Cachorros são animais que podem possuir uma imensa diferença de tamanho entre uma raça e outra. Basta pensar em um pequeno Chihuahua perto de um imponente Dogue Alemão. No entanto, o que muitos não percebem é que o cachorro, grande ou pequeno, não deixa de ser um animal brincalhão. Ou seja, brinquedos não são só para filhotes ou cães de raças pequenas. Brinquedos para cachorro grande também são necessários.

Porque é importante dar um brinquedo para cachorro grande?

Os brinquedos para cachorro grande são necessários para evitar a solidão e a ansiedade.

Os brinquedos para cachorro grande são necessários para evitar a solidão e a ansiedade.

Cachorros de grande porte tem as mesmas necessidades emocionais de um cachorro de porte pequeno. Eles também sofrem por estresse e solidão. Se passar muito tempo sozinho, preso ou em local restrito então, pior ainda.

A junção destes fatores pode, de fato, provocar comportamentos indesejáveis como compulsão, ansiedade de separação e/ou comportamento destrutivo. Alguns cães podem ainda se automutilar por tédio.

É por isso, ou seja, para evitar o tédio e suas consequências, que veterinários e biólogos estudam há anos formas de enriquecimento ambiental. Ou seja, a criação de um ambiente mais interativo, promovendo desafios e novidades que simulam situações que ocorreriam na natureza.

De forma simples, enriquecer o ambiente é inserir no local onde seu cão vive elementos simples, criativos e de fácil interação, fornecendo opções de escolha e possibilidades para expressarem comportamentos e habilidades adequadas à espécie.

Criar alguns obstáculos pela casa, esconder a comida para que o cão a procure, pendurar algumas cordas para que estimule saltos e gastos de energia, utilizar brinquedos que promovam o desenvolvimento motor e cognitivo são algumas possibilidades de enriquecimento ambiental.

Uma das formas de promover o enriquecimento ambiental para cachorros de portes maiores é, de fato, através de brinquedos para cachorro grande. De preferência aqueles que estimulem a capacidade mental do cão. De fato, desviar a energia do seu cão para brincar com brinquedos apropriados, pode prevenir ou ajudar a resolver problemas como cavar e mastigar móveis, sapatos ou arbustos.

Pesquisa do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Bristol

O Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Bristol, publicou uma pesquisa no jornal de comportamento animal ‘Animal Cognition’ no qual houve a intenção de descobrir qual é o brinquedo favorito dos cachorros.

Segundo John Bradshaw, um dos pesquisadores responsáveis pelo trabalho, os cães tem um comportamento em relação aos brinquedos como o dos lobos em relação a suas presas. De fato, muitos cães, principalmente os de porte maior, amam rasgar e despedaçar seus brinquedos. No entanto, esse mesmo hábito pode se tornar perigoso, já que o animal pode engolir algumas peças indesejáveis.

Para a pesquisa, foram utilizados cães da raça Labrador, por ser uma raça muito brincalhona.

Segundo a co-autora da pesquisa, Anne Pullen, os brinquedos perfeitos devem ser macios, facilmente manipuláveis, que podem ser mastigados com facilidade e / ou fazer barulho. De fato, segundo a mesma, os cães perdem rapidamente o interesse em brinquedos com superfícies duras e inflexíveis e aqueles que não fazem barulho quando manipulados.

Além disso, a pesquisa revela que os brinquedos só ficam realmente interessantes quando fazem parte de uma brincadeira com uma pessoa, ou seja, poucos brinquedos sustentarão o interesse de um cão por muito tempo se o proprietário não estiver por perto para incentivá-lo.

Quais são os melhores brinquedos para cachorro grande?

Os melhores brinquedos para cachorro grande são so interativos e resistentes.

Os melhores brinquedos para cachorro grande são so interativos e resistentes.

Como vimos anteriormente, os tipos de brinquedos perfeitos devem ser macios, facilmente manipuláveis, que podem ser mastigados com facilidade e / ou fazer barulho. No entanto, essas características podem não ser interessantes em brinquedos para cachorro grande. De fato, cães de portes maiores são mais fortes, mais destruidores e engolem peças mais facilmente.

No entanto, hoje em dia existe uma grande variedade de brinquedos para cachorro grande em pet shops que ajudam muito no controle da ansiedade. Mesmo assim, achar brinquedos para cachorro grande não é tarefa tão simples, já que precisam ter determinadas características, como: Resistência, segurança e atoxicidade.

Tipos de brinquedos para cachorro grande

Encontrar brinquedos sólidos e seguros para cães grandes não é fácil. Mas além de terem essas características, precisam distrair o animal para amenizar o stress, ocupando seu tempo. Os brinquedos podem ser interativos, de distração, e ter função também de conforto.

Brinquedos Interativos:

São brinquedos que exigem sua participação do dono como frisbees, brinquedos de borracha que saltam, brinquedos de corda para brincar de cabo-de-guerra.

Entre os brinquedos interativos estão os seguintes:

Bastão para lançar bolinhas – A empresa Ferplast produz esse brinquedo no Brasil. Trata-se de um bastão que ajuda a lançar bolinhas fazendo com que elas cheguem mais longe com muito menos esforço. Deve ser usado, portanto, em espaços amplos para permitir que o cachorro corra atrás da bolinha. O brinquedo contém o bastão e duas bolinhas, uma de tênis e uma que pisca. Além disso, para pega-las no chão, é possível pega-las com o próprio bastão, não sendo necessário pegar a bolinha suja com as mãos.

Kong – É o típico brinquedo multi uso, como veremos nesse artigo. Os brinquedos da marca Kong são, sem dúvida, os melhores brinquedos para cachorro grande. De fato, os brinquedos produzidos por essa empresa são extremamente fortes e duráveis. São feitos de borracha muito resistente, e pulam muito. Ideal para brincar de bolinha com o cachorro grande.

Chuckit – Esse brinquedo foi elaborado em borracha durável, super resistente e fácil de lavar. Possui superfície texturizada que ajuda o seu cão a ter uma aderência segura. Além disso, flutua na água e é, portanto, perfeita para brincadeiras na piscina ou lago. Possui um apito que chama a atenção do pet e avisa que é hora de iniciar a brincadeira.

Corda para cabo-de-guerra – Como estamos falando de brincadeiras com cães de grande porte, tenha certeza que pode ganhar de seu cachorro para manter sua posição de líder da matilha.

Brinquedos de Distração:

São aqueles que tem como objetivo manter o seu cão ocupado quando você não tem tempo para brincar. Entre eles estão:

Brinquedos dispersores de alimento: São brinquedos comedouros nos quais pode-se colocar algum tipo de guloseima ou até mesmo ração. Quando manipulados, soltam o alimento fazendo com que o cachorro se distraia por bastante tempo. Novamente, o Kong tem essa finalidade também. Basta colocar o alimento em seu interior e deixar que o cão se divirta. Muitas empresas brasileiras produzem, hoje em dia, brinquedos com o mesmo conceito. Entretanto, nem todos são brinquedos para cachorro grande. Verifique a qualidade do material antes de comprar.

Brinquedos para cachorro grande mastigáveis: São brinquedos de borracha resistente feitos para aguentar a mastigação. No brasil são facilmente encontrados os mordedores de borracha resistente em formato de pneu, ossinhos de Nylon e o Kong. Existem também, entre os mastigáveis, os brinquedos comestíveis, que distraem os animais por um bom tempo, como ossos de courinho ou petiscos para limpeza de dentes, que além de distrairem o pet, auxiliam a manter a higiene bucal.

Brinquedos para cachorro grande de conforto:

Os brinquedos de conforto, como os de pelúcia, são macios e bons para vários fins, mas não são apropriados para todos os cães. De fato, os bichinhos de pelúcia são mais indicados para cães de portes menores e temperamentos tranquilos. Não são indicados para cachorros grandes pois há risco de engolirem pedaços do brinquedo podendo causar danos severos ao trato gastrointestinal, como obstruções.

Brinquedos para cachorro grande de conforto podem ser substituídos por roupas velhas, como camisetas, fronhas, toalha ou cobertor que tenha sido usado anteriormente pelo tutor, ou seja, com seu cheiro. Claramente, existe uma grande possibilidade que o cachorro destrua os itens.

Segurança dos brinquedos para cachorro grande

brinquedos para cachorro grande: segurança

A segurança vem em primeiro lugar em relação aos brinquedos para cachorro grande.

Existem muitos fatores que contribuem para a segurança ou o perigo de um brinquedo para cachorro grande. Muitos desses fatores dependem do tamanho do seu cão, nível de atividade e estilo de brincadeira. Em geral, a escolha dos brinquedos para cachorro grande deve seguir as seguintes diretrizes:

  • Devem ser apropriados para o tamanho atual do seu cão. Bolas e outros brinquedos que são muito pequenos podem ser facilmente engolidos ou ficar alojados na boca ou na garganta do seu cão.
  • Evite quaisquer brinquedos que não sejam “à prova de cães”. Remova do brinquedo, portanto, fitas, cordas e peças que possam ser mastigadas e ingeridas.
  • Monitore os brinquedos do seu cão e descarte qualquer brinquedo que comece a se partir ou tenha pedaços arrancados.
  • Pergunte ao seu veterinário sobre a segurança de itens como ossos, cascos, orelhas de porco e pele crua. Tenha em mente que esse tipo de produto pode causar obstruções do trato gastro intestinal. Além disso, lascas de ossos podem causar perfurações. Os brinquedos para cachorro grande de borracha resistente, são mais seguros e duram mais.
  • Tome cuidado com qualquer brinquedo que contenha um apito no centro. Seu cão pode achar que ele deve encontrar e destruir a fonte do chiado e pode ingeri-lo. Esses brinquedos devem ser usados com supervisão.
  • Conheça os hábitos de mastigação do seu cão antes de deixá-lo sozinho com qualquer brinquedo. Por exemplo, alguns cães carregam um brinquedo de pelúcia por anos. Outros vão gostar de “estripar” o brinquedo puxando todo o recheio para fora. Outros ainda irão mastigá-lo e ingerir as peças.

Cuidados ao comprar brinquedos para cachorro grande:

brinquedos para cachorro grande: cuidados

Deve-se tomar alguns cuidados ao escolher os brinquedos para cachorro grande.

Até agora vimos que cachorros grandes, além de carinho, água, alimento, e cuidados veterinários, precisam de brinquedos para a boa saúde emocional e mental. Vimos também quais são os brinquedos mais recomendados, e o que deve ser evitado.

Vejamos, enfim, um resumo dos cuidados que devem ser tomados ao escolher brinquedos para cachorro grande:

  • Procure brinquedos que sejam razoavelmente indestrutíveis como brinquedos de nylon duros ou brinquedos de borracha dura. Evite os brinquedos de borracha macia.
  • Fique de olho em brinquedos de corda. A corda pode soltar as fibras e se engolidas podem provocar obstruções do trato gastrointestinal.
  • Cuidado com brinquedos com apitos pois os cachorros poderão engoli-los.
  • Cuidado com brinquedos de pelúcia. O recheio pode acabar no estômago do seu cão provocando obstruções do trato gastrointestinal.
  • Ossinhos de couro. Amados pelos cães, podem mantê-los ocupados por bastante tempo. Entretanto, dar esse tipo de produto a um cão de grande porte, requer cuidados. Muitos amolecem com a intensa salivação típica de algumas raças de porte gigante e não se dissolvem. Se engolidas, podem sufocar o cachorro. O ideal é adquirir boas marcas que se despedaçam quando amolecidas.
  • Os mastigados dentais são muito populares e bastante seguros. Mais uma vez, procure boas marcas e produtos ideais para o tamanho do seu cachorro.
  • Compre apenas brinquedos para cachorro grande do tamanho correto. Algo muito pequeno pode, de fato, ser engolido inteiro e pode se alojar em algum lugar do trato intestinal.

Enfim, em caso de dúvidas, entre em contato com seu médico veterinário.

Referências Bibliográficas:

Revista Animal Cognition- Habituation and dishabituation during object play in kennel-housed dogs
Purdue Extension – Implementing Environmental Enrichment for Dogs