Se você adora nadar e está a procura de uma raça de cachorro que possa ser o seu companheiro de braçadas, saiba que isso não vai ser muito difícil de encontrar. Enquanto muitos cachorros adoram se refrescar em água fresca, há outros que se sentem mais confortáveis dentro d’água que muita gente. Por isso, não é difícil ver por aí muito cachorro nadando naturalmente como perfeitos nadadores.

Esses cães que adoram água costumam apreciar mergulhos em piscina, rios ou oceano, onde eles podem mergulhar e se refrescar durante os dias de verão mais quentes. No entanto, é importante lembrar que é sempre bom respeitar os horários de pico de temperatura para não fazer mal à saúde.

Afinal, se o excesso de sol pode nos afetar, muito provavelmente o seu cachorro vai ser prejudicado pelo calor intenso também. Então, todo cuidado é pouco!

Com os meses de verão se aproximando, as temperaturas se elevando e as horas do dia se estendendo com mais luz solar, isso é um convite para passarmos mais tempo do lado de fora apreciando o calor. E para quem adora cachorro, como nós, nada melhor que a companhia deles!

Conheça abaixo as raças de cachorro que mais adoram água e que dariam excelentes nadadores nesse verão!

Antes, não se esqueça! Tome cuidado com cachorro nadando!

Antes de sair correndo para nadar com o seu cachorro, existem algumas coisas importantes para lembrar — principalmente se o dia estiver muito quente. Para algumas raças, o sol quente pode ser desconfortável e até perigoso. Por isso, é importante entender a tolerância ao calor do seu animal e tomar os devidos cuidados.

  • Procure saber com o seu veterinário sobre produtos com FPS para o cachorro proteger a pele;
  • No caso da praia, antes dele entrar no mar verifique se não há algas ou qualquer outra coisa que possa ser perigoso ou prejudicial à ele;
  • Evite os horários de altas temperaturas do dia, o ideal é sair nas primeiras horas da manhã ou final de tarde;
  • Sempre leve um bebedouro para cachorro portátil com água fresca para ele se hidratar;
  • Providencie locais de sombra para ele descansar;
  • Traga uma toalha de banho para ele se secar e deitar em cima, evitando deitar no chão ou areia quente.

Agora dê uma olhada abaixo nas raças de cachorro nadando como profissionais!

Flat Coated Retriever

Essa raça tem a sua origem no Reino Unido no século XIX, e é uma raça do tipo retriever criada a partir de cruzamentos entre cães Terra-nova e Setters. Ela foi muito popular até a virada do século XX, mas acabou perdendo espaço para outros retrievers, o Golden e Labrador, quase chegando à extinção na Segunda Guerra Mundial.

Mas, como todo bom Retriever, o Flat Coated Retriever adoram se manter ativos, afinal foram criados para caçar em terra e em água, com uma pelagem que serve de “escudo protetor” para as temperaturas mais frias. Eles são uma raça bastante enérgica e alegre, que adora nada. Não será nada fácil encontrar um cachorro nadando melhor que ele.

Cão D’Água Irlandês (Irish Water Spaniel)

O Cão d’água irlandês é uma raça de cachorro nadador cuja origem não está totalmente clara, apesar dos sinais de influência de cães d’água europeus de pêlo enrolado.

Embora seja chamado de Spaniel, ele foi criado para trabalhar como cão do tipo “retriever”, para caçar aves selvagens. Ele é uma raça afetuosa e inquisitiva, que se sente muito confortável na água – um cachorro nadando como pro.

Lagotto Romagnolo

Embora não seja uma raça comum aqui no Brasil, não é difícil ver esse cachorro nadando pelas águas europeias. O Lagotto romagnolo é oriundo do nordeste da Itália, uma raça caçadora de patos da Romagna, distrito italiano.

Apesar da sua aparência de cachorro de pelúcia, ele é um ávido trabalhador, que costuma colher trufas ou recolher caças pelos campos da Itália. Na Escandinávia e no Reino Unido ele é muito popular como cão de companhia e trabalho.

O seu nome tem origem em um dialeto italiano que significa “retriever de pato de pelos encaracolados”. Eles são cheios de vida e amáveis, de muita personalidade.

Terra-Nova (Newfoundland)

Terra-nova é uma raça de originária da Ilha Newfoundland, no Canadá, que descende de cães indígenas e do grande-cão-urso-preto, introduzido pelos vikings depois do ano 1100.

O Terra Nova tem uma longa ancestralidade em salvamentos na água, desde ajudante de pescadores a salva-vidas de nadadores em perigo no mar. Esse cachorro nadando é tão bom que inclusive já serviu de base para cruzamentos de raça como o nosso primeiro da lista. Além disso, eles são conhecidos pode ser companheiros pacientes, amáveis e leais com a sua família.

Otterhound

O Otterhound, também conhecido por cão de lontra nos países lusófonos, é uma raça de bastante conhecida no Reino Unido há cerca de mil anos. Embora sua origem seja incerta, especula-se parentesco com o Bloodhound, o Terrier de pêlo duro e o Foxhound antigo.

Ele também é uma das raças mais vulneráveis e raras do Reino Unido, e ver esse cachorro nadando é de se admirar. O Otterhound uma raça tranquila e de boa natureza. Eles possuem uma pelagem resistente à água e patas de “pato”, o que fazem com que eles fiquem mais confortáveis na água que no solo.

Setter Gordon

O Setter Gordon é uma raça canina que foi desenvolvida na década de 1700, no condado de Banffshire, onde fica a propriedade do duque escocês Richmond e Gordon. Por isso, eles levam o nome do Duque de Gordon, que introduziu a raça na Escócia.

Uma raça nativa, bastante vulnerável, eles são conhecidos pela sua pelagem preta e castanha brilhante. Este cachorro nadando dá gosto de ver, pois ele adora fazer exercícios, seja no solo ou na água.

Brittany ou Spaniel Bretão

Essa raça é originária do Nordeste da frança, sendo muito conhecida pelas suas habilidade de cão apontador. O Brittany possui energia inesgotável e precisam de mais de duas horas de exercícios por dia.

Por isso, este cachorro nadando é incansável, uma excelente companhia para qualquer um que adora esportes e exercícios na água ou no solo.

Cão D’água Português

Como o nome já sugere, o Cão D’Água Português foi originalmente criado para ajudar pescadores a trabalhar, ajudando-os a conduzir os cardumes para as redes, buscando redes perdidas no mar e enviando mensagens para outros barcos.

Portanto, não é difícil de imaginar que esse cachorro nadando é espetacular. No entanto, a sua finalidade de trabalho original foi perdida no século XX, mesmo assim a raça foi trazida de volta como cão de companhia, conservando suas habilidades de exímio nadador. Uma excelente companhia de pesca ou para nadar no mar.

Pronto! Agora você já conhece as raças de cachorro que mais amam nadar! Agora é so escolher a sua e sair com o seu cachorro nadando por ai!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta