinas cause mais estragos.

O veterinário pode até sugerir que você já tente induzir o vômito em casa mesmo, embora não seja aconselhável fazer isso sem ajuda profissional, especialmente em gatos, famosos por serem difíceis de fazer vomitar.

Normalmente, os sintomas mais preocupantes são vômitos, diarréia, letargia e hiperatividade, bem como inquietação, aumento da frequência respiratória e cardíaca, temperatura alta, convulsões e rigidez muscular.

O que fazer no veterinário?

Quando estiver no veterinário, não deixe de dizer qualquer mudanças de comportamento no animal e vá preparado para dar todos os detalhes. Se possível, leve com você a embalagem do chocolate para que o veterinário possa ler as informações e descobrir o tipo de chocolate que ele consumiu.

Só assim o veterinário vai poder indicar o melhor tratamento, visto que alguns tipos de chocolate contém maiores níveis de teobromina que outros. Como dissemos, o veterinário provavelmente induzirá o vômito no animal para evitar que a toxina se espalhe pela corrente sanguínea.

Em casos raros, o veterinário recomenda o tratamento com carvão aditivado para lidar com doses extremamente altas de chocolate.

Quanto tempo você tem para agir?

O seu cachorro pode comer chocolate e ficar intoxicado seriamente.

Os efeitos do chocolate podem se instalar rapidamente, por isso agir rápido é extremamente necessário para manter o animal seguro. Tipicamente, o envenenamento por chocolate começa a afetar gatos e cachorros em um intervalo de 6 a 12 horas.

No entanto, mesmo que o seu animal não esteja exibindo sinais de intoxicação, recomenda-se entrar em contato com o veterinário ou hospital de emergência veterinária imediatamente para prevenir que os sintomas se instalem.

Se você não estiver completamente segura que o animal comeu o chocolate, é ainda imperativo agir imediatamente, porque se você não tem como saber quanto ele ingeriu ou quando, é ainda mais perigoso.

Tão logo você saber que o seu cachorro ou gato está seguro e saudável de novo, considere ser mais cauteloso quanto onde guardar o chocolate ou qualquer outro alimento que possa conter a subst6ancia ou outras toxinas.

Manter doces e outros alimentos guardados em embalagens vedadas e fora do alcance do animal é uma maneira de garantir que o animal fique seguro e longe das tentações. Afinal, eles não têm culpa de ter faros tão apurados.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta