Menu fechado

Raças de cachorro galgo mais rápidas do mundo

cachorro galgo

Você sabe o que é um cachorro galgo? Muitos amigos e leitores do site enviam mensagens perguntando sobre a raça de cães galgos. Essa é uma confusão comum entre novatos no universo da cinofilia. Aliás, cinofilia é o outro nome para paixão por cães e o apaixonado por cães é também chamado cinófilo.

A confusão é semelhante a quem imagina que cães gigantes representam uma raça. Em verdade, cães gigantesé um conjunto de muitas raças que dispõem de características em comum, assim como cães galgos também é nome dado às raças com certos atributos em comum. Portanto, o galgo não é apenas uma única raça.

O que é, afinal, um cachorro galgo?

O cachorro galgo é uma raça ágil e cheia de energia.
O cachorro galgo é uma raça ágil e cheia de energia.

Trata-se qualquer cão de qualquer raça que apresente determinada altura ou superior, atinja velocidade considerável, tenha visão apurada, dentre outras características.

Por conta disso, foi usado em sessões de caça a animais de portes pequenos, além de ações de pastoreio. Sua natureza era mais que apropriada para esse tipo de atividade. Por outro lado, seu comportamento sociável é também indicado para companhia familiar.

Atualmente, sua elegância e comportamento é objeto de disputa em campeonatos de beleza no mundo inteiro, além de em corrida de cães. Isso se dá porque as raças desses cachorros são esguias e ágeis ao extremo. O desenho da silhueta favorece sua aerodinâmica, ou seja, sofre menos ação oposta do ar quando em alta velocidade.

Estrutura de um cachorro galgo

O corpo do cachorro galgo foi desenvolvido para a rapidez.
O corpo do cachorro galgo foi desenvolvido para a rapidez.

O organismo dos galgos dispõem de diversas estratégias para torná-los cães de altíssima velocidade. Tais estratégias foram se aperfeiçoando com o passar das gerações, que são, aliás, milenares.

Estratégias orgânicas dos galgos

É, por exemplo, a raça com maior quantidade de glóbulos vermelhos no sangue. Isso alimenta a corrente sanguínea com maior quantidade de oxigênio. Aliás, esse fato é usado para salvar vidas de muitos cães por transfusão de sangue, pois a qualidade dele é superior.

Por consequência, os músculos e os pulmões são muito mais oxigenados e, assim, adquirem maior autonomia. Também por isso, pode-se dizer que são cães menos propensos a doenças em geral, sejam hereditárias ou oportunistas. A saúde dos galgos é surpreendente.

Muitos biólogos propõem que o nível de saúde dos galgos se deva à elevada temperatura corporal, que é natural neles. Isso aumenta o poder de imunização e evita ambiente favorável a determinadas bactérias.

Estratégias físicas dos galgos

A forma esguia do cachorro galgo possibilita que ele permaneça no ar.
A forma esguia do cachorro galgo possibilita que ele permaneça no ar.

Esse fator aliado à forma esguia do corpo possibilita que um cão galgo permaneça no ar por quase 80% do tempo de uma corrida. Isso evita atritos com o solo e empurra o corpo cada vez mais para a frente.

Sua cabeça vai se afunilando em direção ao focinho. Isso o faz “quebrar” a barreira de ar durante corridas a fim de assumir velocidade superior.

Os movimentos de um galgo são especiais quando em alta velocidade; diz-se que ele “navega” porque sua cauda funciona como leme. Assim, se move de forma sincronizada com a camada de ar que enfrenta.

Em função disso, e por conta da estrutura óssea, consegue saltos de quase 10m de distância. Isso o torna quase um campeão mundial.

A órbita dos olhos dos galgos também é item facilitador. Alcançam ângulos de até 270º. Desta maneira, sua atenção permite observar praticamente tudo ao redor e, assim, escolher o melhor caminho e a melhor estratégia para chegar a altas velocidades.

O tórax do galgo é grande. Isso foi se desenvolvendo para que suporte as atividades cardiovasculares de alta velocidade e durante muito tempo. Além disso, os próprios ossos apropriados e o baixo teor de gordura corporal tornam o galgo bastante leve, o que facilita o trabalho do coração.

Estratégias de comportamento

O cachorro galgo foi adaptado para a caça.
O cachorro galgo foi adaptado para a caça.

Toda essa estrutura corporal foi adquirida em exercícios ao longo dos milênios em suas tarefas de caça. Uma vez que as presas são normalmente pequenas – portanto, ágeis -, os galgos foram se adaptando a velocidades cada vez mais altas. Suas patas traseiras são longas e têm músculos fortes e bem oxigenados; as dianteiras aderem ao solo com facilidade.

A paralelo, sendo as presas pequenas, ele desenvolveu visão especial para percepção de mínimos movimentos. Assim, ao manter os olhos focados num ponto específico, as células oculares se tornaram especialistas em caça.

Por todos esses dados, você já percebeu que galgos precisam de muita atividade. Consequentemente, gastam muita energia e, assim, necessitam de dietas balanceadas, fortes, apropriadas e quase específicas. Caso contrário, correm risco de se tornarem insociáveis, alienados e desencantados.

Conheça as raças de cachorros galgos

Como a gente disse acima, galgos são, em verdade, um conjunto de raças. A estrutura corporal, em si, é bastante parecida em todas elas. Entretanto, apresentam muitas diferenças de postura, porte e comportamento. Conheça aqui as raças mais expressivas.

Italian Greyhound ou Galgo Italiano

Cachorro galgo greyhound italiano.
Cachorro galgo greyhound italiano.

Os Italian Greyhound, tipo de galgo bastante conhecido no mundo, foi domesticado há milhares de anos. Não perdeu seus instintos caçadores, mas seu comportamento familiar é bastante agradável.

É tido por especialistas como a raça de menor tamanho entre os galgos. Isso a torna ainda mais ágil e rápida. Muitos chamam seus elementos de “Bird with for feet” (“pássaro de quatro patas”), pois eles realmente voam.

Quanto ao comportamento, é admirável, amigável, em especial com a família. Mas não é lá muito amigo de visitas. Portanto, é grande companheiro, mas também é grande cão de alerta. Sua velocidade média é de 40kn/h.

Sloughi

Trata-se de caçador de renome mundial, praticamente especialista. Não obstante já ter sido domesticado há muito tempo, mantém seus instintos natos. Assim, é grande cão de guarda e de alerta, pois, ao menor movimento, suas orelhas se põem em riste a fim de comunicar algo anormal.

É sociável, mas não muito amante de carinhos e brincadeiras. Aliás, sua postura reservada e discreta é que o torna bastante eficaz nas atividades de guarda. Justamente em função dessa postura, necessita “saber quem manda no recinto”. Caso contrário, sem adestramento mínimo, pode se mostrar meio agressivo.

Uma característica interessante é sua fidelidade arraigada. Torna-se tão amigo do dono que, na falta deste por algum motivo, é possível que não se alie tanto a qualquer outro.

Pode-se dizer que um sloughi é o extremo máximo de silhuetas esguias. Tanto é que é possível ver suas costelas sob a finíssima pele e a pelagem muito baixa, rente à pele.

Tanto quanto o Saluki, é adorado por povos nômades por conta de suas relações estreitas. Seu porte atlético é ainda muito útil às atividades daquelas comunidades.

Demonstram Inteligência fora do comum. Por ela, identifica facilmente quem são seus amigos na família e os defende com unhas e dentes, literalmente. É, portanto, grande companheiro.

Sua origem é também africana, porém, das regiões do norte. Aliás, há criadores que consideram o Sloughi uma espécie de Saluki com pelos. Dizem que é produto de acasalamento de Saluki com com Azawakh.

Têm olhos muito grandes e atentos. Atingem 70cm de altura facilmente.

Whippet

Cachorro galgo Whippet
Cachorro galgo Whippet

Essa é a raça mais conhecida no Brasil. Fala-se aqui de verdadeira vedete dos tipos galgos. O termo “aerodinâmica” destacado acima no conjunto de características dos galgos é aplicado aos Whippets com naturalidade. É surpreendente, significativa, favorecida.

Além disso, quase não apresenta gordura corporal. Seus músculos são mais fortes, desenvolvidos e aparentes. Com isso, pode chegar facilmente a 60km/h.

Quanto à beleza, os tons de cores são dos mais variados e vibrantes. E seu hábitos de posturas tornam sua silhueta admirável por qualquer ângulo que seja visto, com ares de sofisticação abundante.

Sua velocidade o torna adversário de primeira linha em qualquer corrida. Apesar disso, é também cão excelente no quesito guarda e alerta. Isso faz que se mostre um pouco independente, pois precisa manter atenção a qualquer normalidade. Porém, ao contrário do que pode parecer, é bastante sociável, familiar, companheiro.

Ao mesmo tempo, prefere afagos e interação constante a ficar isolado. Porém, é apaixonado por sesta de fim de tarde em dormitório (ou local qualquer) bem confortável. Assim, não gosta de locais fora de casa, em especial durante tempos frios. Sua pelagem baixa e magreza o fazem sentir muito as baixas temperaturas.

Saluki

Cachorro galgo Saluki
Cachorro galgo Saluki

Uma curiosidade interessante sobre essa raça é que seu poder de faro é mínimo. Entretanto, é compensado por visão altamente eficaz. É elegante, com porte atlético que o faz corredor nato. Por isso, é também grande caçador.

Parte de sua beleza vem dos tons diversos que podem assumir e de sua orelha, que é mais peluda que o corpo. Por outro lado, tem aparência de fragilidade; entretanto, consegue se descolar muito bem tanto em superfícies planas quanto em terrenos montanhosos.

Há registros de sua existência tão antigos quanto o Antigo Egito, ou seja, muito anterior à Era Cristã. Aliás, o meio islâmico é fascinado por essa raça porque diz-se que o próprio Alá presenteia seus fiéis com exemplares. Por isso, é a raça mais conhecida e aceita no Oriente Médio e Ásia.

Com comportamento afetuoso, calmo, é companheiro ideal para a família inteira. Entretanto, tem personalidade forte. Assim, o proprietário precisa de certa dose de autoritarismo para que ele se sinta domesticado. Caso contrário, seu instinto de independência de caçador pode vir à tona.

Pode chegar a 70km/h.

Azawakh

Tem origem na África, mais precisamente em áreas desérticas, vindo do vale que lhe emprestou o nome, nas proximidades de Mali. Sabe-se que data de mil anos e que foi criado inicialmente por comunidades nômades do Saara.

Assim, é também conhecido como “Galgo Saariano”, além de Rawondu, Tuareg Wulo, Hanshee e outros. Aquelas comunidades o tinham como auxiliar nas caçadas às gazelas e outros animais de pequeno porte. Nessas ocasiões, eles iam no dorso do cavalo a fim de aproveitar a altura e exercer sua capacidade de visão geral.

Tão logo avistavam a presa à grande distância, saltavam para persegui-la e encurralar até a chegada do caçador. Podia se manter em perseguição por até seis horas seguidas e ainda sob sol escaldante. Apesar de toda essa energia e força, tem silhueta que parece frágil à primeira vista.

Desta maneira, é animal que precisa de muito exercício, pois acumula energia facilmente e necessita usá-la em atividades intensas.

É capaz de atingir a velocidade de 65km/h.

Galgo espanhol

Diz-se que esses cães são de raça pura. Tem aparência esbelta e esguia com peito com bastante volume. Suas patas são largas, o que permite acomodação adequada ao solo durante altas velocidades.

São bem leves em vista do porte. Os machos atingem até 30kg, tendo as fêmeas um pouco menos de peso. Na maioria dos indivíduos, os pelos são curtos e finos. Entretanto, há casos de galgos espanhóis com pelos bem ásperos. Apresentam normalmente as cores amarelo, canela, preto, branco e ruivo.

Como a esmagadora maioria dos galgos, foi muito usado em caçadas a lebres nos campos espanhóis antigamente. Mas, na atualidade, é mais participante de concursos de beleza e campeonatos de velocidade, além de ser excelente animal para companhia familiar em função de seu comportamento amigo e dócil.

Chega à velocidade de 70kh/h.

Curiosidades sobre cachorros galgos

Cachorro galgo tem inúmeras características.
Cachorro galgo tem inúmeras características.
  • O italian greyhound é considerado o cão mais veloz do mundo. Em comparação com outras mamíferos, está em segundo lugar como mais rápido do Planeta
  • A visão dos galgos alcançam presas e objetos a mais de 800m de distância. É visão estereoscópica. Assim, tem maior facilidade para ver algo em movimento que algo parado
  • Parece incrível, mas algumas raças de galgos dormem com os olhos abertos tamanho é instinto de alerta
  • A qualidade do sangue dos galgos é frequentemente solicitada para salvar vida de outros cães
  • A variedade de tons de cores dos pelos é alta. Pode ter 18 tonalidades e 55 combinações
  • Algumas eram destinadas exclusivamente à nobreza e realeza
  • Os galgos sãos os únicos cães referenciados em trechos bíblicos
  • São também conhecidos como cães lebréis, nome associado à intensa atividade perante lebres.

Assim, a gente tirou dúvida de muita gente sobre os galgos. Se você tiver mais alguma, mande mensagens ou escreva nos comentários abaixo

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *