Por acaso, você já notou algum comportamento suspeito de cachorro com ciúmes ou saberia identificar alguns sinais de que o seu animal estaria sentindo isso em relação à você?

Pois saiba que é muito comum o animal ficar enciumado, seja em relação aos seus amigos, alguma visita ou até mesmo de seu companheiro.

Os comportamentos podem variar desde hábitos de procura por atenção a comportamentos mais destrutivos.

Isso é muito comum acontecer, sendo que muitas raças podem começar a apresentar esses sinais de ciúmes canino sempre que o tutor passa a dar mais atenção a uma nova pessoa em sua vida.

Listamos abaixo 8 sinais indicadores de que o seu cachorro pode estar sentindo ciúmes de você, para ajudá-lo a identificá-los e saber como lidar com cada um deles.

Vem com a gente!

1. Cachorro com ciúmes pode destruir objetos

Às vezes, o cachorro com ciúmes começa a destruir os objetos pela casa.

Desde mastigar os seus pertences a destruir os móveis da casa, os cachorros costumam se comportar de forma destrutiva para aliviar a ansiedade ou como válvula de escape para o excesso de energia.

Mas em alguns casos, o cachorro com ciúmes pode fazer o mesmo por sentir-se negligenciado.

Se você notar que o seu animal passou a agir como cachorro destruidor, você deve oferecê-lo brinquedos criados para morder, a fim de desviar a atenção dele.

Supervisione o cachorro nos momentos em que ele foca em destruir algum item em casa e compare com suas ações.

Ele passou a fazer isso depois que você recebeu alguma visita, saiu de casa ou deu atenção a uma outra pessoa, que não ele?

Ele pode estar apenas demonstrando o seu descontentamento em relação a você. Desvie a sua atenção para outros objetos mais apropriados e interaja com ele para que ele os associe a bons sentimentos envolvendo vocês dois juntos.

2. Cachorro com ciúmes faz gracinhas para atrair atenção

O cachorro com ciúmes gosta de chamar atenção do dono.

De acordo com os especialistas, se exibindo e expondo regularmente todas as suas habilidade, especialmente quando você está ocupada com alguma outra tarefa ou pessoa, esse é outro sinal de cachorro com ciúmes.

Recompensar o animal pelo seu desempenho é uma excelente forma de reforçar o comportamento positivo dele em resposta aos seus comandos.

No entanto, para evitar que ele exagere e comece a ficar exibido demais só para chamar atenção, recompense-o apenas pela primeira gracinha que fizer, e ignore as outras para que ele entenda os limites.

3. Cachorro com ciúmes choraminga por atenção

O cachorro com ciúmes pode ficar choramingando à toa.

O seu cachorro está implorando pela sua atenção com choramingos e outras vocalizações? Enquanto isso é comum entre os filhotes, e uma forma de demonstrar seus sentimentos, não é bacana encorajar esse comportamento.

Se você não sabe como lidar com isso, especialistas aconselham a dar suporte para que eles aprendam que permanecer em silêncio é a melhor estratégia.

Para isso, demonstre uma linguagem corporal clara, virando de costas ou cruzando os braços sem silêncio. Isso vai fazer com que ele entenda que, embora seja um cachorro ciumento, choramingar não é a melhor forma de conseguir a sua atenção.

4. Cachorro com ciúmes lambe em excesso

Cachorro com ciúmes pode ficar se lambendo demais.

Se você notar que o seu cachorro está passando muito tempo se lambendo, isso é sinal de que algo está errado ou que ele pode estar com ciúmes e entediado.

Os cachorros lidam com insegurança através desse comportamento de fisicamente prestar atenção neles mesmos para preencher o vazio deixado por tutores negligentes.

Segundo especialistas, esse comportamento está relacionado a lambeduras por tédio ou frustração.

Para ajudá-lo a parar com isso, tente distraí-lo com um brinquedo ou direcionar a atenção dele para algo positivo, como os seus carinhos.

5. Cachorro com ciúmes costuma se esconder

O cachorro com ciúmes pode querer fugir para se esconder.

Outro sinal que um cachorro ciumento pode apresentar é se esconder em locais espalhados pela casa.

Se normalmente o seu cachorro costuma ser confiante e alegre, fique atento a qualquer mudança de comportamento que possa implementar uma variação em como eles se sentem.

Você pode trazê-lo de volta à convivência recompensando o comportamento positivo e gentilmente encorajando-o a se envolver em atividades que você sabe que ele gosta.

6. Cachorro com ciúmes fica dependente e carente

Cachorro com ciémes costuma ficar mais dependente e carente de atenção.

Se o seu cachorro está constantemente pulando no seu colo ou te seguindo ao redor da casa, isso é outro sinal de cachorro com ciúmes que não está recebendo a devida atenção (pelo menos aos olhos dele).

Para ajudá-lo a superar esse sentimento, é importante saber colocar limites. Forneça itens que são apenas deles, como uma cama própria, brinquedos e outros objetos pessoais, bem como áreas claras que não sejam de acesso para ele.

7. Cachorro com ciúmes tem comportamento agressivo

Cachorro com ciúmes pode ficar mais agressivo e latir mais que o normal, sem motivos.

Seja latir em excesso, rosnar ou morder, os cachorros podem ficar agressivos se começarem a se sentir largados, deixados de lado.

Seja firme e consistente nas suas atitudes e recompense os comportamentos positivos para reforçá-los.

Se o comportamento agressivo do seu cachorro de tornar difícil de lidar ou perigoso para eles mesmo ou para quem vive com ele, procure um profissional qualificado para corrigi-lo antes que seja tarde.

8. Cachorro com ciúmes faz necessidades em locais inadequados

O cachorro com ciúmes pode começar a fazer suas necessidades em locais inadequados para chamar a sua atenção.

Se o seu cachorro começar a fazer as necessidades dele dentro de casa ou em qualquer outro local inapropriado, isso também é um sinal de cachorro com ciúmes querendo aparecer e chamar atenção.

Embora seja frustrante, a supervisão constante e paciência são o segredo para restabelecer os bons hábitos de antes.

Se você abordar a questão de uma forma firme e compreensiva, comunicando em um tom de seriedade sem gritar furiosamente, você vai conseguir evitar que aconteça novamente.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta