Atenção quem sofre de alergias! Raça de cachorro sem pelo é a melhor opção para quem não consegue evitar abraçar o companheiro de quatro patas, mas se preocupa com o nariz escorrendo.

Essas raças de cachorro sem pelo não só mantém a sua casa livre das bolas de pelos e ajudam a aliviar os sintomas de quem é alérgico a cachorro — a maioria dos cachorros que não soltam pêlos são considerados hipoalergênicos — mas também são dotados de uma aparência que evoca uma sensação de excentricidade e raridade, já que se destacam justamente das raças mais populares.

Por isso, esses cachorros sem pelos, por conta da aparência exótica, também são considerados os cachorros mais raros do mundo, tornando-os os mais caros também, caso encontrá-los à venda.

Por outro lado, eles não necessitam de escovações, e muitas vezes sua manutenção é praticamente nula. Obviamente, eles vão exigir banhos esporádicos e outros cuidados com a pele e unhas, mas nada que todo cachorro já não necessite.

1. Cão de Crista Chinesa: um cachorro pelado bem exótico

O Cão de Crista Chinesa oferece o melhor dos dois mundos, pequenas mechas de cabelo em cima da cabeça e nos pés, mas um corpo sem pelagem nenhuma.

Segundo a AKC, a raça é considerada “ultra-afetuosa”, por isso adoram ficar ao seu lado o tempo todo, sendo uma companhia ideal para quem adora ter o cão por perto.

Como todo cachorro sem pelo, a pele rosada e pintada pode irritar facilmente, mas se você aplicar diariamente um protetor solar específico para a sua raça, o seu Cão de Crista Chinesa estará protegido.

2. Terrier sem pêlo Americano

Praticamente parente do rat terrier, o Terrier sem pelo Americano possui altas doses de energia, é perspicaz e muito curioso. De acordo com a AKC, essa é a única raça de cachorro sem pelo nativa dos Estados Unidos.

Eles são pequenos, mas agitados e encrenqueiros, além disso é preciso ficar atento às temperaturas — evitar as queimaduras solares no verão e protegê-los do frio no inverno.

3. Cão sem pelo Mexicano/Xoloitzcuintli

Essas belezuras sem pêlos definitivamente são as mais antigas da lista: eles já estão no mundo há cerca de 3.000 anos, segundo registros da AKC.

Considerados os antigos cães de deuses Aztecas, essa raça de cachorro sem pelo é tranquila e muito inteligente, com uma pele macia que não dá vontade de parar de alisar.

Outra característica positiva, é o fato de ao contrário das outras raças de cachorro sem pelo, a sua pele e pouca pelagem exigem muito pouca manutenção — apenas banhos regulares para manter o odor controlado e aparar as unhas.

4. Cão pelado peruano

Créditos de imagem: Luisy Rocha (Flickr)

Uma das raças de cachorro sem pelo mais altas, é também muito leal, podendo ter pintas espalhadas pelo corpo ou não, praticamente de qualquer cor.

Eles são considerados caçadores super ágeis e protetores, mas também muito afetuosos. São também extremamente raros e nunca chegaram a ser tão populares.

5. Pila Argentina

Não se sabe muito sobre essa pequena raça de cachorro sem pelo, visto que também são praticamente impossíveis de serem encontradas fora de seu país de origem.

Eles são mais populares na América do Sul, sendo totalmente desprovidos de pelos com apenas um pouco de cabelo ao redor do focinho.

O Pila Argentina é conhecido por ser brincalhão e amável, mas de pele super sensível que exige muita atenção e alta manutenção.

6. Hairless Khala

Famoso pelo seu moicano de cabelo ralo branco, esse cachorro sem pelo da Bolívia tem origem de cão farejador, sendo um dos maiores de todas as raças.

Eles são protetores ferrenhos do lar e de sua família, e se dão bem com donos comprometidos ao treinamento e que saibam impor autoridade, para que entendam que é o líder do bando.

Como as outras raças de cachorro sem pelo, a cor da pele pode variar, mas normalmente fica entre os tons de cinza suave na idade madura.

7. Jonangi

Nativa da Índia, essa raça de cachorro sem pelo, uma vez popular, já foi originalmente criada para pastorear e caçar, mas hoje é muito difícil de ser encontrada, mesmo na Índia.

Eles costumam ser cachorros silenciosos, mas quando resolvem latir, eles emitem um som bastante distinto, quase que um canto.

Embora não sejam completamente pelados, Jonangis eles foram desenvolvidos para ter pouco pelo e aguentar os longos verões na Índia. Eles possuem uma reputação de amistosos e muito fáceis de treinar.

Como cuidar de um cachorro sem pelo

Há várias razões para uma família escolher um cachorro sem pelo para viver em seu lar. Independente das alergias, a maioria desses cães são afetuosos e amáveis, o que os torna excelentes companheiros para se ter por perto em tempo integral.

Embora essas raças não exijam tanta manutenção, como tosas frequentes ou escovações, elas possuem suas necessidades de cuidados particulares, que se resumem a banhos regulares e aparar as unhas.

O resto é semelhante a qualquer cachorro de mesmo porte. No entanto, todas elas são muito sensíveis à temperaturas extremas e elementos, por isso necessitam de roupa no inverno para se manterem aquecidas e proteção solar quando expostas ao sol.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta