Você saberia dizer se é certo permitir o cachorro na cama dormindo junto com você? Should you let your pets sleep in your bed? Conhecido por “co-sleeping” ou “cama compartilhada”, o hábito deixar o cachorro dormir na cama com você é uma escolha estritamente pessoa.
No entanto, é sempre bom pesar os pros e cons, antes de tomar a decisão. Afinal, uma vez criado o hábito, mais difícil será para acabar com ele.
Qualquer animal de estimação adora passar o máximo de tempo com seu tutor, especialmente de noite, quando vamos dormir, a fim de não se sentir solitário.
Muitos tutores tem prazer em dormir com o cachorro na cama, enquanto outros preferem que o animal tenha o seu próprio local para dormir, muitas vezes nem dentro do quarto.
Não há certo ou errado, mas é preciso considerar todos os aspectos, especialmente com relação à sua saúde.
Continue acompanhando abaixo!
Cachorro na cama pode agravar alergias
Se você é alérgico, o cachorro na cama dormindo com você pode não ser boa ideia.
Os cachorros podem ser uma fonte de caspa e agravar as alergias, se você já for uma pessoa alérgica. Portanto, se você sofre com alergias, é melhor pensar duas vezes antes de deixar o seu cachorro ou gato dormir com você na mesma cama.
Pneumologistas concordam que a caspa, presente na pele do cachorro, debaixo da pelagem, pode causar irritações alérgicas, especialmente se você dividir a cama com ele.
Mesmo que a pessoa não seja alérgica à esse tipo de caspa, o ideal é proteger o colchão e travesseiros com capas especiais para que possam ser removidas e lavadas com frequência, evitando o contato direto e mantendo tudo limpo, sem que a caspa seja aderida na roupa de cama.
Além disso, como a caspa pode espalhar facilmente pelos travesseiros, cobertores e lençóis, o mais prudente seria limitar a quantidade de itens de cama em contato com o animal, e lavar tudo uma vez por semana em água quente.
Dependendo dos hábitos do seu cachorro e do quanto ele costuma ficar sujo, você pode decidir sobre as regras de deixá-lo dormir na cama com você ou até apenas subir nela ou não.
Novamente, tudo vai depender da sua preferência pessoal, e de como você se sente ao permitir que ele traga potenciais sujeiras externas para dentro do seu quarto.
Cachorro na cama pode atrapalhar o sono
O cachorro na cama com você de noite pode atrapalhar o sono.
Alguns animais são mais ativos de noite, o que pode prejudicar o seu sono. Se você já criou um cachorro desde filhote já deve estar familiarizado com o fato de ter que levantar da cama várias noites para acalmá-lo, levá-lo fazer xixi ou para confortá-lo e fazê-lo parar de choramingar.
Embora os cachorros mais velhos consigam dormir melhor, ainda há grandes chances deles atrapalharem o seu sono.
Além disso, apesar de ser normal ter o sono interrompido algumas vezes, interrupções frequentes podem causar maiores problemas a longo prazo ou mesmo causar insônia, te mantendo acordado sem conseguir voltar a dormir em seguida.
Sem falar que muitas raças se mexem bastante, levantam, roncam e reagem a vários outros barulhos durante a noite.
Por isso, se o seu cachorro ficar interrompendo o seu sono com frequência, avalie se o hábito é mesmo uma boa ideia e se não vai prejudicar a sua saúde.
Cachorro na cama pode não ser seguro
Cachorro na cama pode não ser seguro.
Em geral, especialistas em animais de estimação recomendam o treinamento da caixa de transporte para ajudar os cachorros a se acostumarem com as regras da casa, aprenderem a fazer suas necessidades em locais apropriados e a ficarem sozinhos confinados, quando preciso.
A medida tem seus benefícios, mas a segurança do animal é um dos principais. Isso porque quando filhotes, eles podem cair da cama por acidente ou você pode até sufocá-los sem perceber.
Portanto, é mais seguro o cachorro ter o seu próprio local para dormir, seja uma casinha ou uma caminha de cachorro, mesmo que seja dentro do seu quarto, ao lado da sua cama.
Benefícios em permitir o cachorro na cama
Permitir o cachorro na cama é uma escolha pessoal.
Agora, se o seu cachorro não perturba o seu sono, você pode até argumentar que existem alguns benefícios em permitir que ele durma com você na mesma cama.
Já que muitos tutores amam seus animais e se sentem confortáveis com a sua presença no quarto, pode até ser que você passe a dormir melhor com ele junto à você.
Há inclusive algumas pesquisas que afirmam ter tutores que não têm o sono interrompido por seus animais e que até dormem melhor com eles por perto.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre permitir ou não o cachorro na cama, lembre-se que não há certo ou errado — é uma questão de escolha pessoal.
Considere todos os pros e cons, avalie o seu estilo de vida e do seu cachorro e escolha o que melhor se encaixar na sua rotina.
Fique com a opção que mais ajudar você a dormir melhor, já que o sono é tão importante para a saúde em geral de cada indivíduo.
Bons sonhos!!!