Procurar por um novo cachorrinho pode ser uma tarefa bastante complicada, principalmente se você ainda não tem suas preferências definidas. Existem tantas raças de cachorro, que fica difícil escolher a ideal. Mas se estiver realmente perdido, sem saber por onde começar, comece definindo o tamanho do animal — cachorro médio porte, por exemplo, é um bom começo!

A categoria contempla uma infinidade de raças, com uma enorme gama de personalidades diferentes, mas que podem funcionar tanto para casas ou apartamentos, lares com um único tutor, crianças ou famílias.

Há quem adore as raças de porte grande, mas como primeira experiência, pode não funcionar. No entanto, raças um tanto menores, como as de porte médio, podem ser excelentes escolhas, se você não abre mão de um cachorro maior.

Alguns dos mais icônicos cachorros do cinema e televisão fazem parte dessa categoria — a “Lady”, do filme “A Dama e o Vagabundo”, era uma Cocker Spaniel Inglês; e a “Lassie”, que dispensa apresentações, era uma Collie!

Portanto, quer você esteja procurando por um amigo “peludão” como um Chow Chow, uma raça mais atlética como os Border Collies ou um caçador nato como o inusitado Bluetick Coonhound, todos eles pertencem à mesma categoria: cachorro porte médio.

Veja mais alguns exemplos abaixo!

Cachorro médio porte: Airedale Terrier

Esse “bigodudo e barbudão” é o maior entre todos os terrier! Ele pode ser um tanto teimoso, mas é calmo e tranquilo com crianças.

Por isso, pode ser uma boa escolha para a família. Além disso, adoram praticar esportes e participar de tudo quanto é atividade.
Peso: 22 a 30 kg.

Cachorro médio porte: Cocker Spaniel Inglês

Qualquer um que já tenha assistido ao filme “A Dama e o Vagabundo” sabe que raça de cachorro é essa e não escapou do seu encantamento.

O Cocker Spaniel inglês é famoso pela sua pelagem exuberante e olhar doce. Historicamente, eles ajudavam seus tutores a caçar, mas hoje são excelentes companhias para a família, por conta da natureza agradável.
Peso: 12 a 14 kg.

Cachorro médio porte: Shar-Pei

Por detrás de suas rugas pela face e pelo corpo, há um cão de guarda excepcionalmente leal à sua família.

Mas por conta de suas tendência protetoras, eles precisam ser treinados desde filhotes para se manterem calmos ao redor de estranhos e outros cachorros.
Peso: 20 a 27 kg.

Cachorro médio porte: Bluetick Coonhound

Essa raça adora caçar e se tiver algum outro animal pequeno ao redor, que seja visto por ele como presa, vai ser difícil fazê-lo desistir da perseguição.

Eles também adoram chamar atenção, e se eles não estiverem recebendo o suficiente vão deixar você sabendo através de um choramingo característico. Seu nome é em homenagem a cor da sua pelagem.
Peso: 25 a 36 kg.

Cachorro médio porte: Boiadeiro Australiano

Esta raça é também conhecida como “blue heeler” ou “redheeler”, de acordo com a cor da sua pelagem, e é parente dos Dingos, os cachorros selvagens australianos.

A pelagem pintada deles costuma também mudar de cor conforme eles vão se desenvolvendo para a vida adulta.

Eles foram criados para serem excelentes cães pastores, mas se não tiverem pastoreando, vão adorar sair para correr com você, pois possuem energia em abundância.
Peso: 15 a 22 kg.

Cachorro médio porte: Border Collie

 

Border Collies sempre foram populares e dá pra entender a razão. Eles são uma boa mistura de energia com tranquilidade.

Eles também são muito inteligentes e atléticos, e enquanto demoram um pouco para se darem bem com estranhos, adoram quando se tornam amigos.

Outra coisa, Border Collies precisam se exercitar, portanto se você não gosta muito de se mexer, ele não é o ideal pra você!
Peso: 13 a 24,5 kg.

Cachorro médio porte: Buldogue inglês

Essa raça é incrivelmente popular, inclusive entre celebridades (Brad Pitt, Adam Sandler, e Will Smith). Eles são umas figuras, com uma aparência única, calmos e muito leais, companheiros excelentes para seus donos.

Eles parecem prostrados, mas adoram caminhar e se exercitar; mas tenha cuidado com o focinho curto deles, que dificulta a respiração em climas muito úmidos.
Peso: 18 a 22 kg.

Cachorro médio porte: Vizsla

Essa raça de pelagem avermelhada exuberante foram criados para serem atletas, mas os tutores irão apreciar também a sua natureza gentil e amável.

Eles não gostam de ficar sozinhos, por isso são perfeitos para famílias que costumam fazer tudo juntos. Além disso, precisam também de muito exercício físico e estímulo mental.
Peso: 25 to 27 kg.

Cachorro médio porte: Poodle Padrão

O Poodle é o tipo de raça que não precisa de apresentações. Todas as versões, miniatura, toy e padrão já foram muito populares por longos anos.

Parte desse charme é devido à sua fama de anti alergênico, tornando-os ótimos companheiros para muitas famílias. Eles parecem sofisticados, mas são fortes e excelentes para treinamento.
Peso: 27 a 31 kg.

Cachorro médio porte: Jindo

Essa raça é um pouco desconhecida, e vem de uma ilha próxima a Coréia do Sul. O Jindo é alerta, inteligente e muito fofinho.

Eles são excelentes cães de caça, e são muito famosos por serem leais aos seus donos. Uma vez adotados, eles serão seus para sempre.
Peso: 13 a 22 kg.

Cachorro médio porte: Setter Inglês

O Setter inglês tem a pelagem exuberante que dá vontade de acariciar o tempo todo, mas ele também possui um temperamento fácil e amigável, que o torna um ótimo parceiro.
Peso: 29 a 36 kg.

Cachorro médio porte: Chow Chow

 

Para quem é maníaco com limpeza, esse é o cão perfeito! Eles se limpam sozinhos, são facilmente treinados a fazer suas necessidades em locais apropriados e raramente fedem. A sua natureza tranquila também o torna ideal para viver na cidade grande..
Peso: 20 a 32 kg.

Cachorro médio porte: Bearded Collie

Quem não ama esses cães barbudos de pelagem lisa por toda parte? Eles podem até parecer grandes por conta da pelagem, mas eles são pequenos debaixo de todo aquele pelo.

Eles possuem muita energia e podem até ser difíceis de conter, mas adoram crianças e outros cachorros. Além disso, gostam de qualquer atividade externa e novas aventuras.
Peso: 20 a 25 kg.

Cachorro médio porte: Eurasier

Esse cachorro adora estar ao lado das pessoas e inclusive precisa por conta da sua forte necessidade em se conectar com elas.

Eurasiers eles são extremamente amáveis, afetuosos e calmos. São uma raça recente, sendo desenvolvida na Alemanha a menos de um século atrás.
Peso: 18 a 32 kg.

Cachorro médio porte: American Staffordshire Terrier

Esses cães fortes e atléticos são fáceis de treinar, mas exigem um treinador profissional e um criador de confiança, para garantir o bom temperamento e menos traços de agressividade. São muito inteligentes e confiantes.
Peso: 20 a 25 kg.

Cachorro médio porte: Pointer Alemão

Este cachorro é apto para qualquer coisa, um verdadeiro pau-pra-toda-obra! Eles amam nadar, correr, e brincar, sempre que puderem.

Eles possuem muita energia, por isso você terá que gastar um tempo com exercícios. Eles são uma das raças mais energéticas que existem. Além disso, são muito treináveis e sempre prontos para agradar.
Peso: 20 a 32 kg.

Cachorro médio porte: Cão de ursos da Carélia

Outra raça pouco conhecida, mas que é leal e independente, que adora caçar. Eles foram criados para caçar ursos, como o próprio nome já indica. Por isso, podem ser um tanto agressivos,mas sabem se comportar ao redor de pessoas.
Peso: 19 a 22 kg.

Cachorro médio porte: Bull Terrier

Eles possuem uma aparência engraçada, mas os Bull terriers são brincalhões e travessos, sendo excelentes para crianças.

Além disso, também precisam de treinamento e exercícios, e quando são cuidados com carinho, são amáveis e muito divertidos.
Peso: 22 a 32 kg.

Cachorro médio porte: Akita inu

Essa linda e atlética raça foi criada como cão de caça nas regiões montanhosas do Japão, mas se tornou tão rara que restaram apenas 16 exemplares após a Segunda Grande Guerra. Esforços de criadores responsáveis resultaram na sua volta.
Peso: 29 a 34 kg.

Cachorro médio porte: Cão D’água Português

Esta raça amável e aventureira já foi até de um presidente americano. O ex-presidente Obama já teve dois exemplares.

Eles amam nadar, e são parceiros para qualquer atividade. São fáceis de treinar, alertas e em geral, muito saudáveis.
Peso: 15 a 27 kg.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta