Menu fechado

Brinquedos para cachorro enjoam: como solucionar o problema

Golden retriever filhote brincando com brinquedos para cachorro.

Você já se perguntou porque os cães enjoam dos seus brinquedos para cachorro? Em um momento ele está correndo pela casa com o seu brinquedo favorito. De repente, você oferece um brinquedo de cachorro novo que acabou de trazer do petshop. Pronto! Aquele que antes era o seu brinquedo favorito, agora não é mais. O novo brinquedo para cachorro tomou o seu lugar!

Por que você acha que os cachorros podem ser tão inconstantes com relação aos seus brinquedos? Por que eles mudam de ideia tão rápido quando se deparam com algum brinquedo novo ou mais interessante?

Pesquisadores mergulham fundo no universo divertido do cachorro e descobrem que a maioria deles possui uma forte preferência pela novidade, um traço característico chamado neofilia.

Pesquisas de campo comprovam: os brinquedos para cachorro enjoam

Border Collie filhote brincando com uam variedade de brinquedos para cachorro.

Em 2008, pesquisadores da Universidade de Giessen na Alemanha e da Universidade de Lincoln no Reino Unido se juntaram para analisar o comportamento dos cachorros com relação aos brinquedos caninos e publicaram seus resultados no periódico Animal Cognition.

Esses pesquisadores apresentaram dois tipos de brinquedos de cachorro a 17 cães. Em seguida, os voluntários brincaram junto com os cachorros para garantir que eles se interessariam pelos brinquedos.

Logo depois, os pesquisadores mostraram à eles três outros brinquedos — dois anteriores e um novinho em folha. Desse modo, cada cachorro foi apresentado a três sequências diferentes contendo dois brinquedos para cachorro iniciais mais o novo brinquedo.

E assim, os cachorros foram deixados livres para se aproximarem dos brinquedos, farejar e pegar qualquer um deles para brincar. Com isso, os pesquisadores puderam observar que os brinquedos novos venciam todas as vezes. Ou seja, os cachorros escolheram o brinquedo novo em 38 das vezes dos 50 testes feitos.

Outras pesquisas sobre brinquedos para cachorro

O mesmo conceito foi estudado por outros pesquisadores na Universidade de Antropologia de Bristol e no Centro Waltham de Nutrição de Animais de Estimação. Os estudos também foram publicados na Animal Cognition.

Desta vez, os pesquisadores testaram 16 Labradores retrievers adultos, oferecendo a cada um diferentes brinquedos de cachorro por 30 segundos. Em seguida, os brinquedos eram levados embora após os 30 segundos e trazidos de volta um tempo depois. Posteriormente, eles repetiram a ação até que os cachorros ficassem entediados e não apresentassem mais interesse pelo brinquedo.

Logo após, os pesquisadores ofereceram novos brinquedos para cachorro que tinham uma cor ou odor diferentes e o exercício era repetido novamente. Além disso, a variedade de brinquedos de cachorro anterior foi novamente usada, mas pareceu não fazer diferença.

Em suma, o estudo concluiu que no geral, os cachorros perdiam interesse pelos brinquedos depois de 5 intervalos de 30 segundos de exposição. Ou seja, os cachorros enjoavam dos brinquedos apenas 2 minutos e meio brincando com eles.

Outras conclusões sobre brinquedos para cachorros

De acordo com o famoso professor de psicologia Stanley Coren, Ph.D. para a revista Psychology Today, uma vez que o cachorro está completamente familiarizado com a aparência, som, sensação e cheiro de um brinquedo ele se torna automaticamente desinteressante. Mas, como os pesquisadores ofereceram vários tipos de brinquedos de cachorro, os eles puderam concluir algumas características sobre as suas preferências.

John Bradshaw, um dos co-autores das pesquisas, explica que os cachorros percebem os brinquedos da mesma forma que seus ancestrais, os lobos, lidam com suas presas. Por esta razão, eles preferem brinquedos de cachorro que possuem gosto de comida ou que podem ser totalmente destruídos.

Outra co-autora na pesquisa, Anne Pullen, acrescenta que os brinquedos para cachorros devem ser macios, fáceis de manipular e serem mastigados, e fazer barulho. Pois durante o estudo, os eles perdiam o interesse rapidamente nos brinquedos para cachorro de superfície dura e nos que não faziam barulho quando manipulados (Leia mais sobre isso em “Brinquedos para cachorros são importantes para a saúde“).

Como transformar brinquedos para cachorro antigos em “novos” brinquedos de cachorro

Filhote de Terra Nova (Newfoundland) preto brincando com uma série de bolas de brinquedos para cachorro
Filhote de Terra Nova (Newfoundland) preto brincando com uma série de bolas de brinquedo para cachorro

Brinquedos de cachorro desinteressantes, de repente se tornam interessantes de novo quando os tutores passam a fazer parte dessa equação, brincando junto com com seus cães. Embora este artigo seja uma excelente notícia para os fabricantes de brinquedos de cachorro e comerciantes do mercado pet e nem tanto para o seu orçamento familiar, há outra alternativas para não afetar muito o seu bolso. Por exemplo, você pode pode transformar os brinquedos para cachorro antigos em novos, mantendo-os ainda interessantes. Leia abaixo:

      1. Alterne os brinquedos para cachorro

      “O que os olhos não vêem, o coração não sente” — deixe fora do alcance dele. Ou seja, aquilo que ele não pode ver, será esquecido. Dê à ele apenas um ou dois brinquedos para cachorro e guarde todo o resto. Depois, tire-os dele todos os dias ou por alguns dias. Tente não guardar os brinquedos em local acessível para que ele não possa vê-los e nem roubá-los. Pense no cachorro como uma criança louca para pegar o doce em na prateleira ou dentro do armário. Consequentemente, ele achará uma forma de conseguir. Seja mais esperto;

      2. Mude o cheiro dos brinquedos para cachorro

      Pegue o brinquedo dele e role-o na grama, na terra ou em folhas secas pelo jardim. Ou jogue alguns temperos por cima dele, só para dar aquela instigada. Antes, pesquise quais substâncias são seguras para o seu cachorro;

      3. Se envolva na brincadeira

      Talvez a melhor coisa para manter os brinquedos de cachorro interessantes ou evitar que eles se tornem chatos é VOCÊ fazer parte da brincadeira. Quer dizer, você pode fazer toda a diferença no valor do brinquedo para o cachorro. Brincar com ele com o brinquedo velho pode mudar tudo. Ou seja, quando você passa a fazer parte do jogo ou da brincadeira, os brinquedos para cachorro se tornam divertidos de uma maneira nunca antes vista.

TAGS (palavras relacionadas): brinquedos para cachorros, brinquedo de cachorro, como fazer brinquedos para cachorro, brinquedos de cães, brinquedo para cachorros, brinquedo de cachorro, brinquedos para cães, melhores brinquedos para cachorro, melhores brinquedos para cachorro pequeno, brinquedos de cachorro filhote.

Pergunte ou Responda

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Conteúdo em Audio:

>