Cachorro com olho azul é uma raridade, por isso essa característica física faz com que o animal seja considerado de aparência única e arrebatadora.

Pense, quando foi a última vez que vocês viram um cachorro de olhos azuis? Considerando o fato de que apenas 5% dos cachorros nascem com olhos azuis, aposto que já faz algum tempo.

De acordo com veterinário, os olhos azuis nos cachorros significam uma série de coisas, como uma variante genética nos Huskies, enquanto em outros animais é outro gene causador no caso de cachorros “malhados” ou albinos.

Além disso, existe um outro gene que resulta em cachorro com olho azul, normalmente associado aos merles (padrão genético de coloração em que o cachorro tem a pele manchada de pigmentos diferentes), como os Pastores Australianos.

Porém, quando o cachorro adquire duas cópias do gene merle, pode ocorrer alguns problemas. Por exemplo, os filhotes com gene duplo nascem completamente brancos, cegos e surdos, podendo ter olhos anormalmente pequenos ou íris anormais.

Por esta razão, muitos criadores consideram a prática de cruzamentos para procriação entre cachorros merles.

O albinismo é outro fator causador dos olhos azuis em cachorros. Embora o cachorro com olho azul possa ser mais sensível à luz que outros cachorro de olhos verdes ou castanhos, a não ser que tenham o gene-merle duplo, eles podem enxergar perfeitamente.

No entanto, fique atento se o seu animal demonstra alguma dificuldade de visão, olhos escuros que se tornaram opacos, nebulosos ou azulados.

Muitas vezes, conforme envelhecem, os olhos começam a turvar, indicando problemas de visão como cataratas e glaucoma, que afetam a qualidade da visão.

Agora dá uma olhada nas 12 raças de cachorro de olhos azuis que separamos para você abaixo!

1. Husky Siberiano

Conhecido pela pelagem volumosa, altas doses de energia e resistência, o Husky Siberiano é uma das raças de cachorro com olho azul mais populares.

Eles são cachorros de bando, o que significa que adoram ter a companhia de outros cachorros a sua volta, mesmo não sendo da mesma raça.

Eles também precisam de muito espaço para poder gastar energia, seja correndo ou fazendo alguma tarefa ou atividade. Portanto, ter um jardim ou tempo para levá-los a locais abertos é fundamental.

A aparência do Husky é mesmo arrebatadora, não só pelos olhos azuis acinzentados, mas pela pelagem branca exuberante que contrasta com os pelos pretos e cinzas.

2. Setter Inglês

Embora a maioria dos Setters ingleses tenha olhos castanhos, pode acontecer de nascer um ou outro filhote de olhos azuis em uma mesma ninhada, além da pelagem de padrão salpicado de outras cores.

No entanto, como acontece com os Dálmatas, Cocker Spaniels ingleses e Bull Terriers, a raça é mais provável a nascer surda, se vier também com os olhos azuis.

3. Weimaraner

O Weimaraner é um cachorro esbelto, de pelagem cinza prateada, muitas vezes com uma pequena mancha no peito.

Os olhos são claros — normalmente âmbar ou azul acinzentado. A AKC costuma recomendar que esta raça de cachorro com olho azul faça exames de vista regulares, assim como o quadril e a tireóide.

4. Dálmata

Famosos pelas manchas pretas espalhadas pelo corpo coberto de pelos brancos, o Dálmata é um cachorro de construção muscular forte e disposição atlética.

Por conta da sua energia, esses cachorros graciosos são companhias perfeita para quem adora conviver com a natureza. Além disso, sua lealdade faz com que sejam vigias incríveis.

Eles podem ter olhos castanhos ou azuis, embora seja mais raro e mais suscetível à cegueira.

5. Border Collie

Esse cachorro tão amável e inteligente possui uma pelagem dupla, longa e resistente à água. Enquanto a incidência de olhos castanhos é mais comum na raça, existem alguns Border Collies de olhos azuis.

Além disso, é ainda muito comum eles nascerem com heterocromia, termo designado para cachorros que nascem com um olho de cor diferente do outro.

Neste caso, a heterocromia congênita resulta em um único olho azul sólido, sendo uma variação de cor considerada normal, bem como a visão.

Porém, existe uma outra variação de cor na mesma íris, com diferentes áreas de pigmentação, como ter marrom e azul no mesmo olho.

6. Dachshund

O nome da raça significa “cão caçador de texugo” em alemão. O Dachshund é um cachorro pequeno e corajoso que possui sérias habilidades de caça, por isso herdou tal nome.

Hoje em dia eles são carinhosamente chamados de “cachorro salsinha”, por conta do corpo semelhante a um cachorro-quente: o torso longo com 4 patas bem curtas.

Dachshunds podem ter pelo curto ou longo, e tipicamente olhos castanhos chocolate.
Mas em alguns casos mais raros, acabam nascendo um ou outro cachorro com olho azul caso tenham o gene merle.

7. Cardigan Welsh Corgi

O Cardigan Welsh Corgi possui uma construção corporal semelhante a do Dachshund, com um longo torso e patas curtas, mas ele costuma ser maior.

Ele também é uma raça que pode apresentar várias cores diferentes, incluindo o castanho avermelhado e o azul merle (cinza azulado), com uma cauda longa e emplumada.

De acordo com o padrão oficial da raça pela AKC, o cachorro com olho azul, incluindo parcialmente azuis, ou um escuro e outro azul, são permitidos entre os merles, mas em qualquer outra cor são considerados desqualificantes.

8. Pastor Australiano

Um membro adorável do grupo dos pastores, esse cachorro com olho azul, é um típico merle, que inclusive pode ter olhos verdes, castanhos ou heterocromia.

O Pastor Australiano possui uma pelagem tem comprimento médio, de textura um tanto grossa, cauda comprida e construção muscular ágil.

Tudo isso faz com que ele tenha uma aparência marcante que os tornam naturalmente excelentes cães pastores em praticamente todos os climas.

9. Great Dane

O majestoso Great Dane possui uma construção magra, esbelta e esguia, com orelhas enormes pontudas icônicas.

Em geral, a sua cor é caramelo, exceto na face, misturado ao preto. Mas a cor dos olhos é um fator interessante na raça.

Existem muitos Great Dane de olhos azuis, mas a cor pode mudar para âmbar ou castanho à medida que vão crescendo, apenas em casos raros a cor permanece azul.

10. Labrador retriever

Labrador retrievers consistentemente ficam no topo da lista de raças de cachorro mais populares — e por uma boa razão.

Eles possuem uma disposição inerente doce e leal, são fáceis de treinar e conhecidos por serem uma das raças mais inteligentes.

A raça vem em três cores principais: dourada, chocolate e preto, tipicamente com olhos castanhos ou âmbar.

Às vezes — quando misturados a outras raças — alguns filhotes chocolate ou pretos podem apresentar os olhos azuis.

11. Bull terrier

Você vai saber que é um Bull Terrier quando ver um! Eles possuem uma aparência distinta e incomum, com um focinho largo, comprido e arredondado, orelhas pontudas e corpo musculoso de pelagem branca.

Seus olhos triangulares geralmente são castanhos escuros, mas em casos raros você pode ver um desse cachorro com olho azul. Neste caso, é mais comum acontecer entre cruzamentos com cães merle.

12. Pastor Alemão

Essa raça de cachorro de porte grande possui um ar de realeza sofisticado, além de ser extraordinariamente sofisticado.

Por isso, os Pastores alemães são muito utilizados na polícia e em diversas tarefas, pois além de tudo são leais e excelentes cães de guarda.

Sua atitude corajosa também ajuda bastante. Mas embora seja raro encontrar um exemplar de cachorro com olhos azul dessa raça, pode ocorrer de vez em quando por variação genética.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta