Cachorro mordendo pode ser perigoso se você não espera por esta reação. Por isso, entender as razões que fazem com que o seu cachorro fique mordendo na hora de brincar, quando sente dor ou para defender o seu território é fundamental para diferenciar as causas do comportamento.

Morder é um comportamento muito comum entre cachorros, especialmente entre os filhotes. As mordiscadas podem até não ser uma grande preocupação, mas podem levar a consequências mais desastrosas.

Afinal, você não vai querer que o seu cachorro morda uma pessoa estranha, uma visita ou até mesmo o seu filho pequeno, mesmo que talvez você ache que eles mereçam. Rs!

Isso porque, dependendo da força na mandíbula do cachorro, a vítima pode se machucar seriamente ou a ferida infeccionar, causando problemas maiores.

Portanto, é importante ter esse tipo de comportamento sob controle, mas também entender em quais situações o animal pode reagir com mordidas.

Ao treinar o seu cachorro, é fundamental determinar as causas das mordidas. Isso porque eles costumam morder por diferentes razões, podendo haver uma questão relacionada ao comportamento.

Veja abaixo algumas razões pelas quais os cachorros mordem:

Cachorro mordendo por ansiedade

Cachorro mordendo por ansiedade é comum, mas deve ser tratado.

Sim, os cachorros podem ficar ansiosos como os seres humanos. E a ansiedade pode ser uma das causas que os obriguem a morder outras pessoas ou até você.

Se o seu filhote de cachorro costuma rosnar de forma agressiva e está começando a morder com mais frequência que o normal, a ansiedade canina pode ser a causa.

No entanto, é importante encontrar a razão pela qual o animal está ficando ansioso e tentar tratar a causa adjacente.

Por exemplo, eles podem estar ansiosos por terem mudado de casa recentemente, se alguém da família faleceu ou saiu de casa, ou se você trouxe um outro animal para o convívio familiar.

Os cachorros são especialmente atentos e sensíveis às mudanças. Eles conseguem detectar tudo ao redor de seu ambiente familiar.

Felizmente, há diversas formas de tratar a ansiedade em cães, desde aumentar a frequência de passeios e atividades, até com suplementos calmantes.

Neste caso, cachorro mordendo deve ser tratado o mais rápido possível para não desencadear problemas de saúde mental mais graves, como a depressão canina.

Cachorro modendo de brincadeira

As brincadeiras são uma das principais causas para desencadear o comportamento de morder, especialmente quando os cachorros são ainda filhotes.

Os filhotes têm mais dificuldades em identificar quando a brincadeira acabou e podem morder acidentalmente.

Eles podem ficar chateados ou confusos se você simplesmente parar de repente de brincar com ele e sair andando.

A melhor maneira de lidar com o cachorro mordendo durante as brincadeiras é parar assim que eles morderem mais forte e fazer um barulho forte.

Assim, toda vez que ele morder, ele vai entender que esse comportamento não é aceitável e ele vai ficar sem brincar.

Cachorro mordendo para defender o território

Cachorro mordendo por territorialidade é um comportamento que deve ser evitado.

Os cachorros são animais defensivos. Eles foram criados para proteger e podem se tornar possessivos.

Logicamente, algumas raças são mais agressivas e territoriais que outras. Mas as fêmeas, por exemplo, costumam proteger ferozmente seus filhotes, podendo até morder se acharem que eles estão sendo ameaçados por algum perigo iminente.

Um cachorro também pode se tornar possessivo em relação ao seu espaço dentro de casa, como com a sua cama ou um local de sua preferência, podendo morder se acharem que estão sendo invadidos.

Ou, o seu cachorro pode morder visitantes se eles entrarem na sua casa sem serem anunciados ou introduzidos por você.

Por isso, é importante tentar evitar esse comportamento o mais cedo possível através de socialização constante, permitindo que eles interajam com diferentes pessoas em ambientes seguros e calmos.

Ah, e não se esqueça de recompensar o seu cachorro pelo bom comportamento também, porque o que eles mais querem é agradá-lo.

Cachorro mordendo por causa de dor

Algumas vezes, cachorro mordendo sem razão aparente pode ser por causa de alguma doença ou um machucado que esteja lhe causando dor.

Normalmente, eles mordem para afastá-lo e evitar que você toque neles. O comportamento é facilmente detectado se eles começarem a morder de repente, assim que você se aproxima perto demais.

O ideal é marcar logo uma consulta veterinária se você desconfiar que essa pode ser a causa do comportamento.

Se você não puder chegar perto dele ou ele não permitir que você o mova para levá-lo, peça ao veterinário para vir até ele.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta