Você já notou que se o seu cachorro tem comido em tempo recorde? Se este for o caso, talvez você tenha mesmo em casa um cachorro guloso, e talvez um comedouro especial pode ser a solução para frear este péssimo hábito.

Sim, existem comedouros especiais para cachorro que os obrigam a comer mais devagar, pois trazem um design que dificulta o acesso a comida, fazendo com que eles trabalhem mais para conseguir o alimento.

Consequentemente, ele acaba comendo mais devagar, pois leva mais tempo para conseguir ingerir o alimento no bowl.

Mas por que você deveria fazer o seu cachorro comer mais devagar? O que tem de errado em comer rápido?

Bem, descubra tudo sobre o assunto abaixo!

Meu cachorro guloso precisa aprender a comer devagar?

Cachorro guloso precisa de comedouro especial.

Segundo especialistas, as bordas e obstáculos em formato de labirinto desses comedouros para cachorro especiais fazem com que as refeições sejam mais demoradas, porque o cachorro não tem acesso ao alimento tão rapidamente como nos bowls tradicionais.

Por não conseguir comer rápido, mesmo sendo um cachorro guloso, essa redução de velocidade acaba melhorando a saúde geral do cachorro, além de prevenir contra efeitos colaterais perigosos como o inchaço do estômago.

O fato dele acelerar as refeições pode significar que o cachorro está apenas entusiasmado com a comida ou sempre com fome.

Mas a principal razão para se preocupar com o fato dele ter o hábito de comer rápido
é o perigo dele engolir grandes quantidades de ar a cada investida, além de não mastigar direito a comida.

Ingerir ar pode levar a má digestão ou até coisa pior, podendo aumentar o risco de dilatação gástrica com volvo, que é uma condição grave e mortal nos cachorros, exigindo cirurgia de emergência.

De acordo com cirurgiões veterinários, a condição expande o estômago a ponto de conseguir se livrar do alimento e dos gases.

Os sintomas podem incluir barriga distendida, desconfortos abdominais, babar e vômito sem expelir nada.

Portanto, se o seu cachorro guloso tem o hábito de comer rápido, o ideal seria ensiná-lo a comer mais devagar através de um desses comedouros especiais.

Como escolher o melhor comedouro para cachorro guloso

O cachorro guloso precisa ter um comedouro adequado ao seu porte.

Como vimos é importante não incentivar o hábito de comer rápido no cachorro. Existem muitos produtos como esses no mercado, mas nem todos eles servirão para todos os tipos de cachorro.

Portanto, se você notar que o seu cachorro guloso está comendo rápido demais, o ideal é conversar com o veterinário para saber qual o produto mais adequado para o porte dele e quantidade que costuma ingerir durante as refeições.

Selecionamos abaixo três modelos que podem ser boas opções para o seu cachorro guloso, veja só:

Comedouro Top Paw Slow-Feeder Pet Bowl

Esse modelo parece um comedouro comum, mas por dentro tem uma espécie de labirinto em formato de ossinhos.

Por conta dos obstáculos, o cachorro é obrigado a trabalhar mais a língua para ter acesso ao alimento, diminuindo a velocidade de comer naturalmente.

Comedouro Duplo com tapete Top Paw

Para os cachorros de porte menor ou filhotes, esse modelo duplo, com bandeja tipo tapetinho e tigela para água é ideal.

O tapete tem elevações onde o alimento fica preso obrigando o cachorro a acessá-lo mais devagar.

Comedouro Outward Hound Fun Feeder Dog Bowl

Já esse modelo pode funcionar para todas as raças de cachorro e portes, pois é possível encontrá-lo em vários tamanhos, pequeno, médio e grande. Os obstáculos foram espirais dentro da tigela que obrigam o cachorro a diminuir a velocidade na hora de comer.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta