Se você tem um cachorro de raça do tipo caçador, já deve ter notado que eles possuem uma enorme necessidade de cavar. É um instinto natural de cachorro de caça, que vem desde os primórdios da sua criação, mesmo que eles não costumem desempenhar a tarefa.

Fazer o cachorro parar de cavar é possível modificando o comportamento do animal. Isso porque a maioria costuma cavar quando estão entediados.

O seu cachorro tem cavado constantemente? Saiba que você não é o único a ter dificuldades com esse comportamento.

Os cachorros são mesmo criaturas fascinantes, mas que também podem ser difíceis de entender. Uma hora estão deitados, calmos, aos seus pés; quando de repente, em questão de segundos, estão causando a maior bagunça.

Já que você não pode espancá-lo ou puni-lo severamente por certos comportamentos, como cavar o seu jardim, as ideias em fazê-lo parar de se comportar mal são escassas.

Mas para tudo há de se encontrar uma solução! Veja abaixo como evitar que o seu cachorro saia cavando tudo por aí, especialmente se ele for um cachorro de caça.

Confira!

Por que cachorro de caça costuma cavar?

Cachorro de caça cava por instinto.

Os cachorros são criaturas adoráveis, que em alguns momentos, são difíceis de entender. Por isso, eles podem de repente, começar a cavar o seu jardim por várias razões diferentes.

No entanto, uma das razões mais óbvias é o tédio, independente dele ser um cachorro de caça ou não. Por isso, cavar pode ser uma forma de entretenimento ou de chamar a sua atenção.

De qualquer forma, todas as razões plausíveis para o determinado comportamento podem ser:

  • Se você o deixa sozinho por longos períodos, sendo ele do tipo que sem a sua companhia fica extremamente entediado;
  • Ele vive em um ambiente tedioso, sem estímulos, como não ter brinquedos interativos ou outras oportunidades de atividade para passar o tempo;
  • Ele é ainda muito jovem para entender ou distinguir um comportamento ruim de um bom, então procura por atividades para gastar energia e se divertir;
  • O comportamento é inerente à raça, como acontece com os cachorros de caça terriers, que adoram essa atividade em particular;
  • Eles costumam te ver no jardim constantemente plantando e costuma investigar a área ou imitar o seu comportamento.

Poder um comportamento imitável

Todas estas variantes acima são possíveis. Mas a mais interessante é a última, que sugere uma imitação de comportamento.

Talvez você desempenhe atividades no jardim regularmente, e o cachorro pode achar que você está escondendo algo dele.

Tente investigar a fundo que horas e quais lugares o seu cachorro costuma cavar mais. Pode ser que o comportamento dele esteja diretamente ligado e impulsionado pelas suas próprias atividades.

Ou ele está mesmo acostumado a cavar durante a vida toda e não consegue mais parar.

Em todo caso, você não deve ser muito dura com ele, mas entender as suas necessidades. É o mesmo com pessoas que não conseguem parar de roer as unhas, um hábito ruim, mas também difícil de se livrar.

Sendo assim, tanto os humanos quanto os animais, cachorro de caça ou não, possuem seus prazeres culposos.

Agora, veja abaixo algumas formas de fazer o seu cachorro parar de cavar buracos no jardim ou em outros locais.

Como fazer cachorro de caça parar de cavar?

É possível fazer o cachorro de caça para de cavar.

Encontrar buracos pelo jardim não é agradável, mas é sempre melhor quando o cachorro costuma cavar sempre na mesma área, ao invés de em todo canto externo da casa.

Isso acaba evitando algumas surpresas.

Se você notar que os buracos são feitos sempre no mesmo local, a maneira mais fácil de impedir que aconteça é limitar o local. Mas é possível que o cachorro tente encontrar um outro local na casa para se entreter.

Outro método para evitar que o cachorro cave por baixo de cercas, por exemplo, é colocando pedras no local.

No entanto, elas devem ser lisas e difíceis de mover. Ou você pode plantar arbustos com espinhos, para que ele entenda que ali não é um bom local para cavar.

Alguns tutores também já tiveram a ideia de borrifar alguma substância feita com vinagre e outros ingredientes cítricos, de odor intolerável nos locais dos buracos para que os cachorros não voltem a cavar ali.

Porém, se o cachorro for alérgico, pode não fazer bem ou causar danos piores, como intoxicação e envenenamento.

Mas então o que fazer para fazê-los parar de cavar e dar prejuízos? Se nada acima foi capaz de solucionar o problema, é hora de tentar as dicas abaixo:

Dicas para modificar o comportamento

Algumas dicas podem ajudar a fazer o cachorro parar de cavar.

  • Crie um plano de atenção e exercícios para o seu cachorro. Todas as medidas de proteção serão inúteis se você não passar tempo suficiente com o animal. Tente se exercitar ou sair para caminhar com o cachorro para deixá-lo levemente exausto, assim ele não terá muita energia extra para cavar;
  • Compre brinquedos ou organize uma área de brincar para ele. Sempre que ele quiser ir para a sua área favorita de cavar, bloqueie com algo mais interessante e outras atividades com brinquedos, bolas cordas para distraí-lo;
  • Ofereça um tanque de areia para ele, caso não consiga fazê-lo parar de cavar. mesmo assim, você terá que adaptá-lo a cavar somente nessa área;
  • Dê uma olhada no local que ele costuma cavar e procure por outros animais, que possam parecer presas, especialmente se for um cachorro de caça. Cachorros estão sempre procurando se comunicar e pode haver outros animais que ele queira caçar/. neste caso um exterminador de pragas pode ajudar;
  • Tenha certeza de que a cavação não está relacionada ao clima quente, porque alguns cachorros escavam para fugir do calor, deitando em solo mais frio. Ofereça sempre áreas cobertas e muita água ao animal;
  • Crianças também costumam estar relacionadas ao comportamento de cavar, caso eles tenham o costume de ficar brincando com o cachorro atrás da cerca, oferecendo petiscos. O cachorro pode cavar para escapar e engajar em atividade com elas.

Busque ajuda para modificar o comportamento

Um bom treinador especialista em comportamento animal pode ser eficiente.

Se mesmo assim, tentando tudo que foi possível, o seu cachorro não consegue parar de cavar, o único jeito é recorrer a um criador ou treinador especialista.

Eles são as únicas pessoas que irão saber a razão do comportamento e como treiná-lo e educá-lo não mais continuar com a atividade.

Obviamente, tais serviços não são baratos; mas os resultados costumam sempre compensar.

O seu cachorro pode aprender a parar de cavar junto com danificar os móveis. pode aprender a reagir melhor com outros animais.

Portanto, a sua participação no treinamento é altamente necessária, já que você pode também aprender a treiná-lo a longo prazo.

Pronto. Se nada disso adiantar, é mesmo o caso de chamar um especialista em comportamentos animais.

Se você tenha ignorado as dificuldades em potencial com o seu cachorro, este conselho é bem básico.

Ao escolher um cachorro para criar, especifique sempre para o criador a raça que deseja e pergunte sobre o seu temperamento para evitar comportamentos inesperados no futuro.

Algumas raças podem ser calmas quando jovens e não cavam no jardim, outras possuem tendências a cavar, como as raças de cachorro de caça, enquanto outras são super ativas e podem começar a desenvolver certos comportamentos inconvenientes ao longo da vida.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta