Para quem gosta de cachorro, qualquer raça é adorável e tem o seu charme. No entanto, estaríamos mentindo ao dizer que todos se comportam bem ou que não existe um cachorro desobediente sequer.

Na verdade, algumas raças de cachorro possuem mentes próprias, sendo que alguns são mais teimosos e independentes que outros, nem tão ávidos em agradar. É bom que eles sejam independentes, curiosos e tenham um espírito livre e aventureiro.

O problema é que algumas dessas características os tornam um tanto mais difíceis de lidar, principalmente se você for um tutor inexperiente.

Um estudo conduzido há poucos anos atrás (2018), nos Estados Unidos (“Prevailing Clusters of Canine Behavioural Traits in Historical US Demand for Dog Breeds”), avaliou quais as raças mais difíceis de treinar, baseando-se em uma variedade de fatores.

Este é apenas um dos vários estudos que avaliaram a boa vontade de cada raça de cachorro em aprender e obedecer.

Independente dos estudos, todos concordam que adotar um filhote ou cachorro adulto dá trabalho, e algumas raças são mais fáceis de seguir instruções que outras.

Selecionamos abaixo, 10 raças de cachorro desobedientes, que embora sejam companhias leais, muito provavelmente irão questionar suas ordens ou escolher ignorá-las, só para preservar sua independência.

Obviamente, isso não significa que são ruins, pois é sua responsabilidade como tutor treinar o seu cãozinho de acordo com os seus padrões. Pode ser mais difícil no caso de uma dessas raças, mas é possível!

Confira!

Cachorro desobediente #1: São Bernardo

Aparentemente, uma das raças mais amadas por muitas famílias é também uma das mais espontâneas com relação ao treinamento.

Você pode contar com os olhos atentos e amáveis do São Bernardo para tomar conta dos seus filhos, mas ensiná-lo truques avançados pode não ser tão simples assim.

Mas isso não significa que não seja possível, já que a raça é famosa por trabalhar em buscas e salvamentos.

Cachorro desobediente #2: Basset Hound

Esses cachorros barulhentos também são conhecidos pela sua “teimosia”, segundo a AKC. Não é surpresa alguma que esse filhote de cachorro desobediente tenha coisas melhores a fazer que atender aos seus comandos.

Apesar da sua independência ou vontade deliberada de ignorar os seus desejos, o Basset Hound é famoso pela sua paciência e bondade.

Cachorro desobediente #3: Greyhound

Um dos cachorros mais atléticos que existe é também uma das raças de cachorro desobediente e indisciplinadas em se tratando de independência.

Você pode notar que o seu Greyhound não segue direito aos seus comandos, simplesmente porque foram criados para se sobressair em situações de alta energia.

Cachorro desobediente #4: Borzoi

Essa raça de aparência estranhamente distinta, de focinho incrivelmente longo, é super amável e fará o possível para cumprir com as suas expectativas.

Isso não significa que o treinamento será fácil. Segundo a AKC, na sua forma felina de ser, eles podem ser teimosos e considerados um cachorro desobediente. Portanto, o treinamento deverá ser feito com paciência, consistência e bom humor.

Cachorro desobediente #5: Bulmastife

Esses gigantes fazem com que o treinamento na fase adulta seja praticamente impossível, simplesmente porque podem ser tão grandes como um ser humano.

O ideal é treinar o seu Bulmastife de forma impecável quando ele ainda é filhote, ou seja, quando ele é pequeno o suficiente para ser controlado e não se tornar um cachorro desobediente quando adulto.

Cachorro desobediente #6: Chesapeake Bay Retriever

Também chamados de “Chessies”, essa raça é notavelmente independente, a ponto de ignorarem os seus comandos por completo..

O Chessie é considerado um cachorro desobediente, pois possui um senso forte sobre o que querem e precisam, e normalmente, ele costuma ir além dos desejos de seus donos para alcançar suas metas.

Cachorro desobediente #7: Kuvasz

Esses cães são excelentes para muitas coisas. Eles são bonzinhos com crianças, bem-humorados no dia a dia, e muito alegres.

Mas o Kuvasz também é descrito como um cachorro desobediente, por ser independente. Isso significa que contentar o seu dono pode não ser sua prioridade.

Cachorro desobediente #8: Bloodhound

A maioria das pessoas possuem uma imagem na cabeça de um Bloodhound farejando algo curiosamente por aí.

Esses animais possuem uma inteligência inacreditável e um faro capaz de qualquer coisa.

No entanto, às vezes o seu focinho acaba arrumando confusão. Os cheiros podem ser atraentes demais e uma distração à mais, enquanto você tenta ensiná-lo algo.

Cachorro desobediente #9: Chow Chow

Diferentemente de algumas raças de cachorro desobedientes listadas acima, os Chow Chows são cachorros temperamentais.
Eles costumam ouvir o quanto for possível, e são conhecidos por ser uma das esoclhas de raça mais higiênicas.

Por outro lado, também são descritos como “indiferentes” pela AKC, o que significa que podem não ser os mais inteligentes em termos de grandes conquistas durante os treinamentos.

Cachorro desobediente #10: Cão-de-Canaã (Canaan Dog)

Embora não existam muitas imagens disponíveis dessa raça, por isso não é tão conhecida por todos, o Cão-de-Canaã é uma das raças registradas mais antigas na lista da AKC.

Para conseguir controlar o seu Canaã, você terá que abordar um treinamento mais agressivo desde cedo.

Eles irão se declarar líderes do bando logo, caso você não dê o primeiro passo e tome providências rapidamente. Isso porque eles acabam “liderando” donos passivos que não conseguem se estabelecer como líderes.

Por fim, a escolha de como você irá treinar o seu cachorro é inteiramente sua. Você pode até ter uma raça difícil de educar e treinar com comportamentos perfeitos se você considerar todas as dificuldades da raça e suas habilidades. Boa sorte!

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta