Com a crescente falta de espaço nas moradias urbanas, as pessoas não estão tendo opções senão de adequar aos apartamentos e casas cada vez mais compactas. Com isso, a demanda por raças de cachorro para apartamento nos dias de hoje aumentou ainda mais.

Embora os gatos, e outros animais de estimação menores, como peixes, pássaros e hamsters são também opções bastante populares, há uma infinidade de raças de cachorro que podem muito bem se adequarem a morar em espaços menores.

As melhores raças de cachorro para apartamento ou espaços pequenos são as que possuem menos energia ou necessidades de correr em espaços abertos. Portanto, se você mora em um local sem muito espaço disponível, mas deseja a companhia de uma cãozinho, basta saber escolher a raça mais adequada.

Entenda tudo o que você precisa saber sobre como escolher a raça de cachorro de apartamento certa, treinamento para as suas necessidades físicas em local adequado e a importância dos exercícios e estímulos físicos regulares.

Confira abaixo!

Como escolher um cachorro para apartamento

O Dachshund é um bom cachorro para apartamento.

Um dos principais fatores para criar cachorro para apartamento de forma feliz e saudável é escolhendo a raça correta. Afinal, não seria justo esperar que um cão que necessita de espaço, exercícios físicos vigorosos ou estimulação seja feliz em um apartamento de apenas um quarto, por exemplo.

Raças de cachorro pastores e fazendeiros, como o Pastor alemão, Border collie e Golden Retriever podem ter dificuldades em se adaptarem a apartamentos muito pequenos ou locais confinados.

Por outro lado, também não é prudente assumir que todas as raças de porte pequeno são adequados aos apartamentos. As raças mais energéticas, como as pertencentes ao grupo dos Terriers, também podem ser muito inquietos e barulhentos para gostar de espaços confinados.

Muitas vezes, até mesmo raças maiores, porém com menos energia, podem ser mais felizes e não se importarem em ficar deitados em um sofá ou tapete pelo resto do dia.

Mas como regra geral, raças pequenas, almas, quietas e fáceis de serem treinadas costumam ser as mais adequadas para apartamento.

Algumas das melhores opções de raças de cachorro para apartamento são as seguintes abaixo:

Como já mencionamos, algumas raças maiores e de temperamento mais relaxados, que não tenham instintos protetores muito fortes, também pode se adaptar bem aos apartamentos e lares menores.

Os Poodles, buldogues ingleses e Greyhounds são todos cachorros de apartamentos muito populares. Até o São Bernardo e o gigante Dogue Alemão são recomendados, embora não importe muito o quanto eles forem quietos, pois irão ocupar bastante espaço da mesma forma.

Como manter um cachorro de apartamento feliz

Um cachorro para apartamento precisa ter suas necessidades supridas.

Como regra geral, a verdade é que os cachorros não precisam realmente de grandes espaços para viver desde que tenham muitas oportunidade para se exercitarem regularmente.

Fora os momentos quem que saem para fazer suas necessidades, toda raça de cachorro para apartamento deve sair para passear, pelo menos, duas vezes por dia, por 30 a 40 minutos, no mínimo.

Se você mora em apartamento, mas possui um parque ou uma praça com espaço aberto e seguro próximo à sua casa, seria ainda mais bacana deixá-lo correr livremente para queimar as energias.

E isso não é só por conta dos exercícios físicos, mas também pela chance de socializar com outras pessoas e animais, sentir diferentes cheiros e explorar novos ares. Tudo isso é uma forma de estimular o cérebro deles e suprir seus instintos básicos.

Se isso não for possível, considere contratar alguém que possa fazer isso por ele ou colocá-lo em uma escolinha/creche de cachorro (doggy daycare).

Os cachorros que passam muito tempo em casa sozinhos também precisam de estimulação mental adicional. Por isso, invista em comedouros do tipo quebra-cabeças e brinquedos inteligentes interativos para impedir que eles fiquem entediados.

O tédio pode levar a comportamentos destrutivos e outros problemas mais sérios, como depressão e ansiedade. Portanto, o melhor a fazer é mantê-los entretidos de forma adequada e inteligente.

Como treinar cachorro para apartamento

O cachorro para apartamento precisa ser treinado a fazer suas necessidades em locais apropriados.

A maioria dos cachorros para apartamento precisam ser levados para fazer suas necessidades fora de casa várias vezes por dia.

E isso não depende do clima, da sua agenda ou vontade própria, pois eles vão precisar se aliviar a qualquer momento, mas principalmente logo cedo pela manhã e após as principais refeições.

Portanto, é importante estabelecer uma rotina ao redor dos intervalos para as necessidades fisiológicas. Isso vai ajudá-los a entender que podem esperar e se acostumarem a segurar até que possam ir novamente. Isso vai ajudar a reduzir os acidentes e a ansiedade.

Para garantir que o cachorro também não tome conta do apartamento todo, faça com que eles tenham sua própria área para brincar, comer, relaxar e fazer sua própria bagunça.

Mas antes de escolher um cachorro, tente se colocar no lugar dele e imaginar o que você sentiria se tivesse que viver em um apartamento. Você tem vizinhos barulhentos, ou há muitas construções barulhentas no seu bairro que possam desencadear um comportamento arisco no cachorro, caso ele passe muito tempo sozinho trancado em casa?

Alguns tutores também optam por adotar cães mais velhos, pois são mais fáceis de julgar a sua personalidade para saber se eles são raças de cachorro para apartamento mais adequadas a esse modo de vida.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta