Podem falar o que quiserem sobre o quanto eles soltam pêlos pela casa, seus pequenos “acidentes” ao fazerem suas necessidades fora de lugar, as escapadas pra rua, e as tendências em mastigar os sapatos mais caros: cachorros são demais! Não há nada como chegar em casa depois de um longo dia para ter o cachorro lambendo você dos pés à cabeça, de tanta saudade.

Os cachorros são mesmo conhecidos por serem os animais de estimação mais afetuosos que existe, nem gatos são como eles. Alguns cães demonstram afeição balançando o rabo, pulando em cima, mas quase todos lambem.

Tem gente que acha nojento esses “beijos caninos”, mas essa babação toda é a forma deles demonstrarem o quanto amam seus donos e sentem a falta deles, já que não podem dizer o que sentem com palavras.

Mas esta não é a única razão para os cachorros lamberem seus donos. E por mais gostoso que sejam os seus beijinhos, principalmente dos filhotes, há momentos em que deixá-lo lamber o seu rosto não é legal.

Portanto, cachorro lambendo é normal, mas não é um comportamento que devemos permitir o tempo todo. Saiba a razão abaixo!

Por que os cachorros lambem?

Cachorro lambendo é sinal de afeição e pedido de afeto.

Desde o nascimento, a lambida tem um papel fundamental no desenvolvimento dos filhotes. Na verdade, os cães têm um órgão adicional, o órgão de Jacobson, que conecta a cavidade nasal ao céu da boca e permite saborear e cheirar ao mesmo tempo.

As cadelas quando dão cria lambem os filhotes para limpá-los, ajudá-los a respirar e estimular a digestão e os filhotes as lambem em troca.

À medida que eles envelhecem, eles continuam a lamber pessoas, coisas ou outros cães. Mas segundo veterinários, a principal razão para os cães lamberem as pessoas é para demonstrar afeição que eles sentem em relação à elas, chamar atenção ou como uma forma de saudação.

No entanto, cachorro lambendo a si próprio significa que eles podem estar querendo relaxar ou aliviar o estresse. É um comportamento semelhante a do bebê que procura pela sua chupeta ou mantinha para relaxamento, ou quando os adultos brincam com mechas do cabelo ou estalam seus dedos, enquanto assistem à televisão ou lêem um livro.

De acordo com a AKC, os cachorros também gostam do gosto levemente salgado da pele dos humanos, por isso que cachorro lambendo o dono é normal, inclusive se você estiver suado depois de se exercitar.

Lamber também é um comportamento ancestral, de quando os cães ainda eram selvagens, segundo a Pedigree, empresa famosa por comercializar alimentos caninos.

Portanto, quando o seu cachorro lhe recebe com beijos molhados cheios de baba, eles estão relembrando os dias em que costumavam lamber uns aos outros do bando para estreitar os laços, ou demonstrar respeito ao líder da matilha.

Os filhotes lambem mais que os cães adultos

Cachorro lambendo quando filhote pode estar com fome.

Enquanto cachorro lambendo é um hábito comum em todas as raças, os filhotes costumam lamber mais que os cães adultos. É como um bebê na fase oral, e por estarem vivenciando um mundo novo, eles lambem para descobrir as coisas.

Os filhotes selvagens no passado lambiam os focinhos de suas mães quando estavam com fome, e em troca, a cadela regurgitava alimento para eles. Um comportamento muito semelhante aos pássaros e seus filhotes, de acordo com a Pedigree.

Era mais fácil para a mãe sair à caça do alimento, e ao invés de gastar energia carregando-o de volta na boca para dar aos filhotes, ela comia e trazia dentro do estômago.

Portanto, se o seu filhote estiver lambendo constantemente o seu rosto, eles podem estar com fome. O ideal é que você não reforce esse comportamento dando alimento à ele logo após ele lamber o seu rosto, senão eles logo associarão o hábito à uma forma de conseguir comida.

E cachorro lambendo os pés?

Cachorro lambendo os pés do dono é sinal de gostar do sabor do suor.

Assim como lamber o rosto e as mãos do dono, tem cachorro que não pode ver ninguém sem meias que logo vai lambendo os pés da pessoa. Você já se perguntou porque cachorro lambendo os pés é comum?

Lamber os pés pode até ser engraçado no início, mas pode se tornar um hábito bastante irritante se você encorajá-lo ou não impedi-lo de fazê-lo. Na verdade, a razão por trás desse comportamento estranho é simples: ele gosta do sabor salgado dos dedos dos pés, sujos ou não, mas também quer atenção.

Como muito provavelmente toda vez que ele lambe os seus pés, você reage rindo ou gritando para que ele pare, ele recebe a reação como se você tivesse dando atenção à ele por esse comportamento. Portanto, não deixa de ser uma forma de encorajá-lo a continuar a fazer, mesmo que o seu tom seja de repreensão.

Cães são espertos e, rapidamente, associam lamber os pés com interação e continuarão com o comportamento toda vez que quiserem algo de você. Eles vêem isso como um jogo.

Como fazer ele parar de lamber nossos pés?

Os especialistas sugerem oferecer ao cachorro outra coisa para colocar na boca, como um brinquedo ou um petisco, toda vez que começar a lamber os seus pés. Quando ele aprender que você não quer que ele tenha esse comportamento, utilize técnicas de reforço positivo toda vez que ele parar de lamber quando pedido.

Dessa forma, eles vão saber identificar que estão fazendo algo certo. Uma outra opção seria simplesmente ignorar o comportamento e sair de perto, até que ele deixe o hábito de lado.

Agora, se você já tentou de tudo e mesmo assim, o seu cão não consegue manter a língua dentro da boca quando vê os seus pés, melhor consultar o seu veterinário para verificar se ele tem alguma condição médica subjacente.

Quando cachorro lambendo não é legal

Cachorro lambendo a si mesmo excessivamente pode ser sinal de ansiedade e tédio.

Sabemos, esses “beijinhos caninos” são gostosos. Afinal, quem não gosta de receber demonstrações de carinho e afeto grátis e sem ter que pedir? Mas, cachorro lambendo o tempo todo pode não ser legal, pois isso pode causar alguns problemas ou ser um sinal de algo mais grave.

Especialistas recomendam não permitir que o cachorro lamba a sua boca ou muito próximo dela, pois a saliva do cachorro pode contaminá-lo com parasitas dele. Além disso, cachorro lambendo você, a si mesmo ou o chão e objetos pela casa, pode ser um sinal de ansiedade canina, tédio ou dor.

Alguns cachorros também costumam lamber o chão ou ao seu redor de forma obsessiva para induzir o próprio vômito. Se eles tivessem acesso ao ambiente externo, provavelmente estariam comendo grama para estimular o vômito.

Mas quando em ambiente internos e fechados, lamber o carpete ou piso de madeira pode aliviar a náusea. Se você suspeita que o seu cachorro anda lambendo excessivamente por conta do tédio, ansiedade, dor ou náusea, fique de olho no comportamento e consulte o veterinário para investigar melhor.

Mas se ele apenas te dá umas lambidas de vez em quando, ou ainda é filhote e está em constante exploração com a sua língua, é OK permitir e aceitar os seus “beijinhos”. Só tente não encorajar demais esse tipo de comportamento… e mantenha-o longe da sua boca!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta