Você já se perguntou por que o seu cachorro faz as necessidades da forma que faz? Há cachorros que dão cerca de 15 voltas antes de se abaixar para se aliviar. Você sabe a razão de tal comportamento, no mínimo, curioso?

Já reparou que os cachorros passam a maior parte do tempo sem se incomodarem com absolutamente nada? Eles lambem o chão, brincam na lama, se esfregam na grama, destroem objetos, correm atrás de bolas e latem para os passarinhos, como se nada fosse.

Mas na hora de fazerem suas necessidades, por alguma razão, eles parecem dar enorme importância. Examinam a área, pressionam o focinho no chão, farejam ao redor, e uma vez escolhido o local, eles iniciam uma coreografia que parece mais um ballet.

Somente quando a “dança das fezes” é completada, que eles estão prontos para liberarem os excrementos.

Por que tudo isso? Por que eles fazem isso? Por que os cachorros dão voltas antes de fazer cocô?

Saiba a razão abaixo!

Cachorro fazendo cocô tem um sentido curioso

Há uma explicação científica para a maneira como o cachorro faz coco.

Aparentemente, os cachorros são atraídos por um procedimento específico na hora de fazerem suas necessidades em uma combinação de instinto somado a alguma estranha força mística, vindo do centro da Terra.

Os cachorros dão voltas ao redor do local antes de se aliviarem, tipicamente com seus focinhos voltados para o chão, a fim de encontrarem o local “perfeito”, segundo especialistas em comportamento canino.

Isso porque muitos animais são sensíveis ao campo magnético da Terra. De acordo com isso, pesquisas indicam que os cachorros preferem defecar com suas espinhas dorsais alinhadas ao eixo Norte-Sul do hemisfério.

Não se sabe a razão para isso, ou se fazem isso de forma consciente ou não. Bem, não sei se o fato é impressionante ou assustador, mas é certamente curioso.

Além das preferência à atividade geomagnética, os cães também são peculiares quanto ao local das fezes, pois desejam que outros cachorros e animais testemunhem suas “obras-primas”.

É como se dissessem a eles: “Vejam minha maravilhosa montanha de fezes que meu querido bum-bum foi capaz de fazer, suas criaturas insignificantes do bairro. Tentem fazer igual, mas nunca conseguirão criar tamanha perfeição.”

Nesse sentido, as voltas ao redor do local antes de defecar pode ser uma forma de abaixar a grama para fazer com que as fezes fiquem mais proeminentes e notáveis.

Ou seja, os cachorros não estão apenas se aliviando ou eliminando seus dejetos, eles estão demarcando o território, para que o mundo inteiro saiba que estiveram ali.

É como se estivessem fazendo uma reivindicação”. Eles marcam com a urina, fezes e com o suor das patas para terminar o trabalho.

Cachorro fazendo cocô pode haver com o seu treinamento

Cachorro fazendo cocô da forma que faz pode estar relacionado ao seu treinamento.

As formas pelas quais eles escolhem se aliviar pode também ter a ver com a maneira como foram treinados.

Os cachorros podem ser bastante exigentes sobre onde ir. Mas se você pensar bem, nós é que escolhemos onde é o melhor local para que eles façam suas necessidades e onde não fazer.

Se o tutor usou punições para treinar o animal a fazer suas necessidades em certo local, o cachorro pode ter se tornado apreensivo quanto a se aliviar na frente do tutor.

Neste caso, pode levar mais tempo para encontrar um bom local onde queira se aliviar, ou esperar até ficarem desesperados.

Por isso, nunca puna o seu cachorro por algum acidente nesse sentido. Ao invés, ofereça mais oportunidades para ele se aliviar, e recompense-o por fazer nos locais certos com petiscos que ele adora.

Bom, agora eu aposto que você deve estar se sentindo um pouco mal em recolher as fezes do seu cachorro logo, depois dele ter tanto trabalho para eliminá-las. Rs!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta