Você saberia dizer se é certo permitir o cachorro na cama dormindo junto com você? Should you let your pets sleep in your bed? Conhecido por “co-sleeping” ou “cama compartilhada”, o hábito deixar o cachorro dormir na cama com você é uma escolha estritamente pessoa.

No entanto, é sempre bom pesar os pros e cons, antes de tomar a decisão. Afinal, uma vez criado o hábito, mais difícil será para acabar com ele.

Qualquer animal de estimação adora passar o máximo de tempo com seu tutor, especialmente de noite, quando vamos dormir, a fim de não se sentir solitário.

Muitos tutores tem prazer em dormir com o cachorro na cama, enquanto outros preferem que o animal tenha o seu próprio local para dormir, muitas vezes nem dentro do quarto.

Não há certo ou errado, mas é preciso considerar todos os aspectos, especialmente com relação à sua saúde.

Continue acompanhando abaixo!

Cachorro na cama pode agravar alergias

Se você é alérgico, o cachorro na cama dormindo com você pode não ser boa ideia.

Os cachorros podem ser uma fonte de caspa e agravar as alergias, se você já for uma pessoa alérgica. Portanto, se você sofre com alergias, é melhor pensar duas vezes antes de deixar o seu cachorro ou gato dormir com você na mesma cama.

Pneumologistas concordam que a caspa, presente na pele do cachorro, debaixo da pelagem, pode causar irritações alérgicas, especialmente se você dividir a cama com ele.

Mesmo que a pessoa não seja alérgica à esse tipo de caspa, o ideal é proteger o colchão e travesseiros com capas especiais para que possam ser removidas e lavadas com frequência, evitando o contato direto e mantendo tudo limpo, sem que a caspa seja aderida na roupa de cama.

Além disso, como a caspa pode espalhar facilmente pelos travesseiros, cobertores e lençóis, o mais prudente seria limitar a quantidade de itens de cama em contato com o animal, e lavar tudo uma vez por semana em água quente.

Dependendo dos hábitos do seu cachorro e do quanto ele costuma ficar sujo, você pode decidir sobre as regras de deixá-lo dormir na cama com você ou até apenas subir nela ou não.

Novamente, tudo vai depender da sua preferência pessoal, e de como você se sente ao permitir que ele traga potenciais sujeiras externas para dentro do seu quarto.

Cachorro na cama pode atrapalhar o sono

O cachorro na cama com você de noite pode atrapalhar o sono.

Alguns animais são mais ativos de noite, o que pode prejudicar o seu sono. Se você já criou um cachorro desde filhote já deve estar familiarizado com o fato de ter que levantar da cama várias noites para acalmá-lo, levá-lo fazer xixi ou para confortá-lo e fazê-lo parar de choramingar.

Embora os cachorros mais velhos consigam dormir melhor, ainda há grandes chances deles atrapalharem o seu sono.

Além disso, apesar de ser normal ter o sono interrompido algumas vezes, interrupções frequentes podem causar maiores problemas a longo prazo ou mesmo causar insônia, te mantendo acordado sem conseguir voltar a dormir em seguida.

Sem falar que muitas raças se mexem bastante, levantam, roncam e reagem a vários outros barulhos durante a noite.

Por isso, se o seu cachorro ficar interrompendo o seu sono com frequência, avalie se o hábito é mesmo uma boa ideia e se não vai prejudicar a sua saúde.

Cachorro na cama pode não ser seguro

Cachorro na cama pode não ser seguro.

Em geral, especialistas em animais de estimação recomendam o treinamento da caixa de transporte para ajudar os cachorros a se acostumarem com as regras da casa, aprenderem a fazer suas necessidades em locais apropriados e a ficarem sozinhos confinados, quando preciso.

A medida tem seus benefícios, mas a segurança do animal é um dos principais. Isso porque quando filhotes, eles podem cair da cama por acidente ou você pode até sufocá-los sem perceber.

Portanto, é mais seguro o cachorro ter o seu próprio local para dormir, seja uma casinha ou uma caminha de cachorro, mesmo que seja dentro do seu quarto, ao lado da sua cama.

Benefícios em permitir o cachorro na cama

Permitir o cachorro na cama é uma escolha pessoal.

Agora, se o seu cachorro não perturba o seu sono, você pode até argumentar que existem alguns benefícios em permitir que ele durma com você na mesma cama.

Já que muitos tutores amam seus animais e se sentem confortáveis com a sua presença no quarto, pode até ser que você passe a dormir melhor com ele junto à você.

Há inclusive algumas pesquisas que afirmam ter tutores que não têm o sono interrompido por seus animais e que até dormem melhor com eles por perto.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre permitir ou não o cachorro na cama, lembre-se que não há certo ou errado — é uma questão de escolha pessoal.

Considere todos os pros e cons, avalie o seu estilo de vida e do seu cachorro e escolha o que melhor se encaixar na sua rotina.

Fique com a opção que mais ajudar você a dormir melhor, já que o sono é tão importante para a saúde em geral de cada indivíduo.

Bons sonhos!!!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta