Para quem é apaixonado por animais, ter um cachorro feio ou bonito, não faz a menor diferença. Assim, quem gosta de animais, principalmente de cães, com certeza concorda com o dito popular “Quem vê cara, não vê coração”. Principalmente, se o seu bichinho de estimação é considerado, por muitos, um cachorro feio.

Com certeza, o que menos importa para o dono é se o seu animalzinho está ou não entre as raças de cachorros mais feias do mundo. Dessa forma, o que importa para quem curte animais de estimação, sempre será a companhia, o carinho e o amor que eles podem dar em troca.

Portanto, para quem ama cães, um cachorro feio não é sinônimo de desafeto ou vergonha. Mas o contrário, um motivo de orgulho.

Um exemplo claro, é o concurso que ocorre todos os anos nos Estados Unidos, chamado World’s Ugliest Dog, que promove premiações para o cachorro mais feio da competição.

Por isso, como muitos dizem, beleza e feiura é relativo. Ainda mais quando se trata de animais de estimação que tanto nos trazem alegria e felicidade. Assim, independente da raça ou qualquer aparência que o cão possa ter, para o seu dono, ter um cachorro feio é algo que não faz diferença. Pois, para essas pessoas, a feiura está apenas nos olhos de quem vê.

Mesmo assim, para matar a curiosidade, entreter e conhecer um pouco mais sobre o mundo dos cães, separamos algumas das raças consideradas as mais feias do mundo.

Leia, divirta-se e veja como cada um deles tem suas peculiaridades e encantos. Só cuidado, pois vai que um deles acabe fisgando o seu coração!

Raças de cachorros mais feios do mundo

cachorro feio: bull terrier inglês

Cachorro feio ao seu dono, bonito lhe parece!

1. Komondor

De origem húngara, a aparência do Komondor, com seus pelos emaranhados, lembra um esfregão. Outros dizem que está mais para “dreads”. Mas, o que importa mesmo saber sobre essa figura, é que se trata de um cão calmo, determinado e corajoso com um forte instinto protetor.

Além disso, ainda faz parte de sua personalidade a paciência com crianças. E sem esquecer de um pequeno detalhe: é também bem teimoso se não for bem-educado.

2. Bedlington Terrier

O Bedlington Terrier é considerado um cachorro feio devido a sua aparência um tanto peculiar. Em parte, isso se deve a cabeça em formato de pera e aos membros posteriores mais longos que as patas traseiras. Isso acaba lhe dando uma curvatura dorsal e lombar. Além disso, possui um charmoso topete que segue desde o crânio até seu focinho. E mais, a raça é uma das mais antigas da Grã-Bretanha e é conhecida por ser um cão muito destemido, além de resistente.

3. Cão Pelado Mexicano

Também conhecido pelo nome complicado de Xoloitzcuintle, uma referência ao Deus asteca Xolotl, o Pelado Mexicano, é originário do México.

Ele é considerado uma das raças de cachorros mais feios do mundo, devido a sua falta de pelo na maior parte do corpo e pelas diversas manchas espalhadas pela pele. Mas, tudo isso logo é esquecido, devido ao seu perfil afetuoso, gentil e simpático.

4. Borzoi

cachorro feio: borzoi

O Borzoi é um cachorro considerado feio, mas de aparência única.

O Borzoi é uma raça de origem russa que vem da época dos Czares. É tido como um cachorro feio, talvez por aparentar ter uma cabeça um tanto pequena e orelhas estreitas em relação ao corpo. No entanto, ele possui membros longos, que lhe dão uma certa fleuma e pose aristocrática.

Apesar de alguns serem bem impulsivos e orgulhosos, é um cão seguro e bem tranquilo. Lembrando que ele necessita de vários cuidados, um deles é escovar frequentemente seus pelos longos para não emaranhar.

5. Bull Terrier Inglês

cachorro feio: bull terrier inglês

O Bull Terrier inglês é um cachorro feio adorável

Como a raça tem um cabeça longa e fina em formato de ovo, isso garantiu ao Bull Terrier Inglês o título de cachorro feio.

Além disso, mesmo tendo sido utilizado na Idade Média em lutas contra touros e rinhas, se criado com amor e carinho é um cão doce e agradável. Mas, é preciso que seja bem adestrado, pois costuma ser bem teimoso e desobediente.

E não se engane, atrás da massa compacta de músculos, existe também um cachorro equilibrado que curte crianças. Lembrando que seu comportamento sempre será um reflexo de como for criado. Pois, se for criado onde é maltratado ou de forma violenta, como qualquer outro cão, também se tornará um cão agressivo.

6. Catahoula Cur

Proveniente do norte dos Estados Unidos, o Catahoula Cur ou Cão Leopardo da Catahoula, como é chamado no Brasil, tem um lugar garantido entre as raças de cachorros mais feios do mundo. Isso deve-se ao fato de ter manchas em sua pelagem. É um cão ativo, com um perfil mais voltado para a caça e pastoreio. Isso lhe dá a opção de ser um bom cão policial ou de trabalhar em fazendas.

Também pode ser considerado um bom cachorro para proteger sua propriedade. Ainda assim, são amáveis, inteligentes e muito, mais muito independentes.

7. Mastim Napolitano

Não se sabe ainda hoje se o Mastim Napolitano foi para Roma, levado da Índia por Alexandre o Grande ou se teve sua origem direta dos Molossos das terras romanas. O que se sabe, é que alguns o consideram um cachorro feio, devido a pele cheia de rugas e pregas, soltas pelo corpo. Mas o que para uns é motivo de feiura, para outros é de fofura.

O Mastim Napolitano é o que tem a maior cabeça dentre as raças de cachorros. Isso, junto com seu focinho curto e grosso, lhe dão a fama de “cão feroz”. O que é um mero engano, pois ele tem um temperamento tranquilo. É tão dócil que chega a ser muito ligado a família, convivendo com pessoas de todas as idades.

8. Cão de Crista Chinês

Cachoror feio: cão de crista chinês

O Cão de Crista Chinês é considerado por muitos um cachorro feio, por outros aristocrático.

Não foi sem querer que o Cão de Crista Chinês foi deixado por último. Ele é considerado pela maioria como a raça do cachorro mais feia do mundo. E isso se deve a falta de pelo no corpo, com exceção de alguns lugares como a cabeça, onde a pelagem ganha a forma de uma crista.

O que se sabe, é que esse cão foi durante muito tempo encontrado ao lado das famílias da Dinastia Han no período de 206 A.C, na China. É um cão bem brincalhão, gosta de crianças e é apegado aos donos.

Após conhecer um pouco mais sobre algumas das raças de cachorros feios, o que se pode dizer é que, não importa se seu cãozinho é um cachorro feio ou bonito. O que importa é o amor que se tem por esses animaizinhos de estimação. Afinal, eles só trazem carinho e harmonia para os lares, deixando não só o dono, mas toda a família feliz.