Os cachorros têm os mais diversos comportamentos, alguns até bem estranhos, mas muito comuns entre eles. Cachorro abaixado, por exemplo, que inclina a parte traseira para cima enquanto rebaixa a parte da frente do corpo, quase deitando aos nossos pés, pode significar várias coisas.

Você já notou que ele faz isso? Nunca ficou curioso para saber o que ele quer com essa atitude e o que significa?

Pois muito bem, vamos explicar abaixo algumas razões para esse comportamento tão típico dos cães.

Confira!

Cachorro abaixado pode estar pedindo afeto

Um cachorro abaixado diante de seus pés é um pedido de atenção.

Especialistas em comportamento canino dizem que cachorro, em posição inclinada sobre a pessoa em pé, significa que eles querem algo: a sua atenção, afeto, conforto.

Como esperado, especialistas afirmam que os cachorros rebaixam o corpo dessa forma porque amam seus tutores e pedem pelo seu toque, da mesma forma que humanos se sentem uns pelos outros.

Quando recompensamos esse comportamento com carícias no corpinho peludo, atrás da orelha e barriga, o cachorro automaticamente fica condicionado a se abaixar sempre para receber demonstrações de afeição.

Os cachorros são animais de bando, descendem dos lobos, e embora tenham se passado séculos de domesticação, essa natureza de procurar por proximidade não se dissolveu.

É comum ver o cachorro se abaixar aos seus pés ou tocá-lo com as patas pedindo carinho e atenção. De certa forma, o cachorro abaixado aos seus pés é semelhante a um abraço canino.

Se você não estivesse em pé, talvez ele tentaria subir no teu colo ou se aninhar próximo ao seu corpo.

Pode ser um sinal de submissão

Há quem diga que quando o cachorro se abaixa aos nossos pés inclinando a parte traseira para cima e a parte da frente do corpo para baixo, colado ao chão, é sinal de submissão.

Como quando ele se deita de barriga pra cima. Os cachorros sabem quando fazem algo que o tutor desaprova e que vão ser punidos de alguma forma. Para tentar evitar a punição, eles se colocam em posição inferior para distrair o tutor da ação.

Eles podem estar com medo

Um cachorro abaixado pode estar com medo de você ou de algo.

Em alguns casos, o fato do cachorro se abaixar ao seus pés pode significar que ele está com medo. Isso costuma acontecer muito quando eles tentam se esconder e procurar refúgio próximo a quem eles confiam e se sentem seguros.

No entanto, há outros sinais que podem ser observados quando esse comportamento é de medo. Há muitos motivos para o cachorro ficar com medo, como trovoadas e tempestades. fogos de artifício, barulhos muito altos e estranhos, bem como outros cães.

O cachorro pode procurar pelo seu toque amável nessas situações para aliviar o estresse a ansiedade, da mesma forma que a criança procura pela mão ou colo da mãe em conforto.

Ele sabem que você pode mantê-los em segurança e fora de qualquer perigo. procure saber se esse comportamento é seguido por te acompanhar onde quer que você vá — até no banheiro.

Pode ser também um sinal de que o seu cachorro está nervoso e a procura de alento. Os cachorros são criaturas sociais e agregadoras. Eles também possuem emoções e sentimentos como nós humanos. Portanto, pode ser reconfortante receber o carinho da pessoa amada para ajudar a lidar com o medo ou qualquer insegurança.

Afinal, cachorro abaixado, inclinando o corpo é normal?

Cachorro abaixar aos seus pés é um comportamento normal.

Por natureza, os cachorros são animais sociáveis que desejam o contato físico. Por isso, os cachorros se abaixam aos pés das pessoas para ficar próximos deles.

Enquanto os cachorros pequenos podem ser carregados e levantados no colo, os cachorros de porte maior precisam fazer o que for possível para conseguir atenção já que o peso não permite carregá-los.

Por isso, uma cachorro abaixado aos seus pés é sinal de que ele quer conforto, afeição e carinho, seja por medo ou submissão.

É um comportamento canino nem um pouco perigoso ou prejudicial, mas um sinal de amor de cachorro. No entanto, alguns filhotes de cachorro podem sofrer de ansiedade por separação, seguindo o tutor ao redor da casa e entrando em pânico se deixado sozinho.

Você pode procurar informações sobre como acalmar um cão ansioso sem medicamentos, mas se isso lhe parecer comum e constante, consulte um veterinário especialista para investigar a fundo o comportamento.

Por Equipe Editorial

O Vidanimal.com.br acredita que compartilhar um bom conteúdo é a melhor maneira de fazer com que a informação chegue ao seu destino ou público alvo. Educar e conscientizar as pessoas é a nossa missão. Procuramos criar parcerias com profissionais empenhados em fazer parte dessa missão. Contamos com uma equipe de colaboradores que amam aquilo que fazem e se dedicam todos os dias para levar até você um conteúdo informativo de qualidade.

Deixe uma resposta