Você já viu por aí nos parques ou na rua algum cachorro que mais parecia um daqueles esfregões de limpeza? Já tentou adivinhar que tipo de “cachorro esfregão” seria ele?

Esse efeito “mop” dos pêlos ocorre naturalmente na pelagem de algumas raças de cachorro, enquanto em outros pode se desenvolver ao longo dos dias, sem manutenção.

No caso dos cachorros “esfregões” naturais, a camada interna de pelos e externa se combinam ao crescer, formando os cachos arredondados, semelhantes a “cordas” ou “dread locks”.

Já outros tipos de cachorro “esfregão” possuem pelagem encaracolada feitas de pêlos, que naturalmente embaraçam, ou se combinam criando uma textura de feltro.

Ao se separarem da pele, os pêlos emaranhados podem crescer para fora dando aquela aparência de esfregão.

Normalmente, esses cachorros não precisam de banhos mais que 2 a 3 vezes ao ano, bem como não soltam pêlos ou exigem escovações.

Porém, separar as “cordas” regularmente é essencial para garantir que tudo não vire uma só emaranhado de nós.

Se você é fã desses cachorros, dê uma olhada abaixo na seleção de 6 cachorros “esfregão” que separamos para você!

Confira a seguir!

#1 Cachorro esfregão: Komondor

Ao pensar em um cachorro esfregão, a maioria das pessoas vão ter em mente a imagem dessa raça. Embora não seja nenhum pouco comum no Brasil, o Komondor é mais conhecido que muita gente imagina.

Ele é uma raça de cachorro Húngara muito antiga, criada para pastorear e proteger ovelhas de lobos selvagens e ladrões de gado.

Sua pelagem de aparência única protege contra o inverno rigoroso da Húngria e dos dentes afiados de predadores.

Além disso, a pelagem tem a vantagem de fazê-los se misturar ao rebanho, surpreendendo os predadores que se aproximam sem notá-los.

Como todo cachorro de guarda, os Koms são muito independentes e protetores de seus familiares, mas seus instintos de guarda fazem com que sejam receosos quando a estranhos.

Koms são uma boa escolha para famílias com experiência com cachorros de porte grande e crianças maiores, já que eles precisam se exercitar bastante.

Sua aparência de cachorro esfregão ocorre naturalmente, começando a emaranhar aos 9 a 10 meses de idade. Ao separar os tufos de cordas, a pelagem vai crescer exuberante e fazê-los ficar ainda mais adoráveis.

#2 Cachorro esfregão: Puli

O Puli é uma raça de cachorro que está intimamente relacionada ao parentesco com o Komondor, podendo-se perceber pela aparência tão semelhante — faz até sentido que cachorros esfregões sejam parentes.

No entanto, ao contrário de seus parentes enormes e pesados, o Puli foi criado apenas para pastorear rebanhos, e não ser um cão de guarda.

Eles são conhecidos por acrobatas do mundo canino, por às vezes até pular nas costas da ovelha mais lenta no rebanho.

A sua pelagem emaranhada vai do preto ao cinza prateado ao branco, mas se diferenciam dos irmãos pelo tamanho menor.

Esses cães são incrivelmente inteligentes e precisam de muitos estímulos físicos e mentais, adoram aprender truques.O Puli não é apenas um adorável cachorro esfregão na aparência, mas também muito leal ao seu dono.

Seu forte instinto de pastor faz com que ele tente pastorear qualquer coisa no caminho: folhas caídas, pássaros e até crianças pequenas.

#3 Cachorro esfregão: Bergamasco Sheepdog

Cachorro esfregão é do tipo estopinha.

Originários dos Alpes Italianos, estes descabelados foram desenvolvidos pela tradição orgulhosa de cães que parecem esfregão: guardar e pastorear rebanhos de ovelhas.

Os Bergs se assemelham aos seus primos húngaros, mas ao contrário da pelagem em forma de cordas dos Koms, seus tufos de “dreads” são achatados.

Os pêlos do Bergamasco são feitos de três tipos de fios: cachorro, cabra e lã, que se emaranham juntos. Por regularem a temperatura corporal do cachorro, não podem ser raspados NUNCA.

Nem todos os cachorros podem lidar com o calor ou o frio rigoroso, mas este é exceção. A pelagem também cai sobre os olhos, emprestando-lhe uma aparência adorável, mas também servindo como proteção contra os reflexos dos sol sobre a neve.

Não se preocupe — seus cílios super compridos ajudam a manter as franjas longe dos olhos. O Bergamasco é um cachorro esfregão extremamente sociável, capaz de formar relacionamentos individuais com cada membro da família.

#4 Cachorro esfregão: Cão D’água Espanhol

Embora sejam parentes do Cão D’água Português, como os famosos Sunny e Bo (da família Obama), os Cães D’água Espanhóis são bem diferentes deles.

Eles foram criados para pastorear rebanhos, mas também são cachorros esfregão adoráveis, como todos os outros nessa lista.

A pelagem é encaracolada como lã de ovelha, podendo crescer e ficar como molinhas apertadas. Mas ao contrário das outras raças de cachorro esfregão, o Cão D’água Espanhol possui uma pelagem de camada única, com poucos fios na camada interna.

Como o próprio nome já diz, eles amam água, e brincar de jogar e trazer objetos da água é a atividade favorita deles.

Apenas tome o cuidado de secar completamente esses cachinhos, pois costumam reter água e ficar úmidos, podendo provocar problemas na pele.

Como outros cães pastores, eles são muito inteligentes e ativos, perfeitos para longas caminhadas, nadar ou qualquer outra atividade física.

#5 Cachorro esfregão: Havanês

O Havanês é uma raça de cachorro nativa de Cuba. Sua pelagem longa e sedosa costuma emaranhar facilmente, isso significa que eles podem muito bem se enquadrar na categoria de cachorro esfregão de tempos em tempos.

Com seus olhos fofos que mais parecem pequenos botões negors e seus focinhos redondos, os Havaneses são altamente charmosos e carismáticos.

O Havanês é uma raça de cachorro pequeno, super adaptável, inteligente e social, o que o torna ideal para apartamentos.

No entanto, eles adoram desempenhar truques e se exercitar brincando com seus donos e durante caminhadas. Mas ele precisa de uma rotina de manutenção e cuidados, incluindo a limpeza de suas orelhas.

Além disso, manter a aparência de cachorro esfregão como as outras raças, vai dar trabalho: você terá que separar os tufos emaranhados regularmente, e leva mais tempo lavar e secar uma pelagem emaranhada. Porém, o resultado é lindo e vale o esforço!

#6 Cachorro esfregão: Poodle

O Poodle é pomposo, mas também pode ser um cachorro esfregão.

Disponível em três tamanhos diferentes (Toy, Miniatura e Padrão), o Poodle é um dos cães mais instantaneamente reconhecíveis e famosos no mundo todo.

Muitas vezes mantidos com uma pelagem lanosa de ovelha ou bolas de pelos (pompons), esses cães aristocratas de pelagem preta, branca ou apricot são altamente conhecidos por serem cães hipoalergênicos e elegantes.

Mas aposto que você não sabia que eles podem adquirir a aparência de um cachorro esfregão! Sim, como o Havanês, os pêlos encaracolados do Poodle também embaraçam facilmente e podem formar pequenas cordinhas como um mop.

Poodles são super inteligentes e muito fáceis de treinar, sendo que o tamanho Padrão pode lidar com qualquer tipo de atividade física na companhia de seu dono. Eles são espertos, atléticos e muitos até raças campeãs em conformidade.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta